sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Voo 2025 O COR.PARAQª.MOURA CALHEIROS,APRESENTOU A SUA "ÚLTIMA MISSÃO"




António Dâmaso
Sargº.Môr Paraqª.
Azeitão




LANÇAMENTO DO LIVRO A ÚLTIMA MISSÃO

De Autoria do Cor. Pára-quedista Moura Calheiros

No dia 29 de Novembro de 2010, estive no lançamento do citado livro no Anfiteatro na Academia Militar da Amadora, conheci esta Unidade por lá ter estado em 1979 a tirar o Curso de Sargento-ajudante/Sargento-chefe, conhecia bem o Local e minha memória transportou-me para aqueles tempos de estudante e para as resmas de matéria que fui obrigado a empinar

Apareceram muitas caras conhecidas, algumas que eu já não via há muitos anos, militares de várias patentes, havia Generais, Oficiais Superiores, Capitães, Sargentos e Ex Praças, na maioria eram Oficiais Superiores.
Foi uma reunião de família, é sempre gratificante quando nos encontramos, são sinais que ainda por cá estamos, encontrei a Doutora Conceição irmã do falecido Vitoriano, com dificuldade troquei algumas palavras com ela, digo com dificuldade por de cada vez que a encontro me emociono sempre.
O livro é volumoso com cerca de 632 páginas, contem uma ou outra imprecisão fruto de alguns depoimentos, quanto à sua estruturação, deixo para os entendidos na matéria.
Sabia que o Cor. Calheiros se propunha escrever o livro por lhe ter fornecido depoimentos e material para o mesmo, o meu nome figura lá nuns lados como António e noutro como Álvaro, mais um padrinho a juntar ao efectivo.

Também lá estava o Comandante do P A I G C da frente norte, responsável pelos mísseis Strella e pelo cerco a Guidage, fiz-lhe algumas perguntas que não obtive respostas em virtude dele estar no Senegal e não acompanhar os Guerrilheiros no terreno.
Como julgo ser educado, pedi-lhe para lhe tirar uma fotografia ao que ele acedeu.
As fotos foram tiradas no inicio, depois o Recinto ficou completamente cheio.










Corte de um artigo publicado no DN no dia 30-11-2010

Saudações Aeronáuticas

António Dâmaso

Voos de Ligação:

Voo 2008 Lançamento da obra “A Última Missão” de José Moura Calheiros-António Dâmaso

VB: Obrigado Dâmaso pela tua excelente colaboração, pois sem ela não nos seria possível obter a cobertura de mais um importante momento na vida do nosso Companheiro Calheiros.
Para os que, como eu, não puderam estar em Lisboa, recebi uma informação que Coimbra também vai ser “contemplada” com a apresentação de tão importante obra.
Suponho ser no próximo dia 17,o local ainda não sei, assim nos seja anunciado de imediato publicaremos a respectiva informação.