Uma mensagem enviada pelo nosso companheiro da LINHA DA FRENTE, Miguel Pessoa,em que nos conta este episódio da queda de um DO 27.
Hoje,recordar é viver,naquele dia os tripulantes talvez dissessem, "Quero viver para recordar"!
 Inicio da recuperação do Avião DO 27
 Inicio da recuperação do Avião DO 27no dia seguinte à queda.Repare-se no terreno pantanoso.
 Continuação da recuperação do avião
 Continuação da recuperação do avião O Fur.Pilav.Mota já em Bissau,junto ao
 O Fur.Pilav.Mota já em Bissau,junto aoavião depois de ter sido recuperado
       No dia 17 de Novembro de 1973 este DO 27 que vemos nas imagens,foi requisitado para se deslocar a Catió,com a missão de proceder a uma evacuação.
     A sua tripulação era constituída pelo Fur.Pilav.Mota e pelas EnfªPára Giselda e Natália,esta ainda "Pira",encontrava-se numa fase de adaptação.
    Quando passavam a baixa altitude ao lado da ilha de Como,sobre a costa marítima,o motor parou e o piloto foi forçado a amarar(talvez o termo mais correcto seja alodar...),tendo os tripulantes saído do DO,refugiando-se junto à margem,ainda dentro de água.
    Por sorte passou um navio da Marinha próximo,que resolveu investigar aquele novo monumento na costa e que recolheu o pessoal passadas duas horas da queda. No dia seguinte,a recuperação do avião foi dificultada pela subida da maré,acabando o DO,numa primeira tentativa de içagem,por cair novamente na água,ficando ainda mais danificado... Foram maiores os estragos nessa altura do que na altura da queda!.
Miguel Pessoa
Cor.Pilav.(Reserva) 
 
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