Jorge Mendes
2ºSargºMil.EABT
Coimbra
2ºSargºMil.EABT
Coimbra
Envolvimento Operacional do Fiat G91,em terras de África
Em Março de 1966
foram embarcados os oito FIAT G.91R/4 que iriam constituir a Esquadra 21
"Tigres" na Base Aérea n.º 12 em Bissalanca a qual se tornou
operacional em finais de Junho do mesmo ano. Regressaram a Portugal em 1974,
após mais de 14 000 horas de voo em missões de combate, com um saldo de um
piloto perdido e sete aeronaves abatidas:
22 de Fevereiro de 1967
- Fiat G.91R/4 "5407", pilotado pelo Major Armando Augusto dos Santos
Moreira (Comandante da Esq. 121). Devido à explosão prematura de uma bomba.
28 de Julho 1968 - Fiat
G.91R/4 "5411", pilotado pelo Tenente-Coronel Francisco da Costa
Gomes (Comandante do Grupo Operacional 1201), devido a disparos de arma de 12,7mm
no lado de lá da zona de fronteira com a Guiná-Conakry.
25 de Março de 1973 -
Fiat G.91R/4 "5413", pilotado pelo Tenente Miguel Cassola Cardoso
Pessoa, abatido por um míssil SAM-7
28 de Março de 1973 -
Fiat G.91R/4 "5419", pilotado pelo Tenente-Coronel José Fernando de
Almeida Brito (Comandante do Grupo Operacional 1201), abatido por um míssil SAM-7
1 de Setembro de 1973
- Fiat G.91R/4 "5416", pilotado pelo Capitão Carlos Augusto
Wanzeller, devido a problemas mecânicos.
4 de Outubro de 1973
- Fiat G.91R/4 "5409", pilotado pelo Capitão Alberto Roxo da Cruz,
devido a falha mecânica.
31 de Janeiro de 1974
- Fiat G.91R/4 "5437", pilotado pelo Tenente Victor Manuel Castro
Gil, abatido por um míssil SAM-7
Entre Novembro de 1968
e Abril de 1969 ficam operacionais os oito primeiros Fiat G.91R/4 na Base Aérea
Nº 10 (BA10) na Beira com destino ao Aeródromo Base Nº7 (AB7) em Tete
integrados na recém formada Esquadra 502 "Jaguares", em Julho de 1970
chegam à Base Aérea Nº 10 (BA10) na Beira os primeiros dois de um total de oito
(que chegarão faseados até ao final do ano), para integrar a Esquadra 702
"Escorpiões" criada em Setembro de 1970 e destinada a operar a partir
do Aeródromo Base Nº5 (AB5) em Nacala.
Ambas as esquadras usavam destacamentos em Nampula no Aeródromo de Manobra 52
(AM52), em Porto Amélia e no Aeródromo de Manobra 51 (AM51) em Mueda, para além
de outros destacamentos não permanentes no Aeródromo Base Nº6 (AB6) Nova Freixo,
Aeródromo de Manobra 61 (AM61) Vila Cabral.
A partir de 1973 as forças da Frelimo são equipadas com o míssil SAM-7 , o que obriga os pilotos portugueses a serem mais cautelosos no planeamento das missões. O único Fiat G.91R/4 perdido foi o 5429 da Esquadra 502, pilotado pelo Tenente Emílio Lourenço, devido à explosão prematura de uma das bombas que transportava.
A partir de 1973 as forças da Frelimo são equipadas com o míssil SAM-7 , o que obriga os pilotos portugueses a serem mais cautelosos no planeamento das missões. O único Fiat G.91R/4 perdido foi o 5429 da Esquadra 502, pilotado pelo Tenente Emílio Lourenço, devido à explosão prematura de uma das bombas que transportava.
Em 1974 após a
mudança de regime político em Portugal os Fiat G.91 começam a abandonar Moçambique
de regresso à Base Aérea Nº6(BA 6) no Montijo.
De regresso a Portugal
no final de 1974 alguns Fiat G.91R/4 oriundos das Esquadras 502 e 702 que
operaram em Moçambique, foram desviados para Base Aérea N.º 9 (BA9) em Luanda,
onde substituíram os F-84G na Esquadra 93 "Magníficos", antevendo uma
possível guerra civil. Foram retirados em Janeiro do ano seguinte, tendo
efectuado apenas uma missão de combate, contra forças que lutavam pela
libertação do enclave de Cabinda.
Voos de Ligação:
Boa noite Victor. Não sei se já alguém se apercebeu mas tem uma troca de esquadras a 502 jaguares com a 702 escorpiões . A 702 era no AB7 Tete. Um abraço.
ResponderEliminarCarlos Alves