Jorge Mendes
Ex.Esp.EABT
Coimbra
Ex.Esp.EABT
Coimbra
Caro Comandante, restantes elementos do comando e todo o pessoal da Linha da frente.Tal como prometido no voo 1923 de 20 de Setembro, solicito autorização para mais uma aterragem em que a carga da aeronave é mais um acidente com um dos nossos aviões da FAP.Estava eu no início da minha comissão na BA 10 – Beira - Moçambique, quando volta e meia os mais velhinhos (alguns já com prolongamento voluntário da comissão) falavam de um acidente com um Nord Atlas, que diziam ele, por imperícia da tripulação, nomeadamente do seu 1ºpiloto, se havia perdido num voo entre a Beira e Lourenço Marques.
Este assunto sempre me mereceu alguma curiosidade, pois apesar de não ter conhecimentos de navegação e pilotagem, pensava como seria possível um Nord Atlas perder a rota num destino que à partida seria muito fácil, pois na pior das situações seria acompanhar a costa marítima.Assim irei dividir este voo em duas escalas.A primeira com base nas notícias do Dário da Beira de 15 de Junho de 1967 e emextractos retirados do Blog “Voando em Moçambique”.Passemos então aos factos retirados das fontes acima mencionadas.-O acidente aconteceu na noite( 22H00 ) de 3ª feira dia 13 de Junho de 1967.-Apenas um ferido ligeiro entre os passageiros.-O êxito da difícil aterragem deveu-se à enorme perícia do piloto.-A causa da descida de emergência, foi terem os tripulantes verificado uma avaria de ordem técnica, a que se juntou uma fatídica e trágica falta de combustível, o que impediu o avião de atingir o aeroporto de João Belo , para uma aterragem de recurso.-Também existia na altura um nevoeiro muito denso, logo a navegabilidade era bastante difícil.-A manobra de aterragem de emergência foi antecedida pelo alijamento de carga.-A aeronave fazia a ligação Nampula – Beira - Lourenço Marques.Estes são pois os extractos que tomei a liberdade de retirar do Blog “Voando em Moçambique” e do Jornal Diário da Beira. Devo realçar que este Blog recomenda-se pela sua qualidade de apresentação e dos artigos.Bem mas como as minhas dúvidas persistiam quanto aos motivos do acidente, nada melhor que tentar ter acesso ao inquérito mandado efectuar pelo Comando da Região Aérea.É nesta fase que mais uma vez solicito a ajuda do amigo Sotero.Assim e para não tornar mais longa esta primeira escala deste voo, irei solicitar ao comando permissão para de seguida poder levantar voo para a 2ª e última escala .Esta 2ª escala vai ter como rota o inquérito feito pelo Comando da RA ao acidente.Amigos , vale a pena ver esta segunda escala.Quem tem razão? As notícias vindas a público ou as conclusões finais do inquérito?Para levantar apenas a ponta do véu, digo que são muito diferentes.O comandante da aeronave foi um herói( como foi transmitido na imprensa) ou fez asneira durante o voo?Vamos esperar, para tirar as devidas conclusões.Até à chegada final do voo( 2ªescala).
Saudações Aeronáuticas.
2º Sarg.Milº EABT