António Six
Esp.MRÁDIO
Pontével
Esp.MRÁDIO
Pontével
Supermarine Spitfire 1936 (303)
Pelo céu azul seguem as cores nacionais
desta vez com um avião mítico, uma verdadeira máquina.
Parece mentira mas tivemos 112 aviões destes.
Aqui fica para que possam sonhar e ter bons voos, sempre com saúde e mais o abraço do amigo.
Parece mentira mas tivemos 112 aviões destes.
Aqui fica para que possam sonhar e ter bons voos, sempre com saúde e mais o abraço do amigo.
Ursus
Tipo de
Aeronave
Avião monomotor terrestre de trem de
aterragem convencional retráctil,com roda de cauda, monoplano de asa baixa,revestimento
metálico,monolugar de cabine coberta,concebido para missões de caça.
Tripulação: 1 Piloto
Tripulação: 1 Piloto
Construtor
Supermarine AviationWorks,Ldª/Grã-Bertanha.
Motopropulsor
Rolls-Roice Merlin 45 de 12 cilindros em
V arrefecidos por liquido,de 1440 hp
Hélice de madeira,três pás,de passo variável.
Hélice de madeira,três pás,de passo variável.
Dimensões
Envergadura 11.23m
Comprimento 9.12m
Altura 3.86m
Área alar 22.48m2
Comprimento 9.12m
Altura 3.86m
Área alar 22.48m2
Pesos
Peso vazio 2.309Kg
Peso Máximo 3.071Kg
Peso Máximo 3.071Kg
Performances
Velocidade máxima 605Km/h
Velocidade Cruzeiro Desconhecida
Tecto de Serviço 11.300m
Distância máxima de voo 760Km
Distância com depósitos auxiliares 1.840Km
Armamento
Velocidade Cruzeiro Desconhecida
Tecto de Serviço 11.300m
Distância máxima de voo 760Km
Distância com depósitos auxiliares 1.840Km
Armamento
Mk Va: 8(4+4)metralhadoras Browning
calibre 7,7mm
Mk Vb:2(1+1) Canhões Hispano de 20mm e 4(2+2)metralhadoras Browning calibre7,7mm e 200 Kg de bombas sob as asas.
Mk Vb:2(1+1) Canhões Hispano de 20mm e 4(2+2)metralhadoras Browning calibre7,7mm e 200 Kg de bombas sob as asas.
Capacidade de
Transporte
Nenhuma
Avião
em Portugal
Quantidade
112
Utilizadores: Aeronáutica Militar e Força Aérea.
Período de utilização: 1942 a 1955
Utilizadores: Aeronáutica Militar e Força Aérea.
Período de utilização: 1942 a 1955
As negociações entre o Governo Português
e o Governo Britânico para a aquisição de aviões Supermarine Spitfire
iniciaram-se em 1938,tendo ficado acordado que Portugal receberia dez aviões
Supermarine Spitfire Mk Ia em 1940.
A evolução da II guerra Mundial,especialmente a invasão da União Soviética pela Alemanha, inviabilizou a concretização do acordo no prazo previsto. A diplomacia portuguesa não desistiu e empenhou-se a fundo para que a Grã-Bertanha fornecesse os aviões,agora com o peso do acordo para a instalação de uma Base Aérea no Arquipélago dos Açores. Apesar de todos os esforços,os primeiros Spitfire,18 unidades da versão Mk Ia,só foram recebidos entre Novembro de 1942 e outubro de 1943.
Todos estes aviões chegados a Lisboa por via marítima,foram construídos na Grã-Bertanha,pela Supermarine,entre Setembro de 1939 e Dezembro de 1940.
Foram montados nas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA).Alverca e colocados na Base Aérea nº 3 (BA3) Tancos,onde formaram a Esquadrilha XZ.
O Museu do Ar tem em exposição um Supermarine Spitfire Mk IX,um modelo diferente dos utilizados em Portugal
A evolução da II guerra Mundial,especialmente a invasão da União Soviética pela Alemanha, inviabilizou a concretização do acordo no prazo previsto. A diplomacia portuguesa não desistiu e empenhou-se a fundo para que a Grã-Bertanha fornecesse os aviões,agora com o peso do acordo para a instalação de uma Base Aérea no Arquipélago dos Açores. Apesar de todos os esforços,os primeiros Spitfire,18 unidades da versão Mk Ia,só foram recebidos entre Novembro de 1942 e outubro de 1943.
Todos estes aviões chegados a Lisboa por via marítima,foram construídos na Grã-Bertanha,pela Supermarine,entre Setembro de 1939 e Dezembro de 1940.
Foram montados nas Oficinas Gerais de Material Aeronautico (OGMA).Alverca e colocados na Base Aérea nº 3 (BA3) Tancos,onde formaram a Esquadrilha XZ.
O Museu do Ar tem em exposição um Supermarine Spitfire Mk IX,um modelo diferente dos utilizados em Portugal
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