sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Voo 1971 O MEU PADRINHO DE BAPTISMO,MEU HERÓI.



Mário Felizardo
Esp.MAE
Leiria


Meus caros camaradas, há muito que por aqui não passava, creio que desde o voo 1000. Não passava, não será o termo adequado, mas sim não participava. Por duas razões: por motivos graves de saúde, já que o motor, mesmo depois de ter levado 3 tubos "novos", voltou a romper 1 deles, e por isso mantive-me ausente; o 2º motivo foi o facto de há uns meses atrás, ter dado conta de uma certa "turbulência" por aqui, e se há condições "atmosféricas que não gosto, é exactamente essa. Mas pronto, parece que o "tempo" melhorou, e vamos lá então prosseguir os voos.Foi com uma ENORME emoção que me deparei com o voo 1954 do nosso companheiro

Fernando Moutinho, meu contemporâneo na BA5 na fase de 1966, (eu na inspecção às cabeças do Sidwinder). Meu caro Moutinho, veio mexer com os meus sentimentos ao publicar aquela foto de grupo. É que nela consta o meu herói de infância...de seu nome Albano Melo Pereira...meu conterrâneo, meu vizinho e meu padrinho de baptismo. Foi ele que despertou em mim o interesse pelos aviões e logo que pude lá fui parar, não como piloto nem como especialista de electrónica que era já a minha profissão na vida civil, mas como Especialista de Armamento e Equipamento. Mas voltando ao meu herói, muito gostaria que se assim o entender, meu caro Moutinho, me falasse mais dele, recordo os seus voos rasantes na minha aldeia (Monte Redondo-Leiria), sobre a casa dos pais que era junto da minha.
Legenda:Local onde o piloto Melo Pereira aterrou de emergência com o Hurricane.
Foto:Mário Felizardo(direitos reservados)
Inicialmente com o Hurricane, com o qual haveria de aterrar com uma emergência num campo agrícola bem próximo, e do qual junto fotografia. Neste voo, acompanhava-o outro Hurricane, quem me garante que não pilotado pelo nosso amigo?...Mais tarde, após ter saído da FAP, 1967, tirei a licença de PPA e o 1º voo foi exactamente, à minha terra, e fazer o circuito que ele fez na emergência, foi digamos que uma pequena homenagem do afilhado que durante cerca de 2 anos, havia orado TODOS os dias, enquanto hospitalizado na Estrêla, a recuperar do GRAVÍSSIMO acidente que sofreu na Carreira de Tiro de Alcochete, com o F-84, como certamente se recordará. Foi até hoje, creio, o único sobrevivente de um acidente do género. Ficou com mazelas (queimaduras) até final da sua vida que foi relativamente curta, já que, como certamente saberá, faleceu há cerca 15 (?) anos na África do Sul.E era com o F-84 que me deslumbrava sobre a minha terra, era exímio a fazer o Vrille e a sair em baixa altitude creio que não seria muito fácil fazê-lo com aquela aeronave, o meu amigo o confirmará. Era um rebelde por natureza, disso sempre se queixaram os pais. Mas era o meu padrinho, foi o meu herói.
Saudações aeronáuticas para si e para todos.
PS: para os nossos camaradas administradores deste FANTÁSTICO Blog, reparo que não publicaram a foto que vos enviei do meu grupo da recruta que sendo a 1ª de 1964 (Fevereiro), hera-mos de 1963.
Um forte abraço a todos. e até sempre.
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Mário Sérgio Felizardo
VB :Realmente esta tua ausência já nos causava alguma interrogação, mas, embora com algumas mazelas, cá te temos de novo nesta base.
Situações como esta, em que"encontras" aqui na placa o teu contemporâneo Fernando Moutinho, não só a ti que te deixam emocionado, como a nós nos regozija de alegria pelo facto de reconheceres objectivo que pretendemos dar a este espaço.
Agora vamos aguardar que o Moutinho satisfaça a tua solicitação