domingo, 3 de fevereiro de 2013

VOO 2689 FIAT G-91 E OS ESPECIALISTAS



João Carlos Silva
Esp. MMA
Sobreda


Companheiros,
Revendo o FIAT G-91 que tão importantes serviços prestou à Força Aérea Portuguesa e a Portugal, de 1965 a 1993, e por ter tido conhecimento recente da existência de um almoço anual de Pilotos da Esquadra 301 que congrega todos os que voaram esta aeronave na Guerra do Ultramar, no Continente e nos Açores (e também as aeronaves posteriores como o Alpha-Jet e o F-16), comecei a lembrar-me dos Especialistas que contribuiram para a operacionalidade da mesma.
 
FIAT G-91 5445 - BA-1 Museu do Ar
Foto: João Carlos Silva

Desta forma, pedindo desde já desculpa pelo reduzido número face aos que no FIAT G-91 trabalharam ao longo desses 28 anos, trago aqui o nome de alguns dos Companheiros Especialistas que conheci e com quem trabalhei enquanto no activo ou que conheci posteriormente e até recentemente. Muitos mais existem, mais antigos e mais novos, alguns que eu involuntariamente estarei a esquecer, outros que não conheço e outros que eu até se calhar conheço, mas, não tendo sido meus contemporâneos na FAP, não sei que tenham trabalho no FIAT G-91.
Ao tentar colocar a unidade em que trabalharam no FIAT G-91, fico com algumas dúvidas. Tenho ideia que quem esteve no Ultramar nas esquadras que operaram esta aeronave passou primeiro pela BA5, mas, apenas encontro referência à presença do FIAT nessa base de 1965 a 1966, o que inviabilizaria que alguns Companheiros aí tivessem trabalhado, no que ao FIAT G-91 diz respeito, provavelmente apenas o fizeram nos F-86. Também, no regresso do Ultramar fico com dúvidas se trabalharam ainda no Montijo – BA6 Esquadra 62 Jaguares (passou a 301 em 1978).

Aqui fica a referência a alguns dos Especialistas que trabalharam no FIAT G-91 e que me vieram à memória passados estes anos.
Como disse anteriormente, faltam muitos mais, nomeadamente de Moçambique AB7 Esquadra 702 Escorpiões e dos que, em finais de 74, tenham trabalhado nos que foram destacados em Angola BA9 Esquadra 93 Magníficos.


Cabos Especialistas que trabalharam em FIAT G-91

 Quem desejar contribuir para complementar esta lista, é bem vindo.
Um abraço a todos os Especialistas, Operacionais da Linha da Frente e Visitantes deste espaço,

2 comentários:

  1. Lista actualizada hoje, 4 de Fevereiro, com os contributos do Victor Barata, Victor Bartolomeu e Vicente Bráz.

    ResponderEliminar
  2. Lista actualizada hoje, 15 de Fevereiro, no "VOO 2697 MAIS UNS QUANTOS PARA A LISTA DO FIAT G91" com os contributos de Cristiano Valdemar e Edmundo Areal.

    ResponderEliminar