quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Voo 1951 FORÇA AÉREA MODERNIZA-SE.

Portugal recebeu oficialmente hoje seu primeiro P-3C CUP Orion(*), numa solenidade realizada na Base Aérea de Beja, no Alentejo.

O Ministro da Defesa de Portugal, Augusto Santos Silva, participou hoje, dia 6, da cerimónia de entrega – na base aérea de Beja – do primeiro dos cinco aviões P-3C CUP (modernizados) para Força Aérea Portuguesa (FAP), nos quais o Governo de Portugal investiu 200 milhões de euros.

O Ministro da Defesa de Portugal Augusto Santos Silva participou da cerimonia de entrega do primeiro P-3C Orion modernizado.

Portugal adquiriu as aeronaves de patrulha marítima Orion da Marinha de Guerra Holandesa, e o valor investido foi para aquisição e modernização de cinco aviões que têm mais de 20 anos.

Os P-3C CUP foram comprados em 2005 (em segunda mão) à Holanda, por 80 milhões de euros, tendo sido assinado depois um contrato de 120 milhões de euros com a empresa norte-americana Lockheed para reequipamento e modernização dos aparelhos.

Duas das aeronaves de patrulha Orion serão modernizados na unidade da Lockheed em Patuxent River, enquanto as outras três serão feitas na unidade da OGMA em Portugal.

Três dos aviões serão modernizados na unidade da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, sendo os primeiros dois modernizados nos EUA – um dos quais foi o entregue nessa quarta-feira para FAP.

Vista da cabine interna com as mesas dos operadores de sistemas.

O P-3 é um avião que faz operações de patrulhamento num raio de 2.500 quilómetros – “nenhum outro meio aéreo dispõe de uma autonomia deste tipo”, disse o tenente-coronel Paulo Costa, comandante da Esquadra 601 – e que será direccionado para missões de vigilância e socorro em toda a zona marítima portuguesa.

Além dos P-3C CUP, com capacidade para carregar sete toneladas de armamento e que vão ser usados em missões de combate ao tráfico de droga e imigração ilegal, o ministério de defesa tem em andamento outros investimentos: a modernização dos caças F-16 (500 milhões de euros), compra de 12 aeronaves C-295, sete das quais já estão ao serviço, e de 12 helicópteros EH-101, o reequipamento dos aviões de transporte C-130 – que o próprio ministro já qualificou como urgente.

Portugal investiu 200 milhões de Euros na aquisição e modernização dos 5 turbohélices P-3C Orion adquiridos da Holanda.

Esta é uma pequena parte do investimento de mais de 1500 milhões de euros no programa de modernização de frotas da Força Aérea Portuguesa (FAP), que, segundo o ministro da Defesa, vai continuar, apesar das restrições orçamentais “muito fortes”.

O programa de modernização do equipamento militar da FAP, que começou em 2005 e deverá durar até 2015, “é um esforço muito importante e necessário” que “prosseguirá”, disse Augusto Santos Silva.

(*)Características Técnicas:

Dimensões:
Comprimento: 35.61 M
Envergadura: 30.37 M
Altura: 10.2

Peso / Cap. carga
Peso vazio: 27890 Kg
Peso máximo/descolagem: 64410 Kg
Numero de suportes p/ armas: 10
Capacidade de carga/armamento: 9071 Kg
Tripulação / passageiros: 1+2+7

Potência dos Motores
4 x motores Rolls Royce AllissonT-56A
Potência total: 19640 HP/CV
Velocidade / Autonomia
Velocidade Maxima: 761 Km/h
Máxima(nível do mar): 761 Km/h
De cruzeiro: 330 Km/h
Autonomia standard /carregado : 6500 Km
Autonomia máxima / leve 7600 Km.
Altitude máxima: 10400 Metros

Origem do Voo:

Cavok