
Fernando Moutinho
Cap.Pil.
Alhandra
OVNIS
Sei que o assunto OVNIS é controverso mas, acredito na possibilidade da existência de outros seres no Universo.
Por mim nunca vi nada que não pudesse ter identificado.
Já agora, não resisto a contar duas pequenas histórias acontecidas comigo, ambas, quando estava na B.A.9 em Luanda.
No princípio duma noite, estava de serviço às Operações na Base, quando recebo uma chamada telefónica da Torre de Controle (Civil) dizendo que estavam a ver uma luz no horizonte que variava de posição de forma esquisita. Desloquei-me ao Controle e após uns momentos de estudo do fenómeno, verifiquei que era uma estrela que além de ser tapada momentâneamente por farrapos de nuvens, devido à altura do astro (pouco acima do horizonte), sofria efeitos de refracção que dava origem a variações esquisitas. Disse-lhes o que era e que após algum tempo com a subida do astro, iriam verificar que era pura e simplesmente uma estrela. Confirmou-se.
Outra vez, voava num F-84G à vertical da Base, de dia, a cerca de 11.000 pés quando me apercebo de qualquer coisa a passar por mim. Seria demasiado pequena para avião e demasiado alto para uma ave. Claro que manobrei para encontrar o objecto. Queria saber o que era.
Com dificuldade, consegui.
Ri-me!
Era um balão meteorológico, daqueles que eram lançados de hora em hora para medição de ventos e outras indicações em altitude...
Fernando Moutinho