segunda-feira, 9 de junho de 2008

32º ENCONTRO ANUAL NACIONAL CEMTFA - OTA.

246-32º Encontro Anual Nacional da Associação de Especialistas da FAP
CEMTFA - OTA

Caros Companheiros
Realizou-se no passado sábado,dia 7,mais um Encontro de Zés Especiais,na Base Aérea nº 2,OTA, aquela que designamos,militarmente,como a nossa "CASA MÃE",foi ali realmente que muitos de nós despoletamos para a nossa formação social e profissional,fazendo de nós verdadeiros homens para enfrentar a vida de ontem e a...de hoje,o que não é fácil.

Sem querer ser repórter do evento,não posso deixar de redigir neste significativo espaço, que a TODOS nós Especialistas tão bem nos tem aberto as portas para que a camaradagem e união continue a ser a maior das virtudes que a Força Aérea Portuguesa nos proporcionou,uma simples retrospectiva sobre o acontecimento.
A chegada à porta-armas,depois de percorridos aqueles quilómetros que a separam da EN 1,foi para mim o abrir do pano! Mudanças estruturais e limpeza? Não veriquei a existência de novas instalações.Limpeza,também não notei,felizmente continua a existir! Sem sair da viatura,(fui no autocarro do núcleo de Coimbra)dirigimo-nos para os hangares sempre com os meus olhos numa azafama, com a ânsia de querer ver tudo ao mesmo tempo. Assim que passamos a porta que separa os hangares do aquartelamento,a sim,ai os meus olhos ficaram fixos na moldura humana que já se encontrava no local,independentemente da trajectória que a viatura seguia para estacionar junto ás salas de aulas no GITE.

Sai desta com alguma rapidez no intuito de me aproximar daqueles que comigo compartilhar momentos maus e...menos maus,os nomes que queria ver baralhavam-me a mente,passo acelerado fazendo lembrar os tempos em marchávamos para as aulas,enfim,no fundo era isto a razão da minha presença naquele local. Eis o primeiro abraço ao Pedro Garcia,a seguir...
foram muitos,muitos.

Estava no fim da missa e o silêncio tentava impor-se,pois a momento assim o exigia,mas as saudades superam-no e,por vezes...enfim,que Deus nos perdoi!
Discursos.
O primeiro foi o nosso Companheiro Fernando Castelo Branco que de deslocou propositada- mente da Ilha Terceira,Açores,para confraternizar com aqueles que lhe deixaram saudades e que a vida afastou. Este nosso mestre,mais uma vez nos deu uma excelente aula da cadeira
em que ele é catedrático,Humildade!
Foi portador de lembranças para a Associação de Especialistas da Força Aérea,que entregou
ao seu Presidente, do Comando da Zona Aérea dos Açores,Clube de Sargentos da Base Aérea nº 4,Junta de S.Sebastião-Praia da Vitória.(Tanto quanto me é dado saber,oportunamente
será publicado cópia do mesmo neste local).
Depois segui-se o Presidente da AEFA, Angelino,realçando e agradecendo a presença e todos,
bem como a vida da Associação.

Por último,o representante do Chefe do Estado Maior da Força Aérea,Gen.Mourato,após breve discurso,ofereceu ao Presidente da AEFA um estandarte com o nome e brasão desta Associação.
Passou-se à habitual chamada por anos.
Finalmente entramos no hangar onde nos aguardava o almoço.

Neste espaço estavam dispostas diversas mesas redondas muito bem decoradas com grande variedade de entradas,carnes frias,rissóis,presunto,etc.etc..
Foi servida uma refeição muito agradável de bacalhau à Braz. Diversos locais previamente estruturados,expunham atrvéz do sistema self-service para utilização dos presentes, vinho,tinto e branco, cerveja,sumos,cafés e digestivos.

O ambiente foi o habitual,ou seja,excelente!
Cerca da 17.30H,deixamos a Base Aérea nº2,era o que estava programado e também havia a estreia de Portugal no Europeu.

Como os últimos são sempre os primeiros,o agradecimento ao Com.da BA 2 e todo o pessoal pela maneira simpática e digna com que nos receberam,esta escola não perdeu as suas virtudes.
Está de parabéns a Direcção da AEFA

Resumidamente podem ver algumas fotos:


No interior do autocarro que transportou o Núcleo de Coimbra,de óculos escuros,Victor Barata,ao lado Jorge Mendes.No banco de trás,Fernando C.Branco e Augusto Ferreira
No parque de estacionamento do Manjar do Marquês,da esq./dir.Jorge Mendes,Fernando C.Branco,Feliciano Gouveia,Salvador (PA),Victor Barata e Armando Seguro

Nesta foto ainda é no Manjar do Marquês,da Esqª/Dirª,Carlos Alves,José Simões,Victor Barata e Fernando C.Branco.



Que belo cenário que o Comando da Base Aérea nº 2 nos montou,também o merecemos,também o merecemos Sr.Coronel.



O Fernando Castelo Branco quando lia a sua simples mas significativa mensagem.Bem-Haja!



Relevante momento para Associação de Especialistas da Força Aérea foi quando o Emº.Sr.
Chefe do Estado Maior da Força Aérea nos distingue com oferta do Estandarte da AEFA.



Aqui o "Conjunto Típico Arrefinfa na Caneca",normalmente só actua neste dia ou ocasiões ESPECIAIS!






Um aspecto geral da reunião.Como devem calcular,é impossível identificar todos.







O Conjunto "Arrefinfa na Caneca" tem musicas em que só actuam alguns...este é um deles!!!
O João de Sousa,Fernando C.Branco,José Ribeiro e o OPC de óculos que não recordo o nome.








Bar de sargentos.Três elementos do Conjunto,Augusto Ferreira,Victor Barata e João Sousa,intervalo de actuação.Como é fácil de depreender,os instrumentos estão em descanso!



A festa estava quase a chegar ao fim,aqui já era o regresso a Coimbra e em primeiro plano,á direita, temos o nosso mais novo do Núcleo,o Cavaleiro.


Aqui o Mano Lopes na esqª, centro,pode ver-se o Luciano Gouveia,o extremo dirº é o Miranda









E para finalizar quero dizer-vos que a bordo deste autocarro
viajava o nosso Brigº Manuel Simões,já na reserva.
Um verdadeiro Companheiro,usa um chapéu à cavaleiro mas...já deixou de montar à muito tempo.
Hoje em dia o seu desporto favorito é as...loiras!












OS SINCEROS AGRADECIMENTOS AOS ASAS DE PORTUGAL PELO MAGNIFICO
ESPECTÁCULO COM QUE NOS QUISERAM BRINDAR E AO QUAL JÁ NOS VÃO HABITUANDO.

BEM-HAJA!