sexta-feira, 9 de abril de 2010

VOO 1600 A MINHA VIAGEM DE MONTE REAL PARA A BEIRA-MOÇAMBIQUE(1ºPARTE)





Jorge Mendes

2ºSargºMil.EABT
Coimbra




Era segunda feira de Páscoa de 1971.
Ao almoço quando me dirigia para a messe um colega Furriel da Secretaria Geral , diz-me:
É pá estás mobilizado para Moçambique.Como duvidei, pensando que ele estava a brincar, voltamos à secretaria onde ele me mostrou a Ordem de Serviço que iria sair nesse dia..
Não sei o que era o almoço, mas facto é que o apetite já não foi muito.
O ser mobilizado não seria surpresa para qualquer um de nós, mas o momento é que não vinha nada a calhar.Sendo eu casado , a minha mulher estava grávida estando previsto o parto para meados de Maio. Ora como estávamos no inicio de Abril , como devem calcular a pancada foi forte.
Segundo a Ordem da Aeronáutica eu deveria estar na 3ªRegião Aérea até finais de Abril.
Então como fazer?
Primeiro foi fazer "ronha" nas inspecções médicas para demorar mais algum tempo e em segundo lugar fazer um requerimento ao Comando da 3ª RA, explicando o motivo . de forma a que o meu embarque fosse adiado em 30 dias , de modo a que eu estivesse junto da minha mulher quando do nascimento da criança..
Um oficial da BA5 disse que independentemente da resposta ser positiva ou negativa eu não deveria embarcar sem que a Região Aérea enviasse o seu veredicto.
Assim não pensou o Capitão da Secretaria pois como havia algum curto circuito entre nós(eu trabalhava no Controlo das Oficinas Gerais e numa dada altura não lhe fiz a vontade na pintura da viatura dele, dado que ultrapassava os meus limites) e num momento de "pico etílico" resolve colocar-me na lista de embarque.
O que fazer?
Faltei , e como é óbvio ele saltou-me em cima .
Como resolver a situação?Fácil quando os Homens com H grande são bons e não lhes falta o bom senso.
Através do meu chefe Capitão Conduto (Comandante da EMI) fui recebido pelo Comandante da BA5, Senhor Coronel Barbeitos de Sousa , que depois de devidamente informado , me fez as seguintes perguntas:
-Quando está previsto o parto?
-É católico?Pretende baptizar a criança?
Respondi:
O parto está previsto para meados de Maio.Sou católico e gostaria de baptizar a criança.
O Comandante Barbeitos de Sousa diz:
Traga aí um papel para férias , vá para casa ,aguarde pelo nascimento e que o baptismo seja logo de seguida.
Logo que seja efectuado o baptizado , deve apresentar-se de imediato aqui no Comando , dando conhecimento ao Sr. Capitão Conduto.
Estávamos em meados de Abril.
A minha filha nasceu a 16 de Maio , o baptismo foi em inicio de Junho e embarquei no Vera Cruz em 9 de Junho.
Claro que o Capitão da Secretaria não gostou nada e só dizia que a Força Aérea era uma tropa de "cunhas"
Durante toda a minha vida não esquecerei a atitude nobre e especialmente Humana do Sr. Comandante Barbeitos de Sousa , com a ajuda do Sr.Capitão Conduto.
São estes factos que nos enriquecem.Lamentavelmente nenhum destes dois Grandes Homens está entre nós.

Foto:Jorge Mendes(direitos reservados)

Pelo meio destas andanças , houve um acidente (só latas) com o meu carro que ficou no estado que a fotografia mostra.
Lá tive que andar com o Fiat 1100 do meu pai.
Na parte 2 irei narrar a viagem no Vera Cruz até Angola.Vale a pena por dois episódios(infelizmente um deles provocou um morto).
Abraços
Jorge Mendes