domingo, 1 de fevereiro de 2009

759 OS MEUS AGRADECMENTOS.




António Gualdino Ventura Moura Pinto
Coronel de Infantaria


(Filho do Cor.Pilav.Gualdino Moura Pinto)







Caro Sr.Victor Barata.

Não tenho o grato prazer de o conhecer pessoalmente; queria no entanto agradecer-lhe as palavras com que se referiu a meu pai no artigo “O Grande Comandante”.
Quem lhe escreve é o filho mais velho deste grande Homem e que, por mera coincidência, também é Coronel,embora do Exército.
Na altura dos factos que refere neste artigo (de que só tomei conhecimento agora), era eu um miudo de 12 anos que se lembra perfeitamente das idas, ao Domingo, á Base Aérea 12; lembro-me de quase tudo como se fosse hoje: a descolagem dos Fiats, o “exame” para piloto de AL III com o, também saudoso, TCor Brito como examinador e de outros momentos únicos que tantas saudades me deixaram, apesar das circunstâncias em que foram vividos.
A imagem que dá de meu pai é exactamente a mesma que tenho dele e a que também me tem sido transmitida por outros que tiveram o privilégio de com ele privar...
Por tudo o que fez o favor de referir,o meu bem-haja.

Cumprimentos,

António Gualdino Ventura Moura Pinto







VB.Ilustre Companheiro,permite-me o termo e o trato,mas nesta casa,no seio desta grande familia designada por FORÇA AÉREA PORTUGUESA, todos nos tratamos por tu.

Nunca imaginei receber hoje esta mensagem de um homem que,em criança,por imposição da vida militar de seu pai,o fez estar na Guiné,com quem algumas vezes junto à porta do GO partilhei nas suas traquinices proprias da idade.
Não podes nem deves "agradecer-me" nada,tudo o que disse foi muito pouco ou nada para transmitir aos leitores deste espaço o orgulho que senti em ser comandado por este grande COMPANHEIRO E COMANDANTE!
A FAP foi parte integrante da nossa formação como homens,tivemos professores que nos ministraram as diversas disciplinas,uma delas,que nunca mais esquecerei,foi "HUMILDADE" sendo o seu "Prof." GUALDINO MOURA PINTO!
Certamente que nos iremos encontrar,se me o permitires e não for antes,marcarei o mesmo para o dia 30 de Maio de 2009 em Vouzela-Viseu,data em que se realiza o 32ºEncontro de pessoal da BA 12,a tua presença será para nós uma HONRA!
Assim como o será tambem a tua integração na nossa tertúlia "LINHA DA FRENTE",pois os requisitos estão preenchidos faltando apenas essa foto na BA 12 ou na Guiné,contacto postal e telf,e algumas "traquinices" que te lembres da estada na Guiné.
Deixo a seguir o vasto e riquissimo curriculum do tal menino que conhecemos com 12 anitos na Guiné,pois seu pai,no lugar que Deus lhe reservou,certamente que vive com orgulho o exito do filho.

Curriculum


Nome: ANTÓNIO GUALDINO VENTURA MOURA PINTO
Posto: Coronel de Infantaria
Inicio de Comando:
2008


Resenha Biográfica

O Coronel de Infantaria António Gualdino Ventura Moura Pinto ingressou na Academia Militar em 1978.
Entre outras funções, como Subalterno, foi instrutor de cursos de Oficiais Milicianos e do 12º CFS na Escola Prática de Infantaria em Mafra e ainda director do curso de Operações Especiais/QP e de diversos Cursos de Operações Irregulares no Centro de Instrução de Operações Especiais em Lamego.
Como Capitão foi Comandante da 2ª Companhia de Instrução Agrupamento de Instrução e instrutor de diversos cursos de Operações Especiais no Centro de Instrução de Operações Especiais. Foi ainda chefe da Secção de Instrução desta Unidade;o:p>
Comandou a Companhia de Apoio de Combate do Batalhão Operacional do Regimento de Infantaria 1;
Como Oficial Superior comandou o Batalhão de Instrução do Regimento de Infantaria 1 e desempenhou funções no Estado – Maior desta Unidade como chefe da Secção de Operações e da Secção de Logística.
Foi Chefe da Repartição de Análise e Processamento da Chefia dos Serviços de Transporte
Chefe da Divisão de Pessoal no Joint Command Lisbon.
Foi promovido ao actual posto em 31 de Dezembro de 2005 e Desempenhava à data as funções de Inspector na Inspecção Geral do Exército
Por despacho de 06MAR08, de S. Ex.ª General CEME foi nomeado, por escolha, Comandante do Regimento de Infantaria n.º 1.
Em termos curriculares, além da licenciatura em Ciências Militares pela Academia Militar, está habilitado, com o curso de Operações Especiais e com o curso de Comandos.


Condecorações

- Medalha D. Afonso Henriques 1ª Classe Exemplar grau Prata
- Medalha de Mérito Militar 1ª Classe