segunda-feira, 10 de março de 2008

MENSAGEM 101.

134-Mensagem do Augusto Ferreira
Ex-Sarg.Mil.Melec/Inst./Av
3ª/69
Moçambique

Companheiros,como podem observar o Augusto já foi "largado".
Começou a "voar" no sábado e já está a fazer a sua primeira aterragem na "Linha da Frente",após ter "borregado" na 1ª tentativa,ei-lo agora estacionado para nos enviar estas marcantes fotos acompanhadas da respectiva mensagem:







Mensagem 101 –Açores

Foi com imenso agrado e satisfação, que vi neste nosso espaço, a foto em conjunto dos dois nossos grandes companheiros "Açoreanos", que embora se encontrem na mesma Ilha, resolveram e muito bem, presentear-nos com ela o Fernando Castelo Branco e o Rogério Nogueira.

O Castelo Branco – MMT quando nos escreve regularmente, lembra-me sempre como teria gostado de ter passado pela EMEL- Paço de Arcos em 1970. Porquê? Porque nós Melec, além das disciplinas referentes á especialidade, tinha-mos lá também nesta escola, aulas de Máquinas Térmicas e que aulas. Era um tenente do Exército que as dava e como ensinava bem.
Foi lá que aprendi, o funcionamento dos motores a dois, a quatro tempos e dos Diesel.O que era uma biela,,uma árvore de cames, como funcionavam as bombas, enfim tudo incluindo a suas partes eléctricas.
Não, não eram só conhecimentos teóricos, eram também práticos, com a presença na sala dos diversos motores, com vários cortes, para vermos como funcionavam internamente.

Depois, vínhamos praticar nos motores reais no exterior, alguns instalados em grupos geradores, que se encontravam montados em atrelados com rodas.

Agora o Rogério Nogueira, que esteve comigo em Tete e que pelos vistos, segundo conversa telefónica que estabelecemos, aqui há uns dias atrás, foi aí para os Açores, sem uma única foto desses tempos, pois teriam ficado em Gouveia sua terra Natal, aqui lhe envio mais três, para matar mais saudades . Sem a presença dele, mas com alguns companheiros, de que se irá recordar imediatamente.

Estas fotos foram recolhidas em MOATIZE em finais de 1972, vila de que ele se recordará, pois era para lá que íamos, quando o calor apertava e se aproximava dos 40º, que ficava a cerca de 10Kms da base, no sentido inverso de Tete.A razão era simples, existia lá uma piscina, por vezes bem frequentada com"pessoal" de Tete.
Uma das fotos de manhã dentro dela, com o Tiago MMA á esquerda, o Rosas OPCART e eu. .
Não me recordo do nome, do nosso companheiro MMA que está a direita.
Outras duas, já mais lá para a tarde, com concerto à porta da "mina" onde estou a tocar e outra de conjunto, com o pessoal como podem ver, bem divertido (o que fazia a cerveja)!.Eu estou no canto superior esquerdo.

Vou abandonar por hoje este espaço, para permitir a entrada do próximo Zé.
Um grande abraço para ti Vítor Barata e para toda a linha da frente.

Augusto Ferreira