João Carlos Silva
Esp. MMA
Sobreda
XX Encontro Nacional de Combatentes - 10 de Junho de 2013
Decorreu junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, em Belém, Lisboa. Segundo a Comissão Executiva deste encontro, estas cerimónias tinham como objectivo comemorar o Dia de Portugal e prestar homenagem a todos aqueles que tombaram em defesa dos valores e da perenidade da Nação Portuguesa.
Foto: João Carlos Silva |
Após a cerimónia inter-religiosa e os discursos protocolares, onde no discurso feito pela Drª Isabel Jonet foi abordada a temática das Mulheres no período da Guerra do Ultramar, procedeu-se à deposição de flores, pelas diversas entidades presentes, junto ao Monumento aos Combatentes do Ultramar, tendo este cerimonial terminado com a entoação do Hino Nacional.
De seguida e após sobrevoo de um DO-27, teve lugar o desfile dos Guiões representativos das Associações presentes, com a passagem final pelas lápides, ao que foi seguido pelos inúmeros populares presentes. Neste desfile dos Guiões, eu destaco pelo lado da “nossa” FAP a Associação da Força Aérea Portuguesa (AFAP) e a Associação de Especialistas da Força Aérea (AEFA).
Guião da AEFA, levado pelo Especialista Herculano do Núcleo de Setúbal Foto: João Carlos Silva |
No final da cerimónia, retive uma oferta de um exemplar de uma edição histórica da publicação “Combatente” da Liga dos Combatentes, com uma reportagem alusiva à inauguração do Monumento aos Combatentes do Ultramar, em 15 de Janeiro de 1994.
Quero aqui partilhar convosco alguns aspectos da mesma, devido à informação histórica aí publicada e também devido ao facto de nessa mesma informação histórica constar a AEFA como um dos membros da Comissão Executiva do Monumento, estando também identificada em placa colocada junto ao mesmo. É uma informação muito interessante, do meu ponto de vista, e que provavelmente muitos dos que nos visitam neste espaço desconheciam.
João Carlos Silva
Bom dia pelo que julgo ver e reconheci logo tenho aqui uma foto da 3ª de 71 mas tentei clicar para a ver melhor mas não consegui,mas ficou-me a satisfação um bem haja a todos.
ResponderEliminarOlá João.
ResponderEliminarBons tempos. Ainda havia quem levasse a AEFA a sério e a prestigiasse.