Carlos Robalo
MMA - T6 – Guiné
Lisboa
Era uma manhã igual às outras, por volta das 6H00.
Os mecânicos da linha da frente dos T6, faziam as inspecções e os respectivos " Ponto Fixo ", numa grande azáfama. Mais tarde estando tudo em ordem, lá apareciam os respectivos pilotos o Maj. Mantovani e o Fur.Pil.Henriques Ferreira .
Como era uma missão de ir e vir (não havia abastecimento) não era necessária a ida do mecânico.
Já na altura vivia-se um ambiente de preocupação e consternação após os acontecimentos trágicos que anteriormente tinham ceifado vidas.
Passadas algumas horas, para espanto do pessoal da linha da frente, verifica-se que apenas um T6 entra na "final" de regresso à Base, não se sabendo ainda a razão da falta da outra aeronave. Após a aterragem perguntou-se ao piloto qual a razão da demora.... e a resposta trouxe a desolação total "era uma bola de fogo". Mais um avião tinha sido alvo do missil "strela".
Major Mantovani faleceu em 6 de Abril de 1973, que Deus tenha a sua Alma em Paz.
Um abraço Victor.
Crobalo
JC: Um período muito difícil para a “nossa” FAP na Guiné.
Também nesta data, dia 6 de Abril de 1973, se registou a perda de 1 avião DO-27 e a morte do Fur.Pil.Baltazar da Silva e 1 avião DO-27 e o Fur.Pil. António Carvalho Ferreira nunca mais foram vistos após descolar de Guidaje.
Fonte: VOO 770 “A História do Strella na Guiné”, ponto 5.
Que descansem em Paz.
VOOS Relacionados :
770 A HISTÓRIA DO STRELLA NA GUINÉ.
884 DESCOLOU À 36 ANOS PARA O SEU ÚLTIMO VOO...
Major Mantovani faleceu em 6 de Abril de 1973, que Deus tenha a sua Alma em Paz.
Um abraço Victor.
Crobalo
JC: Um período muito difícil para a “nossa” FAP na Guiné.
Também nesta data, dia 6 de Abril de 1973, se registou a perda de 1 avião DO-27 e a morte do Fur.Pil.Baltazar da Silva e 1 avião DO-27 e o Fur.Pil. António Carvalho Ferreira nunca mais foram vistos após descolar de Guidaje.
Fonte: VOO 770 “A História do Strella na Guiné”, ponto 5.
Que descansem em Paz.
VOOS Relacionados :
770 A HISTÓRIA DO STRELLA NA GUINÉ.
884 DESCOLOU À 36 ANOS PARA O SEU ÚLTIMO VOO...
Os outros acidentes:
Na manhã de 6ªfeira 06 de Abril de 1973, quando da 2ª evacuação aérea de feridos graves, de Guidaje para Bigene - na circunstância 1 Soldado Guineense da CCac19 adida à CArt3521 -, uma DO27 tripulada pelo Fur.Pil. António Carvalho Ferreira , transportando o comandante do COP3 Maj. Infª. Jaime Frederico Mariz Alves Martins, 1Cbº. Enfº.Cóias da FAP e o citado ferido, foi atingida por um míssil terra-ar SAM-7 Grail "Strella" e despenhando-se, causando a morte aos seus 4 ocupantes.
Mas ainda naquele mesmo dia 06Abr73, e antes da manhã findar, uma outra DO27 tripulada pelo Fur.Pil. João Manuel Baltazar da Silva , transportando o Alf. Mil. Médico João Manuel Cantante Santos Silva e o 1º Sargº. Sapador João Agostinho Gonçalves Oliveira Figueira, entre Samogi e Talicó foi atingida por um míssil térmico terra-ar SAM-7 Grail "Strella" e despenhou-se, causando a morte aos seus 3 ocupantes.
VB: Foi realmente um dia de profundo luto na nossa família Força Aérea,ainda a tentar afagar a dor causada pelo falecimento do Ten.Cor.Brito em 25.03.73,bem como para as Forças Armadas Portuguesas visto terem também parecido nestes acidentes mais seis elementos ligados ao exército.
Vi estes acontecimentos no local e é difícil descrever o ambiente vivido na Base.