Fernado Moutinho
Cap.Pil.Av.
Alhandra
Bom dia Victor
Gostei de ler a descrição sobre a
importância do "tubo de pitot".
Nunca tive problemas dessa origem mas, cheguei a ver, alguns com ninhos de vespa, em aviões parados há algum tempo. Mas, aí, os nossos especialistas sabiam ver e prevenir essas anomalias e, por fim, era o piloto que na inspecção antes do voo, retirava as fitas de segurança do trem e afins e, muito em especial, a do "tubo de pitot".
Nunca tive problemas dessa origem mas, cheguei a ver, alguns com ninhos de vespa, em aviões parados há algum tempo. Mas, aí, os nossos especialistas sabiam ver e prevenir essas anomalias e, por fim, era o piloto que na inspecção antes do voo, retirava as fitas de segurança do trem e afins e, muito em especial, a do "tubo de pitot".
Legenda:
Princípio de funcionamento
do tubo de Pitot.
Foto: Arquivo
da Aeronáutica (por gentileza)
Como é que vai a reparação do sistema visual?
Um grande
abraço
Moutinho
Voo de Ligação:
Voo 2729 O Tubo de Pitot.
VB: Bom Dia
Fernando.
Na realidade os Especialistas da FAP eram uns bons técnicos.Com 18/19 anos, muitos de nós só conhecíamos os aviões quando os víamos no ar, formados à pressão e de repente meterem-lhe um “carimbo” no peito com um dos seguintes títulos, Angola, Moçambique ou Guiné. Aqui chegados, sem prática alguma, as máquinas nunca ficavam muito tempo INOP.
Infelizmente, salvo raras excepções, nunca ninguém oficialmente lhes reconheceu esse valor.
Na realidade os Especialistas da FAP eram uns bons técnicos.Com 18/19 anos, muitos de nós só conhecíamos os aviões quando os víamos no ar, formados à pressão e de repente meterem-lhe um “carimbo” no peito com um dos seguintes títulos, Angola, Moçambique ou Guiné. Aqui chegados, sem prática alguma, as máquinas nunca ficavam muito tempo INOP.
Infelizmente, salvo raras excepções, nunca ninguém oficialmente lhes reconheceu esse valor.