Colegas e amigos
Hoje achei por bem, falar hoje de um nosso colega,ex-Especialista M.M.A.de 1960.
Refiro-me a António Febra, que foi M.M.A., da minha recruta, do meu curso, que foi para a B.A.5 comigo, após o terminarmos o curso na B.A.1.Igualmente fomos os dois para a Guiné, na mesma missão. É portanto, pessoa que conheço há muito e, muito bem.
Como militar foi sempre um bom colega e amigo.
Como industrial, foi sempre um grande empreendedor e, grande gerente, conseguindo que o seu património aumentasse, criando outras firmas, tais como: a MOLDIVER - MOLIS - A.J.M .- TAUTI - BIG MOLDE - FUTI - NOVA GECO, etc.todas elas integradas no grupo GECO, então criado.
Foi e é, um dos grandes industriais de moldes da zona de Leiria, empregando várias centenas de funcionários, a que ele generosamente chama colaboradores.
Foi o criador do primeiro veiculo eléctrico em Portugal,o FUTI,que continua a produzir a bom ritmo e,segundo me consta, outros modelos serão fabricados brevemente.
Ao longo dos tempos,tem sido uma pessoa muito dinâmica e prestável localmente.
Foi presidente da Junta de Freguesia de Maceira e nessa condição intensificou as melhores relações com a fábrica de cimentos Secil,
Em conjunto com outros amigos, fundou a Academia Cultural e Social de Maceira.
Foi presidente da Maceira Saudável. Pertenceu à direcção do Bombeiros Voluntários de Maceira, bem como, do Centro Cultural de Pocariça - Maceira. Foi sempre colaborante com a Filarmónica local e, demais associações.
No campo da generosidade, foi generoso, sempre que assim o entendeu e achou necessário.
Legenda: O Nosso Companheiro António Febra é o
quinto a contar da Dirª/Esqª.
Foto: Cortesia EMFA
Nesse campo, refiro apenas, a doação de uma residencial, para um Lar de Idosos.
Por tudo o que referi e não só,a Câmara Municipal de Leiria, resolveu e bem, conceder-lhe no passado dia 22 de Maio,a comenda de prata da cidade de Leiria.
Como bom amigo, apresento os parabéns a este nosso colega, António Febra, desejando-lhe a continuação das maiores felicidades.
Fabricio
Sem comentários:
Enviar um comentário