sexta-feira, 31 de julho de 2009

VOO 1116 BOAS NOTÍCIAS DO FABRICIO MARCELINO.


Augusto Ferreira
2º Sarg. Melec./Inst./Av.
Coimbra



O nosso FABRÍCIO MARCELINO, já está na placa com o “barrote ao alto”.


Caros companheiros e amigos, acabo de chegar de Leiria, por onde estive hoje em serviço .
E antes de regressar à minha cidade de Coimbra, não podia vir, sem saber notícias do nosso companheiro Fabrício Marcelino, que como nos informou, iria ser operado hoje á coluna.
E meus amigos, as notícias são as melhores. Quando cheguei ao Hospital de S. Francisco, por volta das 18h e 30, este nosso amigo, tinha acabado de chegar ao quarto, vindo da sala de operações.
Ficou muito emocionado quando me viu, informando-me que tudo tinha corrido bem.
Fiquei a saber, que eu era a primeira visita, que ele estava a receber.( Que bom, foi ter sido um Zé Especial a fazê-lo).
Durante a nossa conversa, esteve seguramente presente, a sorrir, a Nossa Senhora do Ar, por saber, que continuamos a confiar na sua protecção.
Apesar de ainda um pouco perturbado, com a anestesia, apressou-se a dar-me o seu nº de telefone, para um posterior encontro em Leiria, para um almoço, em que possamos festejar a vida.
Agora força Marcelino, é preciso que recuperes rápido, para voltares a voar ainda mais alto.
Ao despedir-me dele, pediu-me para vos enviar a todos um abraço.
Por agora é tudo, termino enviando um grande abraço, aos timoneiros deste espaço, extensivo a todos os Zés Especiais, desta nossa Linha da Frente.

Até breve

Augusto Ferreira


VB:Obrigado Augusto,por me teres posto em contacto com o Fabricio quando ele saia da sala de operações,orgulho-me de ser ZÉ ESPECIAL por ter companheiros como tu.

Pois,como podemos ler,Fabricio embora ainda em testes aparenta uma reacção positiva à intervenção cirúrgica a que foi submetido.
Neste momento sob a vigilância da Nª.Sª do Ar,tem que aguardar pacientemente até chegar a hora de voltar à "linha da frente"para fazer o ponto fixo e voar.
Boa recuperação Companheiro.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

VOO 1115 AVISO À NAVEGAÇÃO.


António Dâmaso
Sargº.Mor Paraquedista Guiné
Odemira
AVISO À NAVEGAÇÃO


Boa noite companheiro Barata e Companhia, também uma saudação especial para todos os especialistas e demais frequentadores Blog.
A minha intervenção de hoje é só dar conhecimento do que se passou comigo, na semana passada.
Tenho interesse em saber se no Arquivo de fotografia aérea da Força Aérea, se encontra alguma fotografia aérea da região do Cuféu em Guidage na Guiné.
Na semana passada tentei obter o número do telefone da BA 1 em Sintra, como não o consegui e ia a Lisboa, resolvi dar uma saltada a Sintra à procura do citado arquivo.
Azar, quando lá cheguei foi informado que a Esquadra do arquivo tinha sido transferida recentemente para a BA 6 no Montijo.
Para que não aconteça o mesmo a outro, aqui fica informação.
Saudações Aeronáuticas
Dâmaso
VB: Pois Companheiros,aqui deixamos um pedido a que possua os elementos que o Dâmaso procura o favor nos o remeter.Obrigado.

VOO 1114 COMUNICADO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DA POLÍCIA AÉREA.




COMUNICADO




Para a devida informação e esclarecimento de todos os eventuais interessados (associados ou não, da ANPA):
Desde o inicio de Junho de 2009, por motivos que oficialmente desconhecemos (mas suspeitamos) nós, os elementos da Direcção da Associação Nacional da Policia Aérea/ANPA, deixámos de poder aceder à coluna do lado direito (pág. principal) do (doravante aqui designado) “anterior blog da Associação” ( com o link “policia-aerea.blogspot.com”).
Na nossa habitual boa-fé, como seria normal, julgávamo-nos os detentores exclusivos dos privilégios de gestão/administração desse mesmo blog tendo, ainda para mais, tal sido claramente definido como um dos resultados e consequências da primeira Assembleia Geral da ANPA , na qual foi eleita a presente Direcção, em 23 de Janeiro de 2008 (1).
Para tal, receberíamos todas as necessárias “passwords” de Administração/Gestão do “blog” por parte do elemento da extinta Comissão Instaladora da ANPA que era o principal (mas não único) responsável pela , até essa altura, manutenção e actualização desse espaço, o qual se comprometeu, aliás, nessa mesma AG, em viva voz, a facultar tais instrumentos tão breve quanto possível. Em vão, pelo que constatamos, decorridos já OITO (08) meses após essa primeira AG…………mas, enfim…….!!
Tentou-se, durante todo este tempo, frequentemente, o contacto com esse elemento da extinta CI-ANPA, no sentido de nos virem a ser disponibilizadas as necessárias restantes e completas “ passwords” com o fim de resolver a situação acima indicada.
Apesar das tentativas efectuadas nesse sentido, o assinalado elemento, até à presente data, tem-se obstinadamente demarcado em aceder ao solicitado, motivo pelo qual manteve, sempre com ele (a nosso ver, indevidamente, pois não desempenha qualquer função nos Órgãos Sociais da ANPA, independentemente de ser associado da mesma, o que torna a sua descrita atitude ainda mais gravosa) as “passwords” principais e completas do “Blog”, em duplicação das que a actual Direcção ANPA detinha ou julgava deter, recusando-se a reconhecer , contra tudo e contra todos, com argumentos egoísticos, o legitimo direito à exclusividade desses instrumentos, por parte da Direcção, como gestora/administradora do espaço ( para tal mandatada em Assembleia Geral da ANPA).
Apesar desta situação anómala, nós continuámos sempre a trabalhar e a desenvolver e a enriquecer o “blog” da ANPA ( como é comprovado, plenamente), na esperança de que a regularização do acima exposto se viesse a processar ainda.

No dia 29 de Julho de 2009, pela manhã, de "repente", sem advertência, justificação ou qualquer outro motivo legitimo, a nossa habitual “password” para aceder ao “anterior blog”, pura e simplesmente deixou de funcionar, impossibilitando-nos qualquer tipo de acção no mesmo (excepto na área do Livro de Visitas) o que veda, de todo, uma correcta gestão/administração desse espaço (como é nosso dever e direito), mais grave, o facto do Presidente da Direcção Nacional da ANPA e gestor do Blog ter sido bloqueado e impedido de aceder ao Livro de Visitas. Tal situação manteve-se inalterada até ao momento presente. Urge agir e foi o que aqui estamos a efectuar.
Mais: quando solicitamos uma nova “password” ao sistema, a qual supostamente deveria ir para o “email” da Associação, esta PW não aparece, o que nos levou a suspeitar que tem ido parar a outro “email” qualquer e desconhecido(?) desta Direcção. E, surpresa das surpresas (?!?), então não é que tal vai parar a um “email” de um outro elemento da extinta CI-ANPA, também ele nosso associado? Que, por sua vez, novamente “surpresa das surpresas”(?!?) até “alinha pela mesma bitola do primeiro elemento (o das “passwords”!) aqui referido”…… Triste mas verdadeiro, camaradas !!! E TEMOS TODAS AS PROVAS CABAIS do que se relata!!! Quem diria, hein…..Neste caso (como noutros) não existem quaisquer coincidências. Os factos falam por si. Comprovadamente, esta Direcção tem vindo a efectuar um bom trabalho em prol desta Associação, a ponto de tal causar nalgumas pessoas um profundo desespero e “ranger de dentes”. Como única medida de que são capazes (outras já foram, debalde, tentadas) vai de “sabotar” e tentar destruir tudo o que, em prol e para a ANPA, tem vindo a ser efectuado e alcançado…E não é pouco…!!!

A seu tempo, medidas concretas serão tomadas por parte dos Orgãos Sociais da ANPA sobre a ocorrência destas acções, garantimos.

Perante os recentes factos , a actual Direcção vê-se “ forçada” a criar de raiz este novo (e hoje inaugurado) “Blog”, com o link “associacaopa.blogspot.com”, em complemento do anterior. Copiem-no para a vossa lista de “Favoritos” e será esta, doravante, a “Casa” e a “Sala de visitas” para todos nós, Bóinas Azuis da FAP e para quem nós receberemos, futuramente, como visitantes ou curiosos.
O “Blog antigo” manter-se-á, porém, disponível na net, uma vez que AINDA é propriedade legitima da ANPA mas será, gradual e progressivamente, desafecto (em detrimento do actual, mais recente) à sua (nossa) legitima Associação, em termos de conteúdos/links/informações/contactos que ali são disponibilizados.
No entanto, a partir da agora, já com a impossibilitada gestão/administração da actual Direcção da ANPA, todos os conteúdos/links/contactos/informações colocados no “anterior blog”, desde a presente data de 30 de Julho de 2009 , passarão a ser da inteira responsabilidade dos seus autores que, esperamos, não pretendam (aproveitando o muito que ali fica feito) acabar por vir a instrumentalizar esse espaço com fins diversos à Unidade e Harmonia da ANPA e para beneficio desta, como já o tentaram fazer do anterior, num outro “blog” e, de quando em vez, o tentam fazer no que se acabou de substituir, como todos bem sabemos.
Assim sendo, fica aqui expresso que a actual Direcção da ANPA se demarca, por este meio, completa e inequivocamente, de qualquer tipo de responsabilidade decorrente sobre a exibição, utilização , integração, colocação de conteúdos e outros que, doravante, ali ,porventura , venham a ser efectuados por terceiros, a partir das 00h 01m de dia 30JUL.09.
Apelando à compreensão de todos perante tais factos, pedindo-vos desculpas pelo sucedido (se bem que não por responsabilidade nossa) cabe informar os associados, que todos os itens, até hoje disponíveis no “anterior blog da ANPA”, estão em arquivo na Sede da ANPA, podendo vir a ser disponibilizados para consulta do sócio que os requerer.

Camaradas, passaremos para uma nova página, mas o espírito empreendedor mantém-se.
Não serão pequenos percalços no caminho desta nossa jovem Associação que farão com que ela não cresça e se fortaleça, ainda mais, e não esqueçam, (os que entretanto forem por aqui passando) que o nosso convívio este ano é na Base Aérea nº 5, Monte Real, em 18 de Outubro.
Para os mais distraídos, aqui fica o novo “link” (apesar de parecido com o anterior) do actual e recém-inaugurado “novo blog” da ANPA. Neste, as “linhas editoriais do anterior” serão, integralmente, mantidas!! Adicionem-no, pois, aos vossos favoritos.
Por favor, divulguem a todos os vossos contactos, o mais rápido possível.
POLICIA AÉREA! SEMPRE!!

http://associacaopa.blogspot.com/

A Direcção Nacional da ANPA

(1) Por posterior rectificação da Direcção da ANPA,subscritora do deste comunicado,a data correcta 23 de Novembro

--
http://associacaopa.blogspot.com
associacaopa@gmail.com

sábado, 25 de julho de 2009

VOO1113 ANIVERSÁRIO DA BA 5.



Arlindo Pereira(Piriscas)
2ºSargºMMA Tete
Lisboa

Boa noite a toda a família da linha da frente.
Estou prestes a desligar a minha máquina, no entanto como sempre, fiz uma visita ao nosso Blog, e sou confrontado com uma reportagem só ao alcance de quem sabe da matéria, o nosso Comandante Vitor fez com que muitos jornalistas da nossa praça fiquem corados, pois os Zés que como eu leram o VOO 1106, ficaram com a sensação de estar a assistir in-loco na própria BA5.
A família dos Zés Especialistas, está de parabéns, pois pela reportagem expressa neste VOO, está demonstrada o porquê, é verdade que as condições de agora são outras para muito melhor, o cenário nada tem a ver com o que muitos de nós enfrentámos na guerra colonial, no entanto nota-se o brio com que as nossas aeronaves são tratadas.
Está de parabéns a FAP e nomeadamente a família dos Zés.
Antes de desligar a minha máquina, quero enviar um grande abraço a todos vós.
Arlindo Pereira

Voos de Ligação:
Voo 1106 Os 50 anos da Base Aérea nº5 (Parte I)Victor Barata
Voo 1109 Parabens. Rui Elvas
Voo 1110 Os 50 anos da Base Aérea nº5 (ParteII)Victor Barata

VOO 1112 FABRICIO RECOLHE À MANUTENÇÃO PARA INTERVENÇÃO À "ESTRUTURA".


Fabrício Marcelino
Esp.MMA Guiné
Leiria
Primeiramente quero dar os parabéns ao nosso comandante Victor Barata pela promoção do 2º comandante da nossa aeronave. Acho merecida a promoção e, como tal, dou-lhe os meus parabéns.
Como bom colega e bom especialista, cumpre-me comunicar que, após longa espera, o meu "avião" vai ser finalmente reparado.
Assim no próximo dia 30 irei entrar no "hangar", Centro Hospitalar de S.Francisco em Leiria,para ser operado à coluna.
Dado que a "fuselagem" irá ficar com algumas fissuras, não posso comparecer na linha da frente por algum tempo.
Um abraço muito especial aos nossos comandantes e cumprimentos "especiais" para toda a nossa família,da linha da frente.
Até breve colegas e que tudo vos corra consoante os vossos desejos.
Um abraço

Fabrício Marcelino


VB: Companheiro Fabrício,daqui te envio esta nossa querida companheira para que contigo compartilhe no sentido de te ajudar durante a intervenção a que vais ser submetido.
Nós por cá, vamos pedir-lhes que te traga o mais rápidamente possível,em condições de voar, para esta "Linha da Frente"que tanto necessita da tua colaboração.

VOO 1111 "ESPIRITO DESTES ENCONTROS ESTÁ ALTERADO!!!!"




Carlos Robalo
Esp.MMA Guiné
Lisboa

"Espírito destes Encontros está alterado !!!!! "
Ora Vivam
Companheiros Especialistas.
Em relação ao VOO 1099 do nosso companheiro Mário Aguiar, aqui vai a minha opinião
democrática sobre os Encontros de Especialistas da B.A.12.
Não quero ser " desmancha prazeres ". É de relembrar que estes ENCONTROS tiveram
na origem a intenção de reunir os antigos ESPECIALISTAS a fim de manter laços de
amizade que encontraram na Guiné B.A.12 ao longo das comissões.
Não sou contra os Encontros sobre a mesma causa, ou seja o antigo Ultramar, mas
nesse caso organizavam-se outros Encontros com esse mesmo fim.
Há já algum tempo que outros companheiros se manifestaram sobre o mesmo assunto.
Afinal de contas estes Encontros tiveram na sua origem um intuito bastante NOBRE que
deverá permanecer sempre. Por fim quero dizer aos companheiros que esta é apenas
uma opinião que não pretende de maneira alguma criar divisões.

Ao meu amigo Barata e Companheiros,
Saudações Aeronáuticas,
Bem Hajam.
CRobalo
MMA/Guiné/T6
2/70
Voos de Ligação:
Voo 1099 33º Almoço de Especialistas da Guiné e Outros – Mário Aguiar

VB: Este assunto merece ser debatido.Por isso está aberto o dialogo a quem queira opinar sobre o assunto.

VOO 1110 OS 50 ANOS DA BASE AÉREA Nº5 (PARTE II)

Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av
Vouzela




Legenda:Uma simples mas justa homenagem ao Sargº.Aj./Meliav Carlos Rodrigues,aqui junto ao monumento que ostenta o F-16, que fez o favor de nos acompanhar durante todo o dia. Outra coisa não era de esperar,é...ESPECIALISTA!
Foto:Victor Barata(Direitos Reservados)



Bom-Dia,Companheiros.
No Voo 1108 em que vos fiz uma breve descrição da minha presença no 50ºAniversário da Base Aérea nº5,para onde fui convidado,deixei propositadamente para novo voo a Placa LIMA.
Este local, que se encontra à direita da porta de armas,funciona como um expositor das aeronaves que fizeram a história desta unidade(BA 5).
Embora fosse uma unidade onde Sª.Exª o Jacto é imperador,a Piper Cub fazia questão de se integrar.



Vejamos agora esta verdadeira montra do topo de gama dos jactos da nossa Aeronáutica.








































Fotos:Victor Barata(Direitos reservados)

As fotos julgo não necessitarem de legendas.
Terminamos num pavilhão onde encontramos uma viatura do EMFA(Est.Maior da Força Aérea)divulgando aos jovens as vantagens de servir a FAP.
Na sua frente uma tenda dos Asas de Portugal,o nosso amigo Sarg.Aj./Vieira comercializa os vastos artigos referentes aquela Esquadra.

Mais à frente vamos encontra uma vitrinas onde se encontra exposta uma linda e valiosa colecção de miniaturas de aviões de autoria do nosso companheiro Elio Mesquita,Cap.Pil aposentado.
Uma chamada de atenção para uma autentica obra de arte,algumas aeronaves da Base Aérea 5 executadas à escala por um antigo Sargº./Chefe M.Radar Belarmino desta unidade,infelizmente, já falecido.Lamento não poder informar o seu nome,mas não o recordo.
Por último quero deixar aqui,uma vez mais,registado o meu orgulho de servir a FAP e ser ZÉ ESPECIAL.

VOO 1109 PARABENS!





Rui Elvas
1ºCbºPA

Presidente da ANPA(Ass.Nac.Policia Aérea)



PARABÉNS.

Bom dia Victor,
Este breve email tem apenas um objectivo, dar-te os sinceros parabéns, pela excelente reportagem sobre os festejos na BA5.
Basta ler o que escreveste para nos sentirmos lá, e é essa, a essência da boa escrita.
Gostei muito da forma como enalteces os actuais Especialistas da FAP, nobres herdeiros e seguidores dos grandes Especialistas de outrora.
Muito bom mesmo!!!
Em relação à tua referência à nossa PA, já devias estar habituado, porque no recrutamento, a escolha reconhece sempre as mais qualificadas.
Um grande abraço e continuação do excelente desempenho, agora na companhia, do teu novo comandante.

Rui Elvas-ANPA

VB:Olá Rui.
Não faço mais que a minha obrigação,sou um ESPECIALISTA,que sempre interesse de qualquer espécie,apenas quero dignificar,em qualquer parte,o bom nome desta nobre e honrosa classe.

sexta-feira, 24 de julho de 2009

VOO 1108 O JOÃO CARLOS JÁ FOI PROMOVIDO,É COMANDANTE.


Arlindo Pereira(Piriscas)
2ºSargº.MMA Tete
Lisboa
Quero desejar um bom dia aos nossos Comandantes, extensivo à restante tripulação. Hoje ao ver novidades do nosso Blog, fui surpreendido com uma boa notícia no voo " 1102 ", em que o nosso Comandante Victor Barata refere a nova patente do João Carlos, penso que todos nós Zés , concordamos com esta promoção, a sua dedicação a esta causa, aliado aos ensinamentos do nosso grande Comandante Victor Barata, só podia resultar nesta promoção. Quero desde já desejar muitas felicidades ao novo Comandante, e que a nossa Senhora do Ar o proteja, para que possa comandar os destinos desta aeronave durante muitos anos, para gáudio desta grande família Já nos foi transmitido que a nossa máquina esteve em manutenção mas provavelmente o secretariado teve uma falha ao não publicar em Ordem de Serviço esta promoção.Um grande abraço para todos vós.
Arlindo Pereira


JC:Olá Arlindo,
Obrigado pelas tuas palavras de incentivo. Infelizmente esta situação coincidiu com uma sobrecarga a nível profissional, e agora agravada com a quase saída para férias e a necessidade de deixar as coisas controladas, que me tem impedido de dar a devida colaboração ao Comandante Víctor Barata.
Espero em breve voar com o Comandante Víctor de forma mais regular.
Votos de boa saúde para ti e família.
Um grande abraço.


VB: Amigo Arlindo,somente para te dizer que o João Carlos já foi "largado",é Comandante.
Se recuares no blog e te situares no voo nº1072
"Que se passa Comandantes?" ,verás que foi nesta data promovido.

VOO 1107 REVISTA DO DIÁRIO INSULAR.




Fernando Castelo Branco
1ºSargº.MMT Moçambique
Terceira-Açores

AMIGOS
Os "comentários" serão VOSSOS, a SAUDADE E A AMIZADE; será minha?!... Um ABRAÇO, maior que este "CAMPO" ;que já deu TRIGO...







Fernando Castelo Branco























quinta-feira, 23 de julho de 2009

VOO 1106 OS 50 ANOS DA BASE AÉREA Nº5 (PARTE I)




Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela

Olá,Companheiros.
Embora tenhamos notícias atrasadas para publicar,em virtude da avaria que afectou a nossa máquina,conforme já informamos,achamos oportuno fazer a sua compensação com esta, ainda “fresquinha”,relativa ás comemorações dos 50 anos da Base Aérea nº5,Monte Real,para a qual tivemos a honra de ser convidados para no dia de ontem assistirmos ao festival aéreo programado.
Chegado à base cerca das 10H,acompanhado pelo meu amigo Carlos Ferreira,Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA,que convidei para me acompanhar,onde o ambiente já anunciava o evento,deparo,nas traseiras da porta de armas, com um monumento exibindo a coceluche da aeronáutica portuguesa,o F-16!




Legenda: O Ex-Libris da Base Aérea nº5,Monte Real, F-16,colocado nas traseiras da Porta de Armas. Repare-se na imponência deste monumento.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)


Uma bonita e simpatiquissima 1ºCb.PA,recebe-nos e pede para que aguarde-mos um pouco.
De imediato chega o SarAj/Meliav/Carlos Rodrigues que nos dá as boas vindas( os actuais especialistas não perderam as qualidades que nós lhes deixamos!),coloca-nos numa viatura e inicia uma visita guiada à Base.
E começo foi nos simuladores de voo do F-16!



Legenda:Numa das salas do simulador de voo do F16,eu sentado na cadeira.
Foto:
Carlos Rodrigues(Direitos reservados)

Em 1970,tinha visitado,na Ota,a sala de simulador de voo do T-33 e,para além de me estar a iniciar nas lides aeronáuticas(era aluno do curso de electricista de aviões e instrumentos),fiquei deslumbrado com o que os meus olhos viam aos 18 anos de idade.
Agora com mais 40 ao entrar e observar um espaço destes,com uma imponência indescritível,onde a tecnologia informática é mandataria,é qualquer coisa de parecido com uma criança no parque de diversões da Disneylândia!
Aqui recebemos um excelente “briefing”do SarAj/Meliav/Silva,um professor de pilotagem virtual,cujo o resultado tem sido demonstrado pelos pilotos do F-16. Saídos dali fomos encaminhados para a Esquadra de Manutenção onde fomos recebidos pelo Maj.Tmeliav/Marques no seu gabinete de trabalho.

Legenda: No seu gabinete de trabalho,no Hangar da Manutenção,tenho ao meu lado o
Maj.TMELIAV/Aires Marques,filho do nosso saudoso companheiro Brás Marques.
Foto:Carlos Rodrigues(Direitos reservados)

Depois das devidas apresentações,sou confrontado com um momento de emoção,este oficial que estava a cumprimentar é o filho de um companheiro nosso na Guiné,1ºSargºMMA Brás Marques,(falecido no acidente no Nordatlas em Tancos,1975)dos Nordatlas.
Recordo-me ainda de uma viagem que fizemos juntos como tripulantes do Nordatlas,em 1972,ele com efectivo e eu escalado só para aquela viagem,a Alverca trazendo um Fiat G-91.
Homem de poucas palavras,mas amigo do seu amigo,sempre disposto a ajudar.
Mostrou-me a foto de seu pai fardado,recordamos nomes ligados a essa época,enfim,estes momentos são emocionantes chegando a quebrar um pouco a alegria na nossa presença neste 50ºAniversário da BA 5.
Depois de sermos apresentados nos diversos serviços,fomos visitar as docas de manutenção do F-16



Legenda:Estas fotos são demonstrativas da elevada capacidade profissional dos especialistas da Força Aérea Portuguesa.Aqui é montado de raiz uma aeronave F-16.
Este exemplar que já está numa fase avançada de montagem,deixa bem patente o tratamento da parte informática e cabelagem.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
É óbvio que a evolução tecnológica é uma constante no dia/dia,mas quem como eu recua no tempo 38 anos e recorda o tempo ali vivido com reduzidas condições materiais para a assistência exigida por aeronaves como Fiat G-91eF-86,não deixa de se sentir orgulho do seu passada naquela unidade.
Sempre na companhia do nosso incansável “cicerone”Sarg.Aj/Carlos Rodrigues,fomos percorrendo a placa que entretanto recebiam os monstruosos A7-Corsair gregos,que,segundo o que nos informaram,são os únicos no mundo a voar.


Legenda:Dirigindo-se para o estacionamento na Placa os dois A7-Corsair,de nacionalidade de grega,
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
Permitam-me que vos diga que estas aeronaves apresentam um aspecto um pouco degradado.
Nem na guerra da ultramar deixava-mos chegar uma aeronave aquele estado de conservação,onde são bem visíveis pontas de ferrugem extensas na sua fuselagem.
Enfim,nós somos ESPECIALISTAS DA FAP!
Neste nosso”rolar”na placa,olhamos para o lado direito e verificamos a existência de umas tendas que serviam petiscos e bebidas.Como estava na hora de almoço,a barriga começava a reclamar,e também não queríamos perder o espectáculo,resolvemos ir até lá saber o que nos ofereciam para o petisco.Entenda-se que a oferta era na apresentação do que havia,porque,nem era no fim mas sim no principio,tínhamos que pagar.
Não havia por onde escolher,sandes de porco de churrasco e…uns finitos!Nada melhor para contrastar com o ambiente.
A comer e beber,observamos o estacionamento dois F-16 belgas,que nos deixaram um pouco confusos pelo facto de ostentarem as mesmas cores que os nossos,sendo destingidos pela bandeira da sua nacionalidade que ostentam na cauda.


Legenda: Aqui está um F-16 de nacionalidade belga.


Ai estão eles!
Uma parelha dos Asas de Portugal,faz a sua primeira passagem por cima da base para de seguida nos deliciar com as acrobacias a que já nos habituaram.




Legenda: Na foto de cima,a passagem pela Base,na de baixo estacionados na placa BRAVO 1
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
Terminada a actuação,estacionam na placa BRAVO 1 ao lado dos nossos F-16.
O petisco está uma maravilha,venha de lá mais uma sandes e um finito cá para os ZÉS.
Até aqui existia ordenamento, uma tenda de pré-pagamento para o que pretendíamos consumir e depois mais duas tendas,uma com três máquinas de finos em constante actividade, noutra, três assadores que continham,cada um,um médio animal que em vida se designava por suíno,enfiado num espeto que girando em torno do calor das brasas acesas e assiduamente borrifado com um molho especial,era fatiado para regalo da nossa refeição.
Mais uma parelha de aviões acaba de chegar à placa para estacionar,mas atenção,são dois… F-18 Hornet !



Legenda:Um dos F-18 Hornet estacionado na Placa BRAVO 1.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)

O tempo começa a ficar escuro,ameaçando chuva.
O tráfego de aeronaves também parou devido a hora da refeição.
Nós aproveitamos este interregno para tomar um café no Club de Sargentos,ou melhor,viemos com essa intenção,mas,apesar do tempo estar a ficar chuvoso, o calor faz-se sentir convidando-nos a substituir o café por mais um finito.
Sentados na esplanada deste belo espaço de lazer,onde desde a sala da cibernautica,passando pela biblioteca,salas de bilhar, televisão,cartas,bar,etc,onde também beneficiamos de uma visita ao seu interior,saboreando o dito finito,sobrevoa a unidade o bonito e potente P3,onde sobressaia o seu potente radar.
Veio a tarde e com ela aquilo que todos menos desejavam,a chuva.
Ainda se pensou ser temporária,mas infelizmente essas previsões saíram frustradas,a chuva intensificou-se ainda mais.
Os Asas de Portugal,que seriam os primeiros a actuar,ainda descolaram regressando de imediato,pois para além da chuva que caia o tecto também estava muito baixo.
Foi a vez dos Rotores de Portugal abortarem a sua actuação também pelo mesmo motivo, condições atmosféricas inoperativas.


Legenda:Os Rotores estacionados na placa.
Foto:
Victor Barata(Direitos reservados)

Ninguém arredava pé,embora a chuva continuasse a fazer-nos companhia,mas a esperança é a última coisa a morrer e como tal,ainda se pensava ver subir os F-16,F-18, A7-Corsair e…havia uma surpresa.
Bom foi anunciado através da instalação do sonora montada no local de que um A7-Corsair iria voar.
Alguns já diziam que valeu a pena apanhar a molha provocada pela chuva,pois ia sair o A7-Corsair.
Pat-Pat ligado ao avião para o arranque,inspecção antes de voo,testes,pilotos no Cokpit e…avião INOP.É detectada a avaria na caixa da plataforma de inércia,que fornece a indicação da atitude do avião em relação ao solo(ADI) e Rumos(HSI).
Este equipamento é que fornece informações ao piloto no caso de não haver visibilidade,que era o caso de ontem.Abortou assim a missão.
Mais uma contrariedade para o programa deste aniversário da BA5.
São 17:15h,a chuva continuava mas com menos intensidade,as informações oficiais em relação ao programa,são alteradas de 5 em 5 minutos e as pessoas continuam na esperança de visualizar a surpresa.
É finalmente anunciada: -Foi pintado um F-16"O Voo do Sabre" especialmente para comemorar este aniversário que iria apenas rolar na placa para todos o verem ,mas voar não era possível.
Começa-se a ouvir o barulho do motor a aproximar-se cada vez mais da placa BRAVO 1,local onde me encontrava,até que aparece este magnifico exemplar,mais uma obra prima dos ESPECIALISTAS da FAP.


Legenda:É este o exemplar F-16 , "O VOO do SABRE" pintado exclusivamente para assinalar os 50 Anos da Base Aérea nº5.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)


E pronto,dei este meu excelente dia por terminado uma vez que o F-16 “O Voo do Sabre”já se tinha mostrado e iria regressar aos seus “aposentos”.
Dirigi-mo-nos ao carro conduzido pelo nosso amigo Sarg.Aj/Carlos Rodrigues que nos trouxe à porta de armas,onde lhe agradeci toda a sua disponibilidade e agradecer esta memorável visita a locais que nunca imaginei estar fisicamente na BA 5.
Para meu espanto,já fora da Base,a entrar para o meu carro,o F-16 “O Voo do Sabre” descola e começa a sobrevoar Monte Real!?...
A rolar achei lindíssimo ,mas a voar Companheiros? Que espectáculo!!!
Para terminar deixarei a minha mais profunda gratidão a todos os Companheiros ESPECIAIS,independentemente da sua patente,pelo carinho e respeito com que nos receberam
Bem-Haja Cor.Pilav.Borrego,Comd.da Base Aérea
Como os últimos são sempre os primeiros,o meu mais afectuoso abraço de gratidão ao Digº.ZÉ ESPECIAL,Sarg.Aj./Carlos Rodrigues pelo excelente dia que nos porpocinou
Victor Barata