Jorge Mendes
2ºSargºMil.EABT
Coimbra
Continuando o voo 1600 estamos no dia 9 de Junho de 1971.
Eram cerca das 3 horas da manhã apanho o comboio correio na Estação Velha(Coimbra B), fazendo as últimas despedidas ao meu pai e ao meu sogro que me tinham acompanhado à estação.
Por volta das 10 horas estou no Cais da Rocha do Conde de Óbidos para apanhar o navio "CRUZEIRO" Vera Cruz.
No dia seguinte 10 de Junho atracamos no Funchal , onde permanecemos algumas horas , aproveitando para dar uma passeata no Funchal da à 39 anos.
Aqui entra uma Companhia do Exército com destino Angola (ou S.Tomé, já não estou certo)
A viagem decorre normalmente.
O Vera Cruz ia com a lotação cheia.Era pessoal do Exercito onde pontificava pelo extremo militarismo uma Companhia de Cavalaria.Da nossa Força Aérea seriamos não mais de 40(se a memória não me falha )
Um dia estou de serviço de Sargento de Dia à Força Aérea e aquilo que menos esperava aconteceu.
Imaginem qual o meu azar que nesse mesmo dia os Zés Especiais resolvem efectuar um levantamento de rancho .Por meu intermédio pediram licença para se sentar a mesa (eu solicitei a respectiva autorização ao Capitão Oficial de Dia(pertencia à Compª de Cavalaria).De imediato após alguns segundos sentados à mesa è pedida autorização para se retirarem.Nem sequer olharam para a comida(não era difícil adivinhar, pois era sempre a mesma coisa, muito má).Fiquei "à rasca, mas obviamente solicitei ao Oficial de Dia autorização que foi concedida e os Zés retiraram-se.
De imediato o Oficial de Dia chamou-me e numa voz com tom nada amistoso disse: O pessoal da Força Aérea fez levantamento de rancho e você e todos vão ser linchados(não foi bem a palavra linchados mas outra que não será difícil adivinhar).
Eu respondi que tudo o que foi feito, isto é o sentar á mesa e o levantar da mesa eu enquanto Sargento de Dia tinha tido a autorização dele,ao que ele me disse que eu tinha obrigação de saber o que se estava a passar, e a minha resposta foi de que segui a autorização dele.O assunto teve outros desenvolvimentos e como acabou não interessa, mas acabou sem sequelas para ninguém.
A minha preocupação foi logo que tive oportunidade saber , como é que os Zés estavam, pois no barco não tinham própriamente ao lado um restaurante ou um tasco para comer.
Ingenuidade minha..................... ao fim de alguns minutos vou dar com todos na sala de refeições da tripulação a comer e beber do bom e do melhor .A convite do Carlos Santos meu colega de Abastecimentos e meu conterrâneo de Coimbra , lá me sento também e ajudo festa..
Não há dúvida que o espírito Especialista vem sempre ao de cima , qualquer que sejam as circunstâncias.
Nesta viagem infelizmente na zona do Golfo da Guiné , quando estavam a ver um filme na Ré e ao fugir de uma forte chuvada caiu ao mar um Cabo do Exercito.Após buscas de muitas horas nunca mais foi encontrado.
Estas buscas atrasaram a viagem em cerca de 12 horas.
Ainda estivemos ao largo de S.Tomé, onde através de barcaças sai uma companhia do exército e entra outra , a que foi rendida.
Lembro-me que á volta do Vera Cruz e enquanro decorreram estas manobras , ter comprado (a um dos muitos indigenas que andavam a fazer o seu comércio ) um cacho de bananas vermelhas por 5 escudos.Foi a única vez que vi bananas com casca desta cõr.
Lá seguimos viagem e no dia 20 de Junho atracamos em Luanda
Legenda: A bordo do paquete"Vera Cruz"que me transportava para a Beira.
Foto:Jorge Mendes(direitos reservados)
Legenda: A bordo do paquete Vera Cruz, da Companhia Nacional de Navegação,eu e o Zé António.
Foto:Jorge Mendes(direitos reservados)
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Legenda: A bordo do paquete"Vera Cruz"que me transportava para a Beira.
Foto:Jorge Mendes(direitos reservados)
Legenda: A bordo do paquete Vera Cruz, da Companhia Nacional de Navegação,eu e o Zé António.
Foto:Jorge Mendes(direitos reservados)
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Numa das fotografias que junto , estou ao lado do Furriel do Exercito , Zé António(meu amigo, colega de liceu e das andanças do futebol e que mais tarde vi a saber esteve em destacamentos com o nosso grande Amigo Carlos Ferreira ex-presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA).
Fica a faltar a parte 3.Para a semana se não houver congestionamento de voos , proceder-se-a à sua aterragem com a devida autorização do Comando .
Um abraço .Bom Dia de Semana.
Jorge Mendes