segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Voo 2180 FILHO DE AVIADOR,SABE VOAR E...SALVAR!




Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela



Companheiros,
Hoje logo pela manhã fui alertado por um camarada nosso neste sentido:
-Bom-Dia Victor, já leste o Jornal de Notícias (como eu tivesse tempo para ler os jornais logo pela manhã,9:45)?-Achas que tenho a tua vida para ler jornais a esta hora? Respondi-lhe.
-Quando te disser a notícia que lá vem, certamente que vais ter tempo imediato para leres sobre o teu “menino”não é mas estimo-o como tal, desculpa papá Ribeiro),o Ten.Pil.Ribeiro!
Obviamente que nem fiz mais nada, de imediato abri a net e vi o referido jornal que publicava o resgate de dois náufragos na praia de lavradores, através do helicóptero All III de alerta na Base de Maceda, cujo o piloto é o filho do nosso camarada MMA,o Aníbal Ribeiro.
Já estava programado jantar-mos juntos amanhã, ele e a sua tripulação, mas desta vez vai ser comemorado o tão destemido acto.
Lá diz o ditado…aeronáutico “FILHO DE AVIADOR SABE VOAR”
Parabéns João e respectiva equipa.
De seguida o extracto do JN sobre a notícia.


Legenda: A equipa de alerta ao ALL III,da Esqª. 1ºSargº(?)Borges,1ºSargº(?)Jesus e o Ten.Pil.João Ribeiro.

Salvaram de helicóptero duas pessoas no mar na praia de Lavadores

Nunca o tenente Ribeiro e a sua equipa, os sargentos Borges e Jesus, tinham conduzido um resgate em condições tão adversas. O piloto contou ao JN como foi a operação de salvamento de um homem e de uma mulher na praia de Lavadores, este domingo, em Gaia.

Consulte o artigo completo
em: http://www.jn.pt/multimedia/video.aspx?content_id=1794815

Nota: Para os que quiserem ver em directo,o telejornal de hoje(eu vi na SIC) reportou a notícia.

Voo 2179 QUEM ESTEVE NA BA12 COM O VIDAL?




Virginio Briote
Alf.Mil.Comando
Lisboa



Caro Víctor,
Com os votos de um restabelecimento rápido, reencaminho-te esta msg (de remetente que desconheço) com a foto em anexo.

Um abraço,

v briote

Legenda: Foto do nosso camarada Fur.Pil. Frederico Vidal,falecido no TO da Guiné em 21.2.64.

Esta é uma foto do Furriel Piloto Frederico Vidal abatido na Guiné, quando voava T-6, no dia 21 de Fevereiro de 1964, um dia antes de completar 21 anos.
O pequeno macaco que está no seu ombro era um Sagui que juntamente com um cão (o Borrachão) nos divertiam, junto á rede, que isolava o grupo operacional do resto da base por razões de segurança.
"Ler" esta imagem é um exercício transcendente, mas gratificante, para todos aqueles que também combateram na Guiné
É a última recordação que o Frederico nos deixou e o seu "fácies" é duma inocência e candura a toda a prova
Que descanse em Paz e peça a Deus por todos nós, povo da sua Pátria, pela qual deu a vida.

VB.Bom-Dia meu bom amigo Briote.
Quero desde já agradecer a tua preocupação com a minha saúde que,segundo informação dos "mecânicos"estou a ficar operacional.
Que grande alegria nos transmites ao aterrares nesta tua base onde já o não fazias à algum tempo.
Nas poucas vezes que estivemos juntos, criei uma determinada empatia contigo que faço votos seja duradoira. Admiro a tua calma aliada a uma postura humilde, sem protagonismos.
Sobre o nosso camarada Frederico vamos aguardar que os nossos companheiros da FAP desse tempo na BA 12 se pronunciem.

Voo2178 COMO EU AINDA ME LEMBRO DESTA MALTA!




António Six
Esp.M.Rádio
Pontével


Victor Barata espero que o mau tempo já lá vá e que tudo vá correndo pelo melhor agora estou eu na calha para uma facadita não é nada de grave mas... mas... mas
Sobre a publicação da foto no voo 2173 Linha da Frente dos Fiat g 91 aqui vão
algumas achegas:


em cima e o mais alto sou e ao meu lado direito está o Vitor Oliveira dos pilotos relembro o Costa Pereira, o Vasques e o Nico á civil .
Quanto aos outros lembro-me mas a memória não ajuda após tantos anos.
Um Grande abraço a todos e espero que até breve.

António Six

Voos de Ligação:

Voo 2163 -Mais uma aterragem do Mário - Mário Santos

VB:Boa Noite,Six.
Antes de mais quero desejar-te que essa facadita a que vais ser sujeito, decorra bem.
Depois agradecer a tua colaboração na identificação de alguns companheiros que compõem a preciosa foto que o nos enviou o Mário Santos.

Voo 2177 PARABÉNS.



António Loureiro
Fur.Mil.PA
Figueira da Foz


Dá-me Licença

Parabéns para o nosso 2º. Comandante JOÃO CARLOS pelos seus 49 anos.
Que a saúde, boa harmonia, entusiasmo e também o euromilhões se possível, sejam as metas a alcançar para os próximos 12 meses, em companhia dos teus entes mais queridos e que esta maltosa, tua amiga, esteja por cá para te estabelecer outros objectivos para os muitos e bons anos a seguir.
Força João, dos fracos não reza a história.
Muitas FELICIDADES

Voos de Ligação:

Voo 1274 Parabéns Comandante – Victor Barata
Voo 1275 Parabens Comandante – Santos Oliveira

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Voo 2176 QUEM É CAPAZ DE RECORDAR O NOME DOS FOTOGRAFADOS?



Pierre Fargeas
Técnico Francês de All III
França


Bom-dia Victor,

Ainda uma fotografia dos monstros da mecânica da BA 12
Cordialement à todos

Pierre.

sábado, 26 de fevereiro de 2011

Voo 2175 PARABÉNS COMANDANTE!



Santos Oliveira
2º.SargºMil.Ranger
V.N.Gaia



Especialmente para o 2º CMDT João Carlos, de quem desconheço o Mail

Santos Oliveira

Voo 2174 PARABÉNS,COMANDANTE!





Companheiros,
Hoje completa o seu 49ºaniversário o Comandante João Carlos.
Em meu nome pessoal, assim como de todo o comando e respectivo efectivo desta BASE, queremos desejar-te um dia muito feliz na companhia de todos aqueles que te são queridos.
É bom que comeces a pensar na festa que vais fazer no próximo, entras na metade de século!

Victor Barata

A Giselda e o Miguel Pessoa, deixam-te esta significativa mensagem de parabéns
.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Voo 2173 JULGO QUE É O PADILHA?...




Elmano Duarte
2ºSargº.PA
Terceira-Açores



Com a vossa permissão Senhor Comandante.
Quanto ao voo 2163 e uma vez solicitada a ajuda na identificação, julgo que a equipe de l2 camaradas junto ao FIAT, dos 7 de pé e precisamente ao centro, de braços cruzados não será o Sargento Padilha? julgo que acertei, era um bom amigo nunca mais soube dele.

Legenda:Linha da frente dos Fiat’s G91 da Base Aérea nº12,Bissalanca.
Foto:João Santos (direitos reservados)

Caro amigo e Comandante Vitor enviei fotos da BA12 á uns dias será que chegou?.
Folgo muito pela tua recuperação á vista.
Parabéns pelo regresso em força ao camarada Vitor e votos da continuação de um bom Comando á frente doe destinos da Grande BA12 Bissalanca - Guiné.

Um abração

Elmano Nunes.

Voos de Ligação:

Voo 2163 Mais uma aterragem do Mário. Mário Santos

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Voo 2172 O NOVO CEMFA.


Ontem
Antigo aluno nº290/66 do Colégio Militar


Hoje
Chefe do Estado Maior da Força Aérea




O Presidente da República dá posse amanhã, quarta-feira,dia 23, ao novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José António de Magalhães Araújo Pinheiro, numa cerimónia no Palácio de Belém.


O novo chefe do Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), José Pinheiro, é o general mais novo a usar quatro estrelas prateadas e marca o corte geracional com os pilotos que estiveram nas guerras ultramarinas.

José António de Magalhães Araújo Pinheiro, 54 anos, entrou para a Academia Militar logo aos 17 anos (1973) e quando o ambiente castrense já lhe era familiar: filho de um oficial do Exército, passou os primeiros anos da vida escolar no Colégio Militar - onde foi colega de turma do actual presidente da Câmara Municipal de Sintra, Fernando Seara, com quem privou de muito perto enquanto director da Academia da Força Aérea (2004-2008).

"Tenho dele a imagem de uma pessoa muito competente e compenetrada do conceito de serviço público, totalmente dedicada à Força Aérea, com uma paixão total por aviões e que não esquece os amigos", declarou o autarca ao DN. Das férias de infância em Espinho ou das traquinices no Colégio Militar, Fernando Seara tem boas memórias e não entra em pormenores - mas garante que o amigo "não saía clandestinamente [da escola] para ir ver o Benfica e não fingia, com toalhas, que estava alguém na sua cama".

Conhecido no Colégio Militar como "Baco" e na Força Aérea como "Pinus", José Pinheiro é o segundo piloto-aviador mais novo a chegar ao generalato desde o 25 de Abril, com 47 anos (e o primeiro a partir de 1978).

Oriundo dos caças (por "oposição" aos pilotos dos helicópteros ou dos transportes), iniciou--se nos F-86F e foi um dos pioneiros a voar os A-7P, que foi buscar aos EUA em 1981. Ninguém se lembra de algum episódio, mas vários oficiais deram como certo que José Pinheiro também apanhou alguns sustos a bordo daquelas aeronaves.

Origem do Voo:

DN-Gente




Voo 2171 O RELÓGIO DO " DO 27".






João Henriques
Esp.MRádio
Vancouver
Canadá



Senhor comandante,
Espero que tudo esteja a correr bem depois da operação a vista.
Apesar de não escrever muito, todos os dias me apresento na base, fins-de-semana feriados, etc.
Tenho comigo uma recordação (uma relíquia), tirei-a de uma DO 27 em Tancos, na altura que começaram a ser abatidas.

Não era a minha especialidade, por isso num dia de verão com bastante calor, só apalpando e que o consegui tirar.
Esperava desapertar uma porca e afinal tinha que apertar as duas pontas e puxar para traz, nessa altura já eu transpirava
bastante pois pensava que o serviço se fazia com mais rapidez.
Sei dizer que depois de 36 anos, a máquina deixou de trabalhar.
Vou ainda tentar repara-lo, se não conseguir, tentarei através da internet com algum nosso camarada, pois os médicos também fazem operações dessa maneira.
E um relógio que vou guardar sempre comigo e por isso o trouxe para Vancouver.
Fiz a minha parte e agora resta-me desejar felicidades a todo o pessoal desta base.
Rápida recuperação ao nosso comandante.

João Henriques

VB: Boa Noite, João.
Desde quero agradecer-te a preocupação com a minha saúde, não estou ainda a 100%,mas já posso ir dando umas voltitas.
Sobre os relógios dos DO 27,na Guiné foram retirados porque paravam pouco tempo no painel de instrumentos, pois se pode ver, era um instrumento muito bonito e útil
.

Devo dizer-te que possuo alguns instrumentos dessa aeronave,mas esse nunca o consegui “adquirir” pelo facto de estar sempre”esgotado”.


Voo 2170 CAIU DE PÁRA-QUEDAS NA PISTA!SEJAS BEM VINDO,VICTOR.



Victor Tavares
1ºCbº.Paraqª.
Águeda



Comandante Victor Barata.
Antes de mais desejo que te encontres bem de saúde , e que o problema com a tua vista esteja resolvido.
Serve este contacto para solicitar, caso seja do vosso interesse a adesão ao vosso blogue.
Sou o Victor Tavares, ex 1º cabo para quedista da CCP121-BCP12, vosso vizinho em Bissalanca.
Já verifiquei que se encontram instalados no vosso blog alguns camaradas para quedistas , se assim o entenderem eu gostaria de fazer parte desse comando aéreo.
Despeço-me enviando um abraço fraterno para todos e em especial para ti.

Victor Tavares

VB:Caro Companheiro Victor, não necessitas solicitar adesão para entrares neste espaço, ele é teu.
Pois é uma honra muito grande para nós poder contar com a tua entrada na nossa tertúlia “Linha da Frente”.As tuas vivências da guerra da Guiné contadas na primeira pessoa, é seguramente uma mais valia para o engrandecimento de nosso espaço.
A pista está livre, faz-te a ela e aterra, estamos já com os braços no ar para te receber
.

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Voo 2169 A FAP,UMA GRANDE UNIVERSIDADE.


Paulo Castro
Esp.OMET
Sócio nº1 e Fundador da AEFA (Ass. Especialistas da Força Aérea)

Porto

Meu caro Comandante.

Registei o teu comentário ao meu voo 2157.
Agradeço-te as condolências. Mais que as lágrimas, mais que um choro intenso, visível ou disfarçado, é sentir que os "nossos", a quem ajudamos a crescer, a ser gente nos traíram. Sabes há aí um grupo de jovens aventurados que são muito mais inteligentes que nós, mais dinâmicos, mais entusiastas e com uma visão mais globalizadora. São o fruto da chamada formação informal. Mas este programa não consegue fazer passar a mensagem sem a qual, nunca cresceremos como povo. E, constato, que aquela casa que ainda considero a minha grande universidade - a FAP - a partir de não sei quando - posso saber se isso for útil -, se demitiu, objectivamente da sua grande virtude que era formar, formar jovens. Mas meu caro Comandante, estou a fugir do tema, e só te queria agradecer a condolências que me envias nesse voo 2157.
Juro que não me recordo, Mas creio que o RDM me confere três ou cinco dias de férias de nojo conforme o grau de parentesco.
De onde, para não dizerem que sou baldas vou"nojar" durante três meses. Exactamente três meses. Começou a 17 de Fevereiro e vou respeitá-lo em prol de um "ente"que nos é muito querido.
Sobretudo os ESPECIALIALISTAS DA FORÇA AÉREA PORTUGUESA!

"Que parvo que sou"

Se V. Exªa me permite, retiro-me em férias de nojo, em versão civil.

Paulo Castro

Voo de Ligação:

Voo 2157 Uns têm espinha outros não! - Paulo Castro

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Voo 2168 NOVO CEMFA.


Ten.Gen.Pilav.José António de Magalhães Araújo Pinheiro



O Presidente da República dá posse quarta-feira à tarde ao novo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, José António de Magalhães Araújo Pinheiro, numa cerimónia no Palácio de Belém.

O Tenente-General José António de Magalhães Araújo Pinheiro nasceu em Figueiró (Amarante) em Novembro de 1956.

Ingressou no Curso de Aeronáutica da Academia Militar em 1973 e foi brevetado, nos EUA, em Dezembro de 1977.

Colocado na Base Aérea nº5, em Monte Real, completou na Esquadra 201 o Curso Operacional no F-86F.

Entre 1981 e 1985, esteve colocado nas Esquadras 302 e 304, ambas a operar o A-7P.

Frequentou o Curso Geral de Guerra Aérea em 1985/86.

Regressado à BA5, voltou a desempenhar funções na Esquadra 304, que comandou de Outubro de 1988 a Setembro de 1990.

Comandou o Grupo Operacional 51, em Monte Real, de Setembro de 1990 a Agosto de 1991.

De Agosto de 1991 a Março de 1993, esteve colocado na 3ª Divisão do Estado-Maior da Força Aérea, na Repartição de Operações.

Entre 1993 e 1996, desempenhou funções na NATO/SHAPE, no Reaction Forces Planning Staff

(Air Section), em Mons, Bélgica.

Em Agosto de 1996 foi nomeado 2º Comandante da Base Aérea nº5, funções que desempenhou até Março de 1999.

Colocado no Estado-Maior General da Forças Armadas, chefiou a Repartição de Planeamento Estratégico Militar até Outubro de 2000.

Comandou a Base Aérea nº 5 de Outubro de 2000 a Outubro de 2002.

Frequentou o Curso Superior de Guerra Aérea em 2002/2003, findo o qual exerceu as funções de assessor do Vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea.

Em Fevereiro de 2004 assumiu o Comando da Academia da Força Aérea, em Sintra.

Em Maio de 2008, foi nomeado 2º Comandante do Joint Force Command Lisbon/NATO, em Oeiras, onde permaneceu até Janeiro de 2009.

Desde Fevereiro de 2010, é o Comandante da Instrução e Formação da Força Aérea.

Na sua folha de serviço constam diversas condecorações e louvores.

É casado e tem uma filha.

Procedência do Voo:

EMFA

Voo 2167 HÁ CADA ZÉ!..




Victor Sotero
SargºMôr EABT
Damaia



Bom dia, meu Comandante.
Bons dias ao "Comando", à "Linha da Frente" e a todos os "Zés" que nos espreitam.

Sempre que me desloco ao Hospital da Força Aérea, por lá encontro não só companheiros de agora como tambem companheiros de outros tempos.
Por vêzes apresento o nosso BLOG a um ou outro "Zé".
Com o intuito de cortar o cabelo, desloquei-me à barbearia, local onde normalmente se "sabe de tudo" e onde se encontravam alguns "Zés" nossos "conhecidos".
O nosso "Zé" SABICHÃO, mal me encara e começa logo:
-De facto, o BLOG é necessário. É mesmo muito necessário. Eu até já sabia do BLOG, mas só agora é que o vou visitando.
Sabes, há sempre quem diga mal e tambem quem diga bem. Temos de ter respeito pela pessoa que o estudou e organizou porque há muito trabalho que tem
de ser feito até chegar à leitura.
O BARBEIRO, um velho amigo mas muito gozão, logo nos confidenciou:
-Bem, o BLOG precisa é de ser bem escanhoado. Tem umas patilhas um pouco grandes que são capazes de não passar na revista das Sextas-feiras.
Quanto à brilhantina, acho que assim é que está bem. Nem de mais nem de menos.
Ao lado, escutando a conversa e "doido" para se meter, o "Zé" DIZ MAL DE TUDO, foi perentório:
-Que grande porcaria! Aquilo do BLOG da BA12, interessa a alguem? Eu faria muito melhor! Sabem lá fazer um BLOG! Ainda por cima não gramo os tipos que
por lá aparecem. Já se viu um BLOG, ainda por cima com poesia?
Quanto a mim, o BLOG deveria... bem, quer dizer, bem, agora não me recordo. Eu digo é que o BLOG não interessa a ninguem, agora porquê!...
Nesta altura, o meu amigo "Zé" PUCHA A ORELHA, interrompeu para dizer:
-É melhor é cortares o cabelo e deixar crescer as ideias, ouviste ó idiota?
O "Zé" COLABORADOR, que se levantou para se sentar na cadeira do barbeiro, já com a toalha colocada foi dizendo:
Claro que o BLOG ainda é um jovem. Terá as suas falhas, mas estou convencido de que com a continuação ele há-de atingir a perfeição que todos desejamos.
Cá por mim, vou colaborar em tudo o que saiba e possa.
O "Zé" ARRANJA TUDO que lia o jornal mas atento ao desenrolar, confidenciou:
-Quando precisarem de arranjar alguma coisa lá no BLOG, é só dizerem. Tenho prática de automóveis (travões e carburadores), transistores, aparelhos de medida,
centrais elécricas e mais não sei o quê.
O "Zé" MEMORIA que a um canto da sala não perdia nada da conversa, disparou meio irritado:
Irra!...
Ainda não perceberam que se trata de um BLOG criado por um ex-combatente que teve a sua comissão de serviço na Guiné?
É uma pessoa que tem todo o gosto e prazer em ter uma BASE aberta a todos os militares mas que acima de tudo dá grande valor áqueles que escrevem relatos
na primeira pessoa de acontecimentos vividos na Guerra de África.
E... sabem que mais? A guerra de África ainda não está toda contada!
O dia estava já a ficar escuro. Aproximava-se uma grande "carga de água" vinda do Céu.
Despedi-me e fui para casa onde me esperava um bom banho, após o qual, com o meu pente de três lãminas cortei eu próprio o meu cabelo.

Despeço-me do "Comando", da "Linha da Frente" e de todos os "Zés" com um até breve.

Sotero

VB: Boa-Noite, Victor.
Mais uma demonstração da tua veia humorística. De facto, estes teus voos deixam-nos com uma disposição feliz.
Pois Companheiro, já estamos a voar nas condições normais, depois de todos os contratempos com que deparamos


Voo 2166 OS HERÓICOS COMBATENTES DO BCP 12.



Guiomar Silva
2º SARG MELEC
Abrantes/ Moita





Os meus cumprimentos a toda a base e respectivos comandantes.

Adoro ler os relatos do camarada Dâmaso, fico sempre "de lágrima no olho" porque sei o quanto de realismo e verdade tem tudo aquilo que ele conta na 1ª pessoa. Conheci muitos daqueles heróicos combatentes pessoalmente, oficiais, sargentos e praças alguns deles mortos em combate durante a minha presença no BCP12. Bem hajas Dãmaso por relatares todos estes e outros acontecimentos para que todos saibam do sofrimento desses bravos. Fico á espera do teu livro e de poder dar-te um abraço pessoalmente.
cumptos!

Voo 2165 FOI REPOSTA A VERDADE.




Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria


Saudações aeronáuticas ao comando e restantes colegas.
Assim como há uns meses reclamei, o mau estado em que se encontravam as estátuas, aos combatentes e, às mulheres dos combatentes em Leiria, também hoje, dou a conhecer que a situação se alterou para muito melhor.No passado dia 05 do corrente mês, o núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, reinaugurou, com a presença das autoridades oficiais, a estátua aos combatentes na Avª. 25 de Abril. A estátua foi reparada, depois de vandalizada, foi levantado o pedestal e, foram colocadas pedras, coladas lateralmente ao pedestal, com os nomes de todos os militares do concelho de Leiria, falecidos nas antigas províncias Ultramarinas. Igualmente foram arranjados e ajardinados os espaços envolventes, dando muito mais dignidade à estátua e, tudo o que ela representa.

Legenda: Estátua antiga.

Foto:Fabricio Marcelino(direitos reservados)

Legenda: Estátua actual.

Foto:Fabricio Marcelino(direitos reservados)

Estão portanto de parabéns, o núcleo de Leiria da Liga dos Combatentes, a Câmara Municipal e, Junta de Freguesia de Leiria que segundo tenho conhecimento, contribuíram para que tudo se alterasse.

Também a estátua às mulheres dos combatentes, tinha sido vandalizada e, estava totalmente ao abandono. A mesma, foi retirada do local onde se encontrava e, foi para reconstruir, estando para breve a sua reinauguração, noutro local da cidade, num sítio que lhe dá a dignidade que merece, até porque é a única no país.
Para que os colegas vejam a diferença, junto as fotos do antes e de agora.
Um abraço
Marcelino

Voos de ligação: