quinta-feira, 1 de maio de 2008

56ºANIVERSÁRIO DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA.

195-Informação ao Blog















A Força Aérea Portuguesa comemora este ano o seu 56º aniversário, entre 21 de Junho e 2 de Julho, em várias ilhas do Arquipélago dos Açores, com desfiles aéreos, demonstrações operacionais de aeronaves e paradas militares.
As esquadrilhas "Asas de Portugal" e "Rotores de Portugal" vão efectuar demonstrações das suas coreografias acrobáticas na Base Aérea nº 4 (Lajes).
Do programa alargado de festividades centradas em Ponta Delgada constam ainda exposições temáticas, conferências, paradas militares, e desfile aéreo em Angra do Heroísmo, com exemplares da quase totalidade de meios da FAP, nomeadamente caças F-16, aviões de treino Alpha-Jets, helicópeteros EH 101 Merlin e aviões de transporte Hércules C-130.Ponta Delgada (21 de Junho), Santa Maria (22 Junho), Santa Cruz das Flores (28 de Junho), Lajes (29 de Junho) e Horta (dia 2 de Julho), serão os palcos das principais actividades destas cerimónias de aniversário da FAP.
No Continente, as Bases Aéreas de Sintra, Monte Real, Montijo e Beja abrirão as suas portas ao público no dia 29 de Junho para que as comunidades onde estão inseridas se associem às festividades.
Estarão envolvidos nestas comemorações da FAP cerca de cinco centenas de militares.As origens da FAP remontam a 1912, altura em que começaram a ser constituídas as aviações do Exército e da Armada.
Em 1 de Julho de 1952, as aviações do Exército (Aeronáutica Militar) e da Marinha (Aviação Naval) foram fundidas num ramo independente denominado Força Aérea Portuguesa.