O Ministro da Defesa de Portugal, Augusto Santos Silva, participou hoje, dia 6, da cerimónia de entrega – na base aérea de Beja – do primeiro dos cinco aviões P-3C CUP (modernizados) para Força Aérea Portuguesa (FAP), nos quais o Governo de Portugal investiu 200 milhões de euros.
Portugal adquiriu as aeronaves de patrulha marítima Orion da Marinha de Guerra Holandesa, e o valor investido foi para aquisição e modernização de cinco aviões que têm mais de 20 anos.
Os P-3C CUP foram comprados em 2005 (em segunda mão) à Holanda, por 80 milhões de euros, tendo sido assinado depois um contrato de 120 milhões de euros com a empresa norte-americana Lockheed para reequipamento e modernização dos aparelhos.
Três dos aviões serão modernizados na unidade da OGMA – Indústria Aeronáutica de Portugal, sendo os primeiros dois modernizados nos EUA – um dos quais foi o entregue nessa quarta-feira para FAP.
O P-3 é um avião que faz operações de patrulhamento num raio de 2.500 quilómetros – “nenhum outro meio aéreo dispõe de uma autonomia deste tipo”, disse o tenente-coronel Paulo Costa, comandante da Esquadra 601 – e que será direccionado para missões de vigilância e socorro em toda a zona marítima portuguesa.
Além dos P-3C CUP, com capacidade para carregar sete toneladas de armamento e que vão ser usados em missões de combate ao tráfico de droga e imigração ilegal, o ministério de defesa tem em andamento outros investimentos: a modernização dos caças F-16 (500 milhões de euros), compra de 12 aeronaves C-295, sete das quais já estão ao serviço, e de 12 helicópteros EH-101, o reequipamento dos aviões de transporte C-130 – que o próprio ministro já qualificou como urgente.
Esta é uma pequena parte do investimento de mais de 1500 milhões de euros no programa de modernização de frotas da Força Aérea Portuguesa (FAP), que, segundo o ministro da Defesa, vai continuar, apesar das restrições orçamentais “muito fortes”.
O programa de modernização do equipamento militar da FAP, que começou em 2005 e deverá durar até 2015, “é um esforço muito importante e necessário” que “prosseguirá”, disse Augusto Santos Silva.
(*)Características Técnicas:
Dimensões: | |
Comprimento: 35.61 M Envergadura: 30.37 M Altura: 10.2 | |
Peso / Cap. carga | |
Peso vazio: 27890 Kg Peso máximo/descolagem: 64410 Kg Numero de suportes p/ armas: 10 Capacidade de carga/armamento: 9071 Kg Tripulação / passageiros: 1+2+7 |
Potência dos Motores |
4 x motores Rolls Royce AllissonT-56A Potência total: 19640 HP/CV |
Velocidade / Autonomia |
Velocidade Maxima: 761 Km/h Máxima(nível do mar): 761 Km/h De cruzeiro: 330 Km/h Autonomia standard /carregado : 6500 Km Autonomia máxima / leve 7600 Km. Altitude máxima: 10400 Metros |
Origem do Voo:
Cavok