Companheiros,
Mais uma vez a fraterna relação de amizade entre a nossa “Base” e o Blogue do Luis Graça e Camaradas da Guiné,se envidência.
A notícia é para muitos de nós uma verdadeira surpresa,não só nas fotos,mas recordo que sempre pairou entres nós a incognita sobre o acidente do Fur.Pil.Ferreira,desde o ser abatido a ser ter “passado” para o lado de lá,tudo se disse.
O Luis solicita-nos o seguinte:
Mais uma vez a fraterna relação de amizade entre a nossa “Base” e o Blogue do Luis Graça e Camaradas da Guiné,se envidência.
A notícia é para muitos de nós uma verdadeira surpresa,não só nas fotos,mas recordo que sempre pairou entres nós a incognita sobre o acidente do Fur.Pil.Ferreira,desde o ser abatido a ser ter “passado” para o lado de lá,tudo se disse.
O Luis solicita-nos o seguinte:
Vê se sabes onde é que caiu
exatamente a DO-27 FAP nº 3470... Dentro do território da Guiné ou já no
Senegal ? Talicó era em Sambuiá, carta de Binta...
Parece que os tipos do PAIGC
chegaram primeiro que as NT... Os cadáveres dos tripulantes e passageiros foram
resgatados pelas NT?...
Dou conhecimento aos nossos
camaradas da FAP e a alguns camaradas que passaram por Binta, e que conheceram
bem a região...
Ab, Luis
Guiné
61/74 - P18702: (D)o outro lado do combate (31): Os dois aviões DO-27-A1, da
FAP, nºs 3333 e 3470, abatidos em 6 de abril de 1973... Fotos do médico
holandês Roel Coutinho (Jorge Araújo)
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D 09 > Portuguese
plane wreck in Northern liberated areas > Guinea-Bissau > Airplane wing
number with Coutinho watching [Asa do avião, com o nº 3470, e o
Coutinho a observar]
O nosso coeditor Jorge
Alves Araújo, ex-Fur Mil Op Esp/Ranger,
CART 3494
(Xime-Mansambo, 1972/1974).
GUINÉ > (D)O OUTRO
LADO DO COMBATE > OS DOIS AVIÕES DORNIER, DO 27-A1, ABATIDOS POR
MÍSSEIS SAM 7 STRELA EM 6 DE ABRIL DE 1973 NA FRENTE NORTE
1. INTRODUÇÃO
Durante o XIII Encontro Nacional da Tabanca Grande, realizado no passado
dia 5 de Maio em Monte Real, tive a oportunidade de conversar com os nossos
ilustres aviadores da FAP, e camaradas, Miguel Pessoa e António Martins de
Matos a propósito dos acidentes da aviação militar durante a guerra na Guiné e,
de entre estes, sobre os dois Dornier - DO 27-A1, com as matrículas FAP 3333 e
FAP 3470, abatidos em 6 de Abril de 1973, na região Norte do território, pelo
grupo de artilharia antiaérea do PAIGC, do cmdt Manuel dos Santos, 'Manecas',
com recurso a mísseis Sam 7 Strela.
No aprofundamento desta temática, apresentei-lhes um conjunto de
imagens recolhidas na Net pertencentes à colecção de fotos do médico holandês
Roel Coutinho que cooperou, nos anos de 1973 e 1974, com o PAIGC, tendo
prestado apoio clínico aos guerrilheiros na Região Norte, tanto em bases no
interior do território como no hospital em Ziguinchor, no Senegal.
E as imagens apresentadas tinham a ver com aqueles dois Dornier abatidos.
No final, concluímos que sobre estes dois casos não se conhecem registos
fotográficos dos "acidentes" pelo que é credível estarmos perante
"imagens únicas", gravadas pela câmara do clínico holandês.
De acordo com a decisão tomada pelo doutor Roel Coutinho [hoje reputado
médico microbiologista, epidemiologista e professor universitário jubilado] de
autorizar o uso das suas imagens para qualquer finalidade, desde que a sua
autoria seja devidamente atribuída, conforme consta na caixa abaixo, decidi
partilhá-las convosco como provas históricas, e "memórias", gravadas
durante a nossa presença no CTIGuiné.
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > G05 > Ziguinchor,
Senegal > Infirmary ambulance stuck in the mud [Ambulância
atolada na picada; Roel Coutinho, o médico e fotógrafo holandês, junto à
viatura, do lado do condutor]
[Foto da série Roel Coutinho
Guinea-Bissau & Senegal Photographs (1973 - 1974) Fonte:
Wikimedia Commons, com a devida vénia].
2. OS AVIÕES DORNIER - DO 27-A EM 6 DE ABRIL DE 1973
Foram dois os aviões abatidos no dia 6 de Abril de 1973 - "DO 27-A1,
matrícula «FAP 3333» e DO 27-A1, matrícula «FAP 3470».
Segundo informações recolhidas no blogue Acidentes da Aviação Militar, no
poste de 28 de novembro
de 2016, "Dornier DO 27, o "DO 3333" cai em Guidaje,
tendo falecido o piloto furriel Fernando António Carvalho Ferreira e mais três
ocupantes [vidé caixa abaixo].
De acordo com o referido por Nuno Mira Vaz, coronel de cavalaria na
reserva, no seu livro "Guiné -1968 e 1973 – Soldados uma vez, sempre
soldados!" (Tribuna da História-Edição de Livros e Revistas, 2003, p.60),
"este avião nunca mais foi visto".
Será que a imagem abaixo é a do DO 27-A1 3333 [submerso],
desaparecido, que foi captada pela câmara do doutor Roel Coutinho? É
possível.
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D 02 > Portuguese
plane wreck in Northern liberated areas > Guinea-Bissau >
Portuguese emblem on airplane wing [Asa de avião com o
emblema da FAP - Força Aérea Portuguesa]
Fonte: Wikimedia Commons, com a devida vénia].
Quanto ao outro "DO 3470", e de acordo com a mesma fonte
anterior, este é perdido em Talicó, tendo falecido o piloto furriel João Manuel
Baltazar da Silva e mais dois tripulantes [vidé caixa abaixo].
Ainda, segundo Nuno Mira Vaz, este refere no livro acima citado, p.
60, que "um DO-27 pilotado pelo furriel Baltazar da Silva partiu de
Bissalanca para uma missão de apoio a um sector de batalhão a norte do rio
Cacheu. Numa das movimentações, transportando um médico e um sargento de Bigene
para Guidaje, o avião não chegou ao destino. […] O DO-27 desaparecido acabou
por ser localizado algures no mato, entre Bigene e Guidaje. Transportado de
imediato para o local, em helicópteros, um pelotão de paraquedistas limitou-se
a constatar a morte de quatro [três?] ocupantes".
Eis algumas imagens do DO 27-A1, matrícula FAP 3470, caído entre
Bigene e Guidage, como é referido na literatura consultada, obtidas pela câmara
do doutor Roel Coutinho, que se encontra ao centro da foto acima reproduzida
[Foto nº D09]
Mais fotos do DO 27-A1, FAP 3470, abatido pelo PAIGC, por uma míssil SA -
7, Strela, em 6 de abril de 1973.
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D 03 >
Portuguese plane wreck in Northern liberated areas > Guinea-Bissau >
Pieces of airplane wing [destroços da asa do avião]
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D 04> Portuguese
plane wreck in Northern liberated areas > Guinea-Bissau > Pieces of
airplane [destroços do avião]
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D 10 >
Portuguese plane wreck in Northern liberated areas, Guinea-Bissau >Pieces of
airplane [destroços do avião]
Wikimedia
Commons > ASC Leiden > Coutinho Collection > D08 > Portuguese plane
wreck in Northern liberated areas > Guinea-Bissau > Airplane Wheel [Roda
de avião] > 1974
Foto, a
seguir, do DO 27-A1 3430, cruzando os céus da Guiné… como exemplo.
O Dornier DO 27 é
um avião monomotor,
asa alta, trem de aterragem convencional fixo com a capacidade de transportar
seis passageiros ou o equivalente em carga. [Fonte; Blogue Últimas
curiosidades > 19 de março de 2012 > Guerra Colonial - O Dornier DO
27 na Guerra do Ultramar, com a devida vénia...]
Com um forte abraço de amizade e votos de muita saúde.
Jorge Araújo.
31MAI2018.
___________________
Nota do editor:
Último poste da série > 26 de maio de 2018 > Guiné 61/74 -
P18680: (D)outro lado do combate (30): Balanço dos combates entre a CCAÇ 2533 e
a CCAÇ 14 e o PAIGC (Corpo do Exército 199-B-70) no setor de Farim - III (e
última) Parte (Jorge Araújo)
Postado por Luís Graça at 00:51
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Marcadores: (D)o outro lado
do combate, Bigene, FAP, Guidaje, Jorge Araújo, Manuel dos
Santos (Manecas), Roel Coutinho, strela, XIII Encontro
Nacional da Tabanca Grande
Tudo bem, só que o DO 3430 esteve no AB4 e a imagem apresentada é de algures no leste de Angola, do Piloto Gonçalo de Carvalho, que prestou serviço no AB4.
ResponderEliminarA imagem é simplesmente um exemplo da aeronave,para quem não conheça.Se os dois DO's que estão nas imagens anteriores andassem por Angola seria bom sinal eo tripulantes estariam vivos.
ResponderEliminarNão esquecer o Maj.Mantovani que também foi abatido,em T-6,na mesma zona e manhã na busca de pelo menos um dos DO's.
Fui o ultimo a falar com a primeira vitima mortal dos Strella.
ResponderEliminarVi chegar o corpo do malogrado Major Mantovani em Do 27.