O ERRAR É HUMANO,MAS À QUE REPOR A VERDADE!
No passado dia 25.1,com alguma consternação,embora ainda não muito crentes do que tínhamos lido,publicamos esta mensagem:
Percorrendo alguns artigos na Net,como faço habitualmente,deparo com um que me deixou estupefacto.A CAUSA DA MORTE DO COMT:MOURA PINTO.Sabia realmente que tinha falecido e,segundo as informações que me tinham fornecido e que eu fui transmitindo a quem me procurava,a causa tinha sido doença prolongada.
Venho a saber agora,passados 31 anos,foi vitima do acidente da TAP em 19.11.1977 no Aeroporto do Funchal!
Aqui reproduzimos uma foto,enviada pelo Arnaldo Sousa, quando se despediu da Guiné como Comandante da Zona Aérea e Piloto ,junto de pessoal que componha a linha da frente dos Fiat's:
A noticia a que me refiro, é esta publicada no mês de Dezemdro de 2007 pelo APTCA,Associação do Pessoal Tripulação e Cabine:
"Homenagem aos Tripulantes e Passageiros vitimados no acidente da TAP, 30 anos após 2007-12-03Por iniciativa do SNPVAC (Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil), na Igreja do Loreto em Lisboa, realizou-se no dia 20 de Novembro, às 19h30, uma Missa em Sufrágio por todas as vítimas, Tripulantes e Passageiros, do único acidente mortal com aviões da TAP, ocorrido a 19/11/1977 no Aeroporto do Funchal com o TP 425 vindo de Bruxelas.
Fizeram-se representar: TAP, SNPVAC, SPAC e APTCA
Tripulantes falecidos nesse acidente:
Cmt. João Mimo da Costa Lontrão
Copiloto Miguel Ângelo Guimarães Leal
Técnico de voo Gualdino Maria Moura Pinto Chefe de Cabine José António de Quental Paveia
Comissário de Bordo Carlos João Arroja Simões
Assistente de Bordo Gilda Soares de Varela Cid Cunha Maldonado"
Efectivamente,como não considerava-mos segura a noticia,no dia 31.1, procuramos junto fontes fidedignas um esclarecimento mais concreto sobre o assunto.
Entretanto também solicitamos,nos termos que trnscrevemos a seguir, um esclarecimento à APTCA sobre o fundamento da noticia e,caso houvesse erro,que fosse reposta a verdade:
Emos, Srs. Sendo nós editores do Blog "especialistas da Base Aérea 12",constituído por antigos Pilotos e Mecânicos que serviram a Força Aérea Portuguesa naquela unidade durante a guerra colonial sobre o Comando do então Cor.Pilav.Gualdino Maria Moura Pinto, recebemos um email que, publicamos neste nosso espaço, tendo como conteúdo a noticia que a seguir transcrevemos, publicada no site da APTCA,que nos deixou um pouco incrédulos:
"Homenagem aos Tripulantes e Passageiros vitimados no acidente da TAP, 30 anos após 2007-12-03Por iniciativa do SNPVAC (Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil), na Igreja do Loreto em Lisboa, realizou-se no dia 20 de Novembro, às 19h30, uma Missa em Sufrágio por todas as vítimas, Tripulantes e Passageiros, do único acidente mortal com aviões da TAP, ocorrido a 19/11/1977 no Aeroporto do Funchal com o TP 425 vindo de Bruxelas.
Fizeram-se representar: TAP, SNPVAC, SPAC e APTCA Tripulantes falecidos nesse acidente:
Cmt. João Mimo da Costa Lontrão
Copiloto Miguel Ângelo Guimarães LealTécnico de voo Gualdino Maria Moura Pinto
Chefe de Cabine José António de Quental Paveia
Comissário de Bordo Carlos João Arroja Simões
Assistente de Bordo Gilda Soares de Varela Cid Cunha Maldonado"
Sendo, como já se disse, este nosso espaço integrado por antigos companheiros daquele Oficial Pilav.que acompanharam os seus últimos dias de vida, vitimado por doença prolongada e assistiram à partida para aquele que seria o seu "último" voo,com a finalidade da reposição da verdade, perguntamos:
1 - O Gualdino Maria Moura Pinto a que se referem será a mesma pessoa a que nos referimos nós em função das indicações que aqui fornecemos?
Caso seja:
1 - Julgamos que esta noticia não carece de fundamento e que, embora datada de 2007, deve ser rectificada.
2 - Desconhecia-mos que as tarefas por si desempenhadas tenham sido as de Técnico de voo?!...
Sem outro assunto e agradecendo a vossa resposta, despedi-mo-nos com Saudações Aeronáuticas
Victor Barata
de "Homenagem aos Tripulantes e Passageiros vitimados no acidente da TAP, 30 anos após 2007-12-03Por iniciativa do SNPVAC (Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil), na Igreja do Loreto em Lisboa, realizou-se no dia 20 de Novembro, às 19h30, uma Missa em Sufrágio por todas as vítimas, Tripulantes e Passageiros, do único acidente mortal com aviões da TAP, ocorrido a 19/11/1977 no Aeroporto do Funchal com o TP 425 vindo de Bruxelas.
Fizeram-se representar: TAP, SNPVAC, SPAC e APTCA Tripulantes falecidos nesse acidente:
Cmt. João Mimo da Costa Lontrão
Copiloto Miguel Ângelo Guimarães LealTécnico de voo Gualdino Maria Moura Pinto
Chefe de Cabine José António de Quental Paveia
Comissário de Bordo Carlos João Arroja Simões
Assistente de Bordo Gilda Soares de Varela Cid Cunha Maldonado"
Sendo, como já se disse, este nosso espaço integrado por antigos companheiros daquele Oficial Pilav.que acompanharam os seus últimos dias de vida, vitimado por doença prolongada e assistiram à partida para aquele que seria o seu "último" voo,com a finalidade da reposição da verdade, perguntamos:
1 - O Gualdino Maria Moura Pinto a que se referem será a mesma pessoa a que nos referimos nós em função das indicações que aqui fornecemos?
Caso seja:
1 - Julgamos que esta noticia não carece de fundamento e que, embora datada de 2007, deve ser rectificada.
2 - Desconhecia-mos que as tarefas por si desempenhadas tenham sido as de Técnico de voo?!...
Sem outro assunto e agradecendo a vossa resposta, despedi-mo-nos com Saudações Aeronáuticas
Victor Barata
Dia 4.2,recebemos da APTCA dirigido ao SNPVAC (Sid.Nac. Pessoal de Voo e Aviação Civil)em resposta ao pedido de esclarecimento que este organismo fez à APTCA:
Excelentíssima Senhora Presidente da Direcção do SNPVAC:
No seguimento do contacto que mantivemos a propósito do assunto do fatídico acidente do Funchal, que a todos nós marcou, tenho a informá-la de que: no imediato momento em que tomámos conhecimento de que era o nome do Sr. Cor. Pilav Gualdino Maria Moura Pinto o indicado como TV do serviço, foi o mesmo substituído pelo nosso colega TV Encarnação.
Já estamos a tentar compreender como o erro da troca de identidades ocorreu.Lastimamos SINCERAMENTE qualquer contratempo que o erro de identidades possa ter causado mas a mesma foi involuntária e com as melhores intenções, pois queríamos, singelamente, homenagear os nossos colegas do PNT que faleceram.
A correcção foi imediata e o nosso “site” está correctamente actualizado, contudo, tal como abaixo mostramos, a informação que ainda está em “cache”, no Google,
É um instantâneo da página, tal como surgiu no dia 21 de Outubro de 2008 às16:56:22 GMT. Esta é a cache do Google de http://www.aptca.pt/index.php?content=56.
Entretanto, a página actual poderá ter sofrido algumas alterações. Saiba mais Versão apenas de texto
Estes termos de pesquisa estão realçados: Gualdino Maria aptca
Com os melhores cumprimentos Associativos
A Direcção
Este é o teor do email do SNPVAC enviado à APTCA, pedindo para nos informar da respectiva rectificação:
De: Sindicato Nacional de Pessoal de Voo e Aviação Civil [mailto:mail@snpvac.net]
Enviada: terça-feira, 3 de Fevereiro de 2009 18:31
Para: Geral
Assunto: Exmos. Senhores, Recebemos o e-mail que anexamos.
Estamos cientes de que a APTCA, rectificou já o nome do Técnico de Voo, infelizmente falecido no acidente do avião da TAP no Funchal ocorrido em 19 de Novembro de 1977.
Agradecemos porém, a vossa resposta ao referido e-mail que reenviaremos ao Exmo. Senhor Victor Manuel.
VB.Errar é humano,foi reposta a verdade!
Em qualquer lugar estamos sempre contigo,AMIGO,COMPANHEIRO E COMANDANTE!