Fabricio Marcelino
Esp.MMA
Leiria
Cumprimento o comando desta Base, bem como todos os "aviadores" da mesma.
Caro colega Fernando Moutinho. Vou tratar-te por tu, porque o nosso comando assim o impõe, mas faço-o com o maior respeito, que sempre tive. De facto não estivemos juntos na Guiné, mas encontrámo-nos, na B.A,1 e B.A.5, embora sempre por relativamente pouco tempo. Senão vejamos: Foste para a B.A.1, em Julho de 1961,tirar o curso de piloto navegador, como sargento ajudante, segundo creio. Nessa altura, estava lá eu a terminar o meu curso de M.M.A. Em 31 de Agosto do mesmo ano, fui para a B.A5. Em 30 de Novembro de 1961,terminei na B.A.5 o CITA-M2/61 - M.T.U. do F-86-F. e fui colocado na linha da frente, da Esquadra 51. Em Fevereiro de 1962, chegaste de novo à B.A.5,vindo da B.A1, com o posto de alferes, dado que tinhas sido promovido em 22 de Dezembro de 1961.Aqui permanecemos juntos na famosa Esquadra 51, até Maio do mesmo ano, data em foste para a Guiné, integrado na 5ª missão do destacamento 52.Regressaste da Guiné em Agosto, segundo creio e, de novo, continuámos juntos na B.A.5. Em 1 de Novembro de 1962,fui eu para a Guiné, integrado na 7ª missão do referido destacamento 52.Em 22 de Fevereiro de 1963 regressei e, mais uma vez estivemos juntos até Julho de 1963,altura em foste de novo para a Guiné por 2 anos e, nunca mais nos cruzámos. Como acabo de descrever, foi sempre por tempos curtos o nossos encontro, mas dei-te saída e recebi o avião em que voavas e que me estava distribuído muita vez. Recordo-me dessa mesma altura dos seguintes pilotos: O comandante Cor.Rui Braz de Oliveira - 2º Comandante, cujo nome desconheço. Posteriormente o Ten.Cor. Barbeitos de Sousa (O Homem e o comandante mais humano que podia haver). - O 2º comandante, (cujo nome já não me lembro, mas recordo que não era nosso amigo) - Cap.Almeida Brito (Meu comandante de missão à Guiné e, que a mim me marcou como um grande comandante e Homem), Faleceu como sabemos, como Ten.Cor. em 1973, noutra missão na Guiné. - Ten.Freire (Que pilotava o F86F nº 5345,que explodiu ao fazer tiro em Alcochete, mas que felizmente viveu, mas à noite na Base, ao festejar, partiu um pé. Se a memória não me atraiçoa, nesse mesmo dia nasceu-lhe um filho) - Alf. Moutinho ( Tu, de quem penso não serem necessários os elogios de boa pessoa) - Alf. Barbosa ( Pobre homem, foi o piloto mais nabo que conheci na FAP, que metia medo aos mecânicos da linha da frente ,sempre que voava no avião que nos estava distribuído. Dos vários casos, recordo o de um dia quando lhe dava saída, muito atrapalhado perguntou-me, como devia proceder se necessitasse de se ejectar! Mandou mais de que um F-86F para o lixo, já falecido infelizmente)- Alf.Geada - 1º Sarg. Cabral, (Que se ejectou a norte da pista, fora da Base e que felizmente continuou a voar) - 2º? Sarg.Roda (O destemido, dos voos invertidos sobre a pista, a baixa altitude) - Furriel Paz (Que fez tudo para sair da FAP e posteriormente foi comandante da TAP) - Furriel Clemente e outros, que francamente não me recordo, mas peço-te o favor, de me reavivares a minha memória, caso te lembres de mais nomes dessa altura.
Um abraço amigo
Fabrício Marcelino
Caro colega Fernando Moutinho. Vou tratar-te por tu, porque o nosso comando assim o impõe, mas faço-o com o maior respeito, que sempre tive. De facto não estivemos juntos na Guiné, mas encontrámo-nos, na B.A,1 e B.A.5, embora sempre por relativamente pouco tempo. Senão vejamos: Foste para a B.A.1, em Julho de 1961,tirar o curso de piloto navegador, como sargento ajudante, segundo creio. Nessa altura, estava lá eu a terminar o meu curso de M.M.A. Em 31 de Agosto do mesmo ano, fui para a B.A5. Em 30 de Novembro de 1961,terminei na B.A.5 o CITA-M2/61 - M.T.U. do F-86-F. e fui colocado na linha da frente, da Esquadra 51. Em Fevereiro de 1962, chegaste de novo à B.A.5,vindo da B.A1, com o posto de alferes, dado que tinhas sido promovido em 22 de Dezembro de 1961.Aqui permanecemos juntos na famosa Esquadra 51, até Maio do mesmo ano, data em foste para a Guiné, integrado na 5ª missão do destacamento 52.Regressaste da Guiné em Agosto, segundo creio e, de novo, continuámos juntos na B.A.5. Em 1 de Novembro de 1962,fui eu para a Guiné, integrado na 7ª missão do referido destacamento 52.Em 22 de Fevereiro de 1963 regressei e, mais uma vez estivemos juntos até Julho de 1963,altura em foste de novo para a Guiné por 2 anos e, nunca mais nos cruzámos. Como acabo de descrever, foi sempre por tempos curtos o nossos encontro, mas dei-te saída e recebi o avião em que voavas e que me estava distribuído muita vez. Recordo-me dessa mesma altura dos seguintes pilotos: O comandante Cor.Rui Braz de Oliveira - 2º Comandante, cujo nome desconheço. Posteriormente o Ten.Cor. Barbeitos de Sousa (O Homem e o comandante mais humano que podia haver). - O 2º comandante, (cujo nome já não me lembro, mas recordo que não era nosso amigo) - Cap.Almeida Brito (Meu comandante de missão à Guiné e, que a mim me marcou como um grande comandante e Homem), Faleceu como sabemos, como Ten.Cor. em 1973, noutra missão na Guiné. - Ten.Freire (Que pilotava o F86F nº 5345,que explodiu ao fazer tiro em Alcochete, mas que felizmente viveu, mas à noite na Base, ao festejar, partiu um pé. Se a memória não me atraiçoa, nesse mesmo dia nasceu-lhe um filho) - Alf. Moutinho ( Tu, de quem penso não serem necessários os elogios de boa pessoa) - Alf. Barbosa ( Pobre homem, foi o piloto mais nabo que conheci na FAP, que metia medo aos mecânicos da linha da frente ,sempre que voava no avião que nos estava distribuído. Dos vários casos, recordo o de um dia quando lhe dava saída, muito atrapalhado perguntou-me, como devia proceder se necessitasse de se ejectar! Mandou mais de que um F-86F para o lixo, já falecido infelizmente)- Alf.Geada - 1º Sarg. Cabral, (Que se ejectou a norte da pista, fora da Base e que felizmente continuou a voar) - 2º? Sarg.Roda (O destemido, dos voos invertidos sobre a pista, a baixa altitude) - Furriel Paz (Que fez tudo para sair da FAP e posteriormente foi comandante da TAP) - Furriel Clemente e outros, que francamente não me recordo, mas peço-te o favor, de me reavivares a minha memória, caso te lembres de mais nomes dessa altura.
Um abraço amigo
Fabrício Marcelino
Voos de Ligação:
Voo 1970 Evacuações – Fernando Moutinho
VB: Caro Companheiro Fabrício, fazes hoje uma aterragem verdadeiramente emocional! “Ai como é bom recordar!”.
Que linda e emotiva cronologia de datas nos apresentas da tua vida de aviador com um HISTÓRICO piloto da nossa Aviação Militar, o Fernando Moutinho!
É interessante recordar estes tempos em que o piloto e o mecânico compartilhavam a vida militar lado a lado, na mesma sala de ensino e com as mesmas habilitações, sem saber ainda quem seria piloto ou mecânico, motivando assim que a nossa FAP tenha sido uma verdadeira escola de exemplares Pilotos e Mecânicos.
Hoje sinto alguma nostalgia pelo desprezo que aqueles que se deveriam lembrar de nós, apenas nos ESQUEÇAM!
Que linda e emotiva cronologia de datas nos apresentas da tua vida de aviador com um HISTÓRICO piloto da nossa Aviação Militar, o Fernando Moutinho!
É interessante recordar estes tempos em que o piloto e o mecânico compartilhavam a vida militar lado a lado, na mesma sala de ensino e com as mesmas habilitações, sem saber ainda quem seria piloto ou mecânico, motivando assim que a nossa FAP tenha sido uma verdadeira escola de exemplares Pilotos e Mecânicos.
Hoje sinto alguma nostalgia pelo desprezo que aqueles que se deveriam lembrar de nós, apenas nos ESQUEÇAM!