Paulo Moreno
Sol.Fotogº.FAP
Embra
Marinha Grande
O mítico F-86F Sabre, esteve ao serviço da FAP, de 1958 a 1980 22 anos e onde foram largados 188 pilotos portugueses (informação retirada do livro de memórias, Cap. PILAV F. Moutinho) a quem muito agradeço, com elevada estima e consideração.
Os F-86F Sabre, tiveram durante algum tempo a frota dividida em duas Esquadras, a 51 «Falcões» e a Esquadra 52 «Galos» esta criada em Janeiro de 1960, na altura foram atribuídos os aviões numerados de 5301 até 5332 aos «Falcões» e do 5333 até 5365 aos «Galos»
a única diferença seria mesmo a pintura dos aviões e o seu emblema, pois ambas as Esquadras tinham a mesma missão de caça e intercepção, e missão secundária de ataque ao solo, das informações recolhidas a não continuação da Esquadra 52 «Galos», que foi desactivada em 12 de Junho de 1961, deveu-se à transferência de meios Pilotos e Mecânico para Bissalanca, quando os F-86F começaram a operar na Guiné. De notar que o histórico «Ferry» de 8 F-86F Sabre, da «Missão Atlas», foi a 8 de Agosto de 1961 dando início ás camisões e rotação do pessoal, Pilotos e Mecânicos dos F-86F Sabre. Devido ao pouco tempo de existência da Esq. 52 «Galos» pouco material fotográfico aparece divulgado, ou não existe, o pouco que tenho arquivado, são cópias do desenho original, de onde nasceu o emblema dos «Galos» e que com muito gosto partilho.
Já foram divulgadas fotos do F-86F com a pintura Vermelha da Esq. 52, em território Africano o que quer dizer que mesmo depois da Esq. desactivada, os «Galos» ainda continuaram a voar, e para longe.
A Esq. 52 «Galos», provavelmente uma das Esquadras que teve menos tempo de existência na FAP.
Ironia do destino, uma esquadra preparada para combater foi sacrificada devido à Guerra.
Nesta magnífica foto  já 
com  50  anos, 
uma  visão  rara 
e  histórica,  (que 
nos  faz  viajar 
no  tempo)  dois 
F-86F  Sabre  o 
5361  e  5362 ambos 
fizeram  parte  da 
histórica  «Missão  Atlas» 
aqui  a  voarem 
sobre  a  Guiné.   
Quem serão os Pilotos?
O  F-86F 
5361  encontra-se  no 
Museu  do  Ar 
em  Sintra  um  pouco  mal 
tratado  é  cero, 
mas sente-se  a  história 
do  avião,  é 
um  tesouro,  que 
fez  parte  de 
um  período  muito 
significativo  da  história 
da  FAP.
Obrigado,  Paulo 
Moreno
VB: Excelente
trabalho, Paulo!
Certamente que ainda vais deixar alguém com uma “lágrima no canto do olho!?...”
 





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Bom dia. Conseguem confirmar-me que o 5361 tinha a pintura da Esquadra 52 - Galos?
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