sábado, 2 de outubro de 2010

Voo 1937 O ATAQUE AO NAVIO PATRULHA.



António Damaso
Sarg.Mor Paraqª.
Azeitão



Olá Victor,
Bons Dias a todos elementos do Comando, Linha da Frente e Visitantes.
Segue mais um relato daquilo que eu e muitos outros passámos na Guiné
Um Alfa Bravo.


ATAQUE AO NAVIO PATRULHA


Legenda:Patrulha ORION a navegar no Rio Cacheu
Foto: Blogue de Luís Graça (autoria de Lema Santos) com a devida vénia

No dia 20 de Maio de 1973, depois da CCP 121 participar na Operação ”Ametista Real”, cerca das 19H00 em Ganturé, embarcámos juntamente com alguns Comandos Africanos no Navio Patrulha ORION ou HIDRA? com destino a Binta, não tenho a certeza em qual dos dois.

Entrei à conversa com um camarada da guarnição Psarg. Artilheiro Joanás, fomos até uma salinha, depois de uma cervejinha bem fresca e de uma conversa, estávamos sentados e eu deixei-me vencer pelo sono, repentinamente cerca das 24H00, sou acordado com uma série de rebentamentos, o convés do navio tinha sido atingido, havia granadas a arder (pólvora), tive a sensação que o paiol tinha sido atingido, mais tarde li algures que o que foi atingido foi um reservatório das peças Bofors de um dos canhões que equipavam o navio, o Joanás agarrou imediatamente num extintor, eu passei-lhe outro e com um em cada mão, apagou o incêndio naquele local, fiquei impressionado com a rapidez e destreza dele, não há dúvida que na Marinha, as guarnições dos navios estão muito bem preparadas para combater incêndios a bordo, quando vi as granadas incendiadas, fiquei com receio que estas rebentassem, o que teria acontecido se não tivessem sido extintas atempadamente.

A reacção ao ataque por parte da CCP 121 foi rápida e eficaz, dando origem a que os guerrilheiros do PAIGC tivessem desistido de mandar mais granadas para o convés do navio, porque se tivessem continuado, teriam provocado mais vítimas e estragos de maior monta, como era de noite não me apercebi bem dos efeitos do ataque.

De cada vez que eu tentava subir as escadas para o convés, aparecia-me um ferido que eu encaminhava para a enfermaria, tarefa dificultada por ser feita no escuro, isto repetiu-se várias vezes, um dos feridos era do meu pelotão, apontador do morteiro e ficou ferido num calcanhar, recordo que no meio daquela confusão toda, alguém ter dito que faltava um Zebro (barco de borracha), chegamos a Binta na madrugada do dia 21. Pela manhã os feridos foram evacuados e nós lá ficamos, ao meu pelotão coube para alojamento um barracão de madeira junto do cais que ficava do lado esquerdo, Binta tinha sido em tempos um entreposto madeireiro.

Depois de ter desembarcado dei por falta de um rádio (banana), que só podia ter desaparecido no Patrulha, uma vez que tinha feito conferência de material antes de embarcarmos e o militar que o tinha à guarda foi ferido no ataque, como recebiam prémios por armamento ou equipamento, apreendido ou encontrado, mais tarde o rádio apareceu como tendo sido achado por um comando Africano na zona de Bigene.

À noite estava a dormir, pelo quarto dia consecutivo, sou acordado com um ataque dirigido aos barracões, com lança granadas de foguete (RPG 2 e 7), vindo do outro lado do rio Cacheu, não ouve baixas mas além de ter-mos ripostado ao ataque, tivemos de apagar um incêndio num dos barracões que ficava em frente ao nosso, nesse barracão estava uma viatura carregada com caixões com destino a Guidage, os ataques já se tinham tornado uma rotina. Ainda ficamos em Binta mais um dia e uma noite, à espera de uma coluna de viaturas que viria de Farim com destino a Guidage.

Mais tarde quando me encontrei com o Joanás em Cacine, quando este andava a apoiar Gadamael Porto, disse-me que tinha sido louvado que a CCP 121 tinha tido uma citação elogiosa pela sua acção.

Saudações Aeronáuticas

A Dâmaso

VB: Olá Dâmaso. Mais um voo, mais uma recordação dos teus tempos de Guiné. São de facto passagens que nunca mais esqueces e que recreiam os nossos vindouros sobre o passado recente da guerra da Guiné. Vamos ficar já à espera da tua próxima aterragem. Um abraço.