Ex-Esp.Melec/Inst./Av. Guiné
Vouzela
Companheiros,queria desde já deixar aqui os meus parabéns ao Carlos Wilson.
Primeiro porque este dia coincidiu com o do seu aniversário e depois porque proporcionou-nos um excelente momento de confraternização que excedeu todos os encontros realizados até agora,refiro-me ao quantitativo de pessoas,150!
Ainda teve a amabilidade de nos presentear com os seus dotes musicais,tocando viola eléctrica para acompanhar a animadora,que se diga,uma excelente artista.
Iniciamos este encontro com uma visita guiada à fabrica de vidro "Jas Mim",encaminhando-nos de seguida para a "Promoplás",indústria de moldes de plástico da qual é proprietário.
Após estas visitas,dirigimo-nos para o Restaurante "Quinta do Zé" para darmos inicio ás actividades gastronómicas .
Aqui chegados deparamos com aqueles que ainda não tínhamos contactado.É o caso desta foto onde encontro Cabanelas(Fur.Mil.Pil.),Roseta,com o seu gorro à Mamadu,Bandeira (Alf.
Pilav),etc.etc.
Partimos para as entradas.Não sei o que era,pois eram tantos os companheiros que se me dirigiam que fui directamente para a sala onde iria ser servido o almoço.
Tudo muito bem organizado,mesas de dez elementos,enquadradas numa sala com configuração circular.Foi servida a sopa,havia duas opções,caldo verde ou sopa de peixe.
De seguida um bacalhau com batata a murro que se deixou comer,pois o apetite também já era algum.Ainda havia um prato de carne ,ou melhor,havia dois pratos de carne,cabrito e vitela.Comi o cabrito,a vitela já não consegui comer.
A amplitude desta sala era embelezada por um ambiente ESPECIAL! Era lindo de ver alguns Zés davam mais atenção à ansiedade de quererem ver o companheiro com quem partilhar momentos bons e menos bons,do que à própria refeição.Bonito de ver esta malta "pilotaça",que sempre teve um carinho e amizade por nós muito grande,(e nós por eles!)estar como sempre esteve,junto da sua "FAMÍLIA ESPECIALISTA".O Pessoa,Lobato,Victor Afonso,Cruz,Cabanelas,Bandeira,que veio do Algarve e no final regressava ao mesmo local,Valadas que veio propositadamente de Espanha,onde reside e trabalha numa companhia aérea.
é difícil para mim conseguir descrever aqui tudo o que o meu ego tem guardado,a emoção baralha-me tudo.
Uma coisa gostaria de deixar bem clara,para além de ser um encontro de pessoal da Guiné,muito mais do que isso,estes nossos encontros têm sido e vão continuar a ser, sempre ,
para dignificar TODOS OS ESPECIALISTAS que serviram a FAP,independentemente de grupos a que pertencem ou locais onde estiveram,foi este,e será sempre,o verdadeiro espírito da nossa classe.
Chegou um momento muito emocionante,tínhamos duas homenagens para fazer.
Uma ao Lobato. O primeiro Piloto da FAP na Guiné feito prisioneiro pelo PAIGC.
Foi em Maio de 1963 sendo abatido o T6 que pilotava foi capturado e feito prisioneiro durante 7 anos numa prisão em Conacry. Oferecemos-lhe uma peça em vidro(estávamos na Marinha Grande,o Wilson não brinca!?...A outra,não menos importante,tem uma relação humana muito importante em que foram protagonistas a Giselda e o Pessoa.
Em Março de 1973,o Pessoa tornou-se no primeiro piloto da FAP a ser atingido pelo famigerado míssil Strella. Eu esta na Guiné,vinha de Bubaque a bordo de uma DO 27 e soube através das comunicações da Torre de Controle de Bissalanca do sucedido.Um autentico balde de água fria! Óbviamente que qualquer que fosse o acidente que acontece-se,fosse quem fosse,era sempre para todos nós motivo de grande tristeza,mas o Pessoa era-nos,e é,uma figura muito grata,por isso o pesadelo foi enorme. Viveram-se horas horríveis,o avião tinha sido encontrado mas o piloto...nada! Até que passadas umas 48 horas chega a notícia:
-O Pessoa estava localizado e vivo! Sai o helicóptero para o trazer e a sua chegada à Base é recebida com grande festa,até meteu champanhe!!!
A enfermeira que saiu nesse heli que havia de trazer o Pessoa ao seu "ninho" e que lhe prestou assistência no local,tinha uma perna partida e já veio com gesso,foi precisamente aquela menina enfermeira de nome Giselda que viria mais tarde a ser a sua MULHER!
O Wilson teve a gentileza de me distinguir para ofertar a lembrança,uma peça em vidro,também,a estes nossos Companheiros. Momento de verdadeira emoção,só caíram umas gotas muito poucas.
Que dia memorável!
Mas a festa continuou e o Wilson não quis deixar os seus créditos por mãos alheias,ofertou a cada um dos presentes uma "farmácia"portátil em plástico,fabricada na sua empresa,que tinha gravado o emblema do ZÉ ESPECIALISTA" e o "MAPA DA GUINÉ.
E assim começou o pessoal a tomar o rumo das suas residências,os kilometros para rodar ainda eram muito significativos para alguns.
Obrigado Wilson pelo dia que nos proporcionaste,os anos não te fizeram perder qualidades.
Bem-Hajas.
Victor Barata
Nota. Companheiros,a "fava" saiu-me a mim,para o ano que vem(2009) sou o organizador de tão importante evento,será em Vouzela,concelho da região de Lafões que se localiza a 15 Km a norte de Albergaria-a-Velha,conto convosco.