Incorporação em Sintra, princípios de Outubro de 1951, como aluno piloto. Tinha acabado de fazer 20 anos.
Curso de Pilotagem terminado e brevetado em fins de Dezembro de 1952 e promovido a 1º Cabo.
Primeiros dias de Janeiro de 1953 fui colocado na B.A.2 – Ota, na Esquadra 10 onde voei no F-47D Thunderbolt.
Promovido a Furriel em Abril do mesmo ano.
Colocado na Esquadra 21 (F-84G – Thunderjet) em Abril de 1954 onde me mantive até passar para a Esquadra 50 que pouco depois foi renomeada Esq 51 (F-86F – Sabre) em Agosto de 1958. Neste período fui promovido a 2º Sarg. em Janeiro de 1956 e a 1º Sarg. em Janeiro de 1958.
Em Dezembro de 1959 fui colocado na Base Aérea 5, em Monte Real, aquando da transferência da Esquadra 51 para esta Base.
Promovido a Sarg. Ajudante em Janeiro de 1960. Em Outubro desse ano rumei para a Águeda tirar o 1º ano do Curso de Oficiais.
Em Julho de 1961 colocado na B. A. 1, em Sintra, para o 2º ano do Curso (Pilotos Navegadores) tendo terminado o Curso nesse ano e promovido a Alferes em 22/12/61.
Volto a Monte Real em Fevereiro de 1962 para a Esquadra 51.
Em Maio fui enviado para a Guiné, por 3 meses, para render outros pilotos, no Destacamento do F-86F.
Nos primeiros dias de Julho de 1963 fui colocado na Guiné para uma comissão normal que terminou em Fevereiro de 1965.
Promovido a Tenente em 1/12/63.
Em Março, Abril e Maio desse ano, frequentei, em Sintra, o Curso de Capitães, regressando à B.A. 5 onde me mantive até fins de Setembro 1966.
Neste ano fui colocado na B.A. 9, em Luanda, até Outubro de 1972.
Nesse ínterim fui promovido a Capitão em 31/5/68.
Em Outubro de 1972 fui colocado nas OGMA na qualidade de piloto na Secção de Vôos de Ensaios.
Em Fevereiro de 1975 sou reenviado para a B.A. 9 para reforçar a Esq 92 na missão de evacuação das populações.
Nas vésperas da Independência de Angola precisamente, a 2 de Novembro, descolo de Luanda trazendo o último Nord Atlas(6415). Fiquei colocado na B.A. 3, em Tancos mas, não satisfeito, em Outubro desse ano consegui ser colocado na Ota onde decidi passar à Reserva a partir de 1 de Março de 1957.
Só uma particularidade – durante a minha vida activa nunca deixei de cumprir os mínimos mesmo na frequência de cursos.
Quando passei à reserva tinha efectuado 7.825:45 horas de voo pilotando 20 aeronaves diferentes.
O Mapa das Horas de Voo é apresentado em separado.
Aspecto disciplinar
Fui punido uma vez. Ainda como aluno. Saí para um voo de acrobacia em Tiger. O tempo estava bastante nublado. Na zona destinada para o voo, ao pretender efectuar looping o tecto estava um pouco abaixo dos mínimos. Fui apanhado – 3 dias de detenção.
Louvores de Comando de Unidade entre 5 a 7. Não tenho a certeza.
Dois louvores de Comandante de Região Aérea. Dois louvores de Chefe de Estado Maior da Força Aérea. Louvor de Secretário de Estado da Aeronáutica.
E mais um louvor da Guiné com direito a Cruz de Guerra.
VB:Bom-Dia, Companheiros.
Falar do nosso camarada Fernando Moutinho, um dos mais antigos pilotos da nossa FAP, em vida, a voar em jactos, não é missão fácil. Não o conhecemos pessoalmente, nunca falamos, apenas contactamos via net. No entanto, não deixa dúvidas que apesar da sua bonita idade de 79 anos, continua a ser um operacional de voo. Um verdadeiro membro desta Tertúlia ,não a abandonando ou trocando por motivo algum, como prova disso, à bem pouco tempo quando o seu estado de saúde careceu de uma inspecção geral.
Assim solicitamos-lhe que fosse ele a contar o sua histórica e valiosa vida dedicada à Força Aérea Portuguesa neste seu espaço. Assim o fez, sem rodeios, objecções ou elitismos, contribuindo assim para o fortalecimento da união desta grande família.
Bem-Hajas, Fernando..