terça-feira, 15 de março de 2011

Voo 2206 MONUMENTOS AOS HERÓIS DO ULTRAMAR NO SABUGAL.



Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria

Acompanhei, também com dor, o pedido de informação da D.Maria do Carmo, à cerca do seu irmão, nosso colega, Furriel Paraquedista Aníbal dos Santos Martins. O colega António Dâmaso, forneceu os dados possíveis e, no seu VOO 1793,aconselhava e bem, a D.Maria do Carmo, a preservar a memória do seu irmão, como era antes e, não deixar cair o nome do seu irmão no esquecimento, pressionando a Câmara Municipal do Sabugal, para que seja erguido um monumento aos Heróis do Ultramar.
Em complemento de informação, comunico à D.Maria do Carmo, que a Liga dos Combatentes apresentou há muito tempo, à Câmara Municipal do Sabugal, um projecto para instalar num lugar público da cidade, um monumento em homenagem aos militares do concelho, mortos no ex-Ultramar, ao serviço da Pátria. A mesma Pátria, que tem esquecido os seus combatentes e Heróis.
Em 06 de Outubro de 2010,houve uma reunião da Liga dos combatentes, com responsáveis da Câmara Municipal, no sentido de discutirem este projecto. Desconheço como está o processo neste momento. Mas por vezes as Câmaras não são receptivas a estas coisas porque os mortos já não dão votos. Sei que foi criada uma comissão para o efeito que funciona na Junta de Freguesia do Sabugal. Se a D.Maria do Carmo assim o entender, pode saber mais, contactando a referida comissão. Se todos pressionarem, por vezes as coisas vai mais rápido. Que eu tenha conhecimento, foram 33 os militares do concelho do Sabugal, mortos no ex-Ultramar,
04 da Força Aérea - 01 da Marinha e 28 do exército. Que eu saiba, só a Junta de Freguesia de Aldeia Velha colocou em 11 de Agosto de 2006, uma lápide no salão da Junta de Freguesia, em homenagem aos 2 militares mortos, pertencentes à sua freguesia. Trata-se do furriel mil. Arménio Sanches Casanova e do sold.Domingos Gomes Nabais ,ambos falecidos na Guiné em 1964.
Curvo-me, em memória do colega, Aníbal dos Santos Martins e todos os outros militares, dos 3 ramos das Forças Armadas, falecidos ao serviço da Pátria, que os esqueceu.
Paz às suas almas
Marcelino

Voos de Ligação:

Voo1793 Quem pode ajudar a Maria do Carmo?