
Arnaldo Sousa
Esp.MMA
Lisboa
Aeroporto Marítimo de Cabo Ruivo
Já  certamente todos passearam à beira do Tejo entre Cabo Ruivo e Ponte Vasco da Gama. Mas será que tinham conhecimento  que existiu ali um aeroporto marítimo internacional ?.
O  aeroporto marítimo de Cabo Ruivo criado em 1942, estava localizado onde hoje se situa o Parque das Nações , mais propriamente a doca dos Olivais onde está instalado o oceanário . Depois  de amararem na zona mais larga do estuário do Tejo conhecida por mar da  palha, os aviões dirigiam-se para a zona de  desembarque em  cabo Ruivo, onde a companhia de aviação Pan América tinha um terminal.
Os  passageiros com destino á Europa seguiam para o Aeroporto da Portela, que tinha sido inaugurado em Outubro de  1942,tendo sido construída a av. de Berlim para acesso ao mesmo.  Os  aviões utilizados pela Pan América eram os Boeings 314 conhecidos por Yankee Clipers  encomendados  por esta companhia de acordo com requisitos  pré  definidos, e  partindo do bombardeiro XB 15.  
Era um  avião luxuoso para a época, a bordo nada faltava nem podia faltar, desde restaurante com louça de porcelana e  talheres de prata,zona de lazer e dormitório, pois de Nova York a Lisboa o voo  demorava 22 horas ! fazendo  escala,  nos Açores .  O valor da passagem a preços  actuais seria de 7000 euros,  fazendo dele um avião só para ricos!
A  partir de 1941 curiosamente o voo de regresso aos EUA fazia escala na Guiné em Bolama, e seguia pelo equador até às  Caraíbas - Porto Rico e finalmente Nova York
Em  Fevereiro de 1943 devido a má visibilidade ocorreu um acidente no Tejo durante uma amaragem que provocou 24 mortos e  15 sobreviventes.
Este  aeroporto marítimo foi desactivado na década de 50
Para  saberem mais curiosidades sobre os Clipper em Lisboa não deixem de aceder ao blog     www.narotadoyankeclipper.blogspot.com 
assim  como    www.mcguinnessonline.com/.../flyingboat2.htm 
http://www.bluegrassairlines.com/bgas/clip01.htm podem ver os  horários e destinos
características técnicas
| MODEL | Model 314A | |
|  PASSENGERS | 74 | |
|  ENGINE | 4 x Wright   R-2600 Cyclone 14, 1193kW | |
|  WEIGHTS | ||
|     Take-off   weight | 37421 kg | 82500 lb | 
|     Empty weight | 22801 kg | 50268 lb | 
|  DIMENSIONS | ||
|     Wingspan | 46.33 m | 152 ft 0 in | 
|     Length | 32.31 m | 106 ft 0 in | 
|     Height | 8.41 m | 28 ft 7 in | 
|     Wing area | 266.34 m2 | 2866.86 sq ft | 
|  PERFORMANCE | ||
|     Max. speed | 311 km/h | 193 mph | 
|     Cruise speed | 295 km/h | 183 mph | 
|     Ceiling | 4085 m | 13400 ft | 
|     Range | 5633 km | 3500 miles | 
Doca dos Olivais nos anos 60  vendo-se ainda um Clipper em terra- CML
 




 















 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
