sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Voo 2566 MISSÃO AÇORES (3)





Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela



O edifico é o mesmo, para quem por cá passou nas décadas de 60/70,as instalações e o serviço é que é outro.
Assim que saímos do autocarro, tínhamos junto á entrada da messe o Sargº. (?) que depois de nos receber como VETERANOS DA FAP, nos conduzi-o ao seu interior onde nos aguardava uma mesa ESPECIAL para desfrutarmos da refeição que, diga-se, já ansiávamos.
Modernas instalações, com um excelente serviço de Self-Service, onde expunham uma ementa muito bem apresentada e saboreada por nós. Mas, lá diz o ditado popular “Mudam-se os tempos. mudam-se os hábitos”… a visualização da sala era outra, as mesas eras compostas por militares bem “encorpados”, os cabelos… muitos cumpridos e loiros nos chamavam muito à atenção. No nosso tempo não havia nada disto. até a limpeza eramos nós que a fazíamos.
Fomos tomar café ao Bar das Praças. Qual BIDON, qual carapuça, um bar espectacular onde até se toca o sino, o Manuel Pais que o diga! Pois é,quem tocar o sino tem que pagar uma rodada para quem estiver no Bar.
Um excelente espaço de convívio para os militares, praças, estacionados naquela unidade.
Partimos em direcção aos nossos aposentos para quem quisesse ultimar os preparativos para a ida ao BIEX. Dias antes da nossa chegada já o nosso Comandante Castelo Branco, sempre pontual e exemplar, tinha providenciado junto do comando da Base no sentido de nos serem emitidas as repectivas  credenciais para ingresso naquele estabelecimento comercial americano.
Aqui talvez tenha sido uma desilusão para alguns de nós que iam na expectativa das compras mais baratas que no Continente. Não,salvo as calças de ganga da marca “Levis Strauss” e alguns perfumes, é mais caro que cá.
Mas no que respeita ao vestuário (calças de ganga),não deixamos de desfrutar de tão importante ocasião, acreditem que devemos ter comprado entre todos mais de cinquenta pares de calças. Só para se ter uma ideia, um de nós comprou doze!Continuamos as compras mas já fora daquele estabelecimento, entramos alguns, outros foram para os quartos que se situavam perto, no club31. Bons produtos, bons aposentos e não achamos caro ,a bebida e sandocas!
Aqui tínhamos o problema de pagarmos em Euros e recebermos o troco em Dólares, isto caso não houvesse a moeda europeia para os trocos. Obrigava-nos assim, para que não viesse-mos com os bolsos carregados de cêntimos americanos, a gastá-los até acabar.
Aproximava-se o jantar na messe de oficiais com as entidades superiores da FAP nos Açores.
Trajados de gala, entramos na messe onde, mais uma vez, o nosso “cicerone” Alf.Rel.Públ.Ribeiro demonstrou as suas potencialidades protocolares apresentando-nos cada um por sua vez, o Comandante da ZAA, Representante do CEMFA na ZAA, Comandante e futuro Comandante da BA 4. A Base ia mudar de comando na sexta-feira seguinte.
Seguiu-se o Açores de Honra, onde tivemos oportunidade de dialogar com estes oficias superiores recordando o nosso passado na FAP, bem diferente do deles visto nenhum  ter participado na Guerra do Ultramar.
Apraz-me aqui realçar que o referido Comandante substituo (actual) da BA 4,foi Especialista da FAP e companheiro do Jorge Couto que integrava a nossa comitiva. Foi também um dos momentos altos desta nossa estada nesta Base.
Depois seguiu-se o repasto.
Tomamos os nossos lugares numa mesa colocada em U, bem decorada, onde nos foi servida uma excelente refeição, particularmente acompanhada por um excelente vinho branco com rótulo de “Agua de Serpins” da adega do Zé Especial, previamente enviado para aquela unidade destinado ao evento.
No final,após alguns dos presentes usarem da palavra para  agradecimentos recíprocos, procedeu-se a uma entrega de lembranças aos referidos comandantes, que nos receberam e elogiaram como UMA REFERÊNCIA na vida da FAP,bem como aos nossos companheiros Elmano Nunes e Fernando Castelo Branco, que são uns DIGNOS representantes dos VETERANOS DA FAP naquela ilha.
Finalizamos o dia com uma viagem pedonal  até aos alojamentos, percorrendo algumas artérias da Base onde o barulho do mar é rei e senhor no silêncio da noite.
Até amanhã!



Legenda: F Chegada à messe para o almoço. Da esqª/dirª.Bastias,Fanica,Victor Barata,João Mesquita,Alves da Silva,Armando Seguro(costas)e Batista(costas).
Foto:Manuel Pais

Legenda: Recolhendo a refeição.Esq./dir.Manuel Pais,Jovino Chão,Jorge Couto,João Mesquita,Fanica e Álvero Eugénio.
Foto:Paulo Castro

Legenda: No bar das praças o Fanica á conversa com o motorista do autocarro.
Foto:Paulo Castro


Legenda: O Manuel Pais achou graça tocar o sino que está instalado dentro das instalações do bar,mas não leu as regras.Resultado,inchou com uma grade de cerveja,pois quem tocar o sino tem que pagar uma bebida para quem estiver no local.
Foto:João Carlos Silva

Legenda: Encontro casual no Biex,de dois companheiros de recruta,o Jorge Couto e o Cor.Pilav.Faria,actual comandante da Base Aérea 4,Lajes.
Foto:Manuel Pais.


Legenda: Fgsgggs
Foto:gdfggs

Legenda: FNo clube 31,o Batista,Magalhães e Vilhena.
Foto:Paulo Castro

Legenda: Aspecto geral da recepção com que os Comandantes non obsequiaram na messe de oficiais.
Foto:Manuel Pais

Legenda: Aspecto geral da mesa onde nos foi servida a refeição
Foto:Manuel Pais

Legenda:  O excelente vinho da conceituada marca "Agua de Serpins" da adega do Zé Especial expedido proporsitadamente do continente para o repasto.
Foto:Manuel Pais

Legenda: Momento em que o Victor Barata agradecia a recepcção que o Comandante da ZAA,Gen.Pilav.Ruivo (á sua esqª) nos proporcinou nesta estadia na Base Aérea 4.
Foto:Manuel Pais

Legenda: O momento em foi distinguido o nosso Companheiro Fernando Castelo Branco,pela excelente  representatividade demonstrada não só na logística desta viagem,mas,principalmente,do bom nome da família ESPECIAL. O nosso Companheiro Carlos Ferreira fez a entrega. 
Foto:Manuel Pais


Legenda: Aqui,e pelas mesmas causas que o anterior homenageado,é a ves nosso Companheiro Elmano Neves.O nosso Companheiro Alvaro Eugénio fez a entrega.
Foto:Manuel Pais
Para que texto não seja penalizado com as diversas fotos dos momentos aqui descritos, seguem-se algumas fotos referentes a esta dia de missão e devidamente legendadas.

Voo de Ligação:


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Voo 2565 PARABÉNS NUNO!





Nuno Almeida (Poeta)
Esp.MMA
Lisboa







Companheiros,
O nosso Amigo Nuno,(Poeta) rubrica hoje mais um ano de vida:
Não podemos deixar de lhe desejar um dia muito feliz na companhia de todos os que te são queridos.
Um forte braço de parabéns Nuno!

Voo 2564 O ENCONTRO DE NATAL DOS NOSSOS NANAMUE'S.








Caros Companheiros,
Mais uma vez os NANAMUE’s,em actividade.
Desta vez para a realização do 41º Encontro que virá a ser o Almoço de Natal.
O evento será no próximo dia 1 de Dezembro na Qiunta do Coração,A-da-Beja, Arruda e terá o seguinte programa:



PROGRAMA


SAÍDA DE LISBOA PELAS 09H00 (PORTA DA EX-FEIRA POPULAR)
VISITA AO CENTRO DE FORMAÇÃO MILITAR E TÉCNICA DA F.A.P - (EX-BA 2 - OTA)
CONCENTRAÇÃO JUNTO Á PORTA DE ARMAS DA BASE PELAS 10H00.
13H00 ALMOÇO (QUINTA DO CORAÇÃO)
18H00 DESPEDIDA E ATÉ AO PRÓXIMO ENCONTRO

Para Marcações:

João Silva            917006755
Miguel Parada     966198202
Manuel Ferreira  966780711


terça-feira, 27 de novembro de 2012

Voo 2563 VOCEMECÊS comeram COUBES e eu comi "cracas e lapas"....






Fernando Castelo Branco
1ºSargº.MMT
Praia da Vitória – Terceira
Açores




AMIGOS "ESPECIAIS VETERANOS"



   Desde já, com um forte abraço o meu/nosso(porque "tenho sempre que lembrar-me" do ELMANO/NOGUEIRA/PIRISCAS,ETC...) e dos que, queiram ou não queiram, mesmo ausentes estão "por mim" SEMPRE PRESENTES, (conforme nos ensinaram na nossa BASE MÃE-OTA) nestas ILHAS DE BRUMA...
   Sei que, FELIZMENTE, o VOSSO repasto de Sábado foi de "encher a tripa", com SAUDADE e AMIZADE, mas eu, "infelizmente", porque tenho uma filha casada com o Filho de um EIS PAÇO DE ARCOS 2/69...tenho agora com a graça de DEUS uma netinha que fez dois aninhos no dia 22, véspera do Vosso manjar de COUVES, presenteou-me com um prato de caracóis AÇOREANOS,conforme as fotos documentam.

Legenda: ANa companhia da minha filha Marta e da minha netinha.

Foto: Fernando Castelo Branco

Legenda:  Quem é que disse que são pastéis de nata? São lapas, seus parolos!

Foto: Fernando Castelo Branco
Legenda:  Cá estamos nós em casa do Zé Especial de Paço d'arcos a saborear as lapas.
Foto: Fernando Castelo Branco
    Antes de terminar, informo que a TAP e SATA, fazem todos os dias viagens para os AÇORES...
    Um ABRAÇO SINCERO para TODOS.

Fernando C.Branco

VB. Agradecemos a tua informação sobre as viagens da TAP e SATA e aproveitamos para te pedir se consegues junto dessas empresas, umas viagens de borla, diz-lhes que sabemos andar de avião, fomos todos aviadores.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Voo 2562 A MINHA COLABORAÇÃO NO VOO 2556.





Costa Ramos
Esp.MMA
Coimbra




Comentando as fotos da nossa camarada Arminda, penso identificar na

1ª foto da esqª/ dirªMarcelino, Moçito (armamento-já falecido)Arminda, e o cambotas ultimo da linha da frente.

Na 2ª foto só reconheço o cambotas e claro a Arminda.


Na 3ª foto da esqª para drtª só reconheço o Honório o mecânico de mão no boné parece o Simoni,não tenho a certeza, isto é para ai em 65/66.

1 alfa bravo
Costa Ramos

Voo de Ligação:



domingo, 25 de novembro de 2012

Voo 2561 DEDICADO AO GABRIEL CAVALEIRO.





Mário Sérgio Felizardo
Esp.MAE
Leiria






Meus caros, gostaria, se assim o entenderem, que publicassem este pequeno video dedicado ao nosso companheiro Gabriel Cavaleiro e sem mais comentários. Esperemos que seja ele a fazer.


video

Um abraço a todos

VOO 2560 – ALMOÇO DE NATAL DA TERTÚLIA “LINHA DA FRENTE”


























Especificações deste nosso encontro já estão na coluna respectiva à direita, agora a ajuda para chegar a Ançã.

De Coimbra






De Lisboa para Ançã:






E do Porto para Ançã:


Companheiro boa viagem e um optimo encontro.

Voo 2559 QUARENTA ANOS DEPOIS!





Nuno Almeida
Esp.MMA “Canibais”
Lisboa




Companheiros, faz hoje 40 anos que fui ferido na Guiné e em perigo de vida. Quero agradecer a todos que, naqueles momentos de terror e incertezas comigo se solidarizaram.
Legenda: Dias antes do acidente, na companhia do canibal.
Foto: Gentileza do Nuno Almeida (direitos reservados)


Legenda:Foto foi tirada no Hospital Militar de Bissau e escreveram no verso; " Janeiro de 1973 - às portas da morte"
Foto: Gentileza do Nuno Almeida (direitos reservados)


Começo pelo grande Homem e Comandante Gualdino Moura Pinto que não permitiu que me amputassem a perna. Ao cirurgião Dr. Manuel Rodrigues Gomes que durante 2 meses fez o possível e o impossível para minimizar o meu sofrimento, tendo dispensado a sua amizade que nunca esquecerei. Quero, também, agradecer a todos que prontamente se disponibilizaram a doar sangue para as transfusões que necessitei, assim como aos que de várias maneiras me fizeram chegar mensagens de força e coragem. Ao Alf.PilAv Morais que me foi resgatar debaixo de fogo cerrado. Ao meu irmão de sangue Paulo Magalhães que me deu sangue e que talvez me tenha infectado com a sua maluqueira irreverente. Foi graças a todos estes amigos que sobrevivi e que pude ser o que sou hoje: feliz na companhia duma família que amo e adoro. Obrigado a todos com a minha eterna gratidão.

VB: Bom Dia Nuno.
Lamentamos não ter sido possível dar saída ao teu voo na devida data, mas ontem foi um dia passado fora da Base, estivemos presentes numa cerimónia dedicada ás “CARAS DE BACALHAU” e só hoje verificamos a existência do mesmo.
É realmente uma data marcante para ti que sofreste muito com este acidente, mas também não deixa de ser para nós que sentimos que te íamos perder.
Pessoalmente recordo esse dia em que estava de “alerta” na linha das DO, juntinho ás operações, e vejo toda azafama que este acidente gerou. Não era para menos.
Hoje temos-te junto de nós e desejamos que seja por muitos anos.
Um abraço,Nuno.

sábado, 24 de novembro de 2012

VOO 2558 – É DIA DE FESTA PARA O MENINO “XICO”...





Francisco Almeida “XICO”
Marme
Covilhã




O nosso companheiro “Xico” completa hoje mais um aniversário








Em nome de toda a Tertúlia “Linha da Frente”, desejamos-te um dia muito feliz para e todos os que te são queridos.

Um abraço



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Voo 2557 CONVÍVIO DE ESPECIALISTAS EM AVEIRO.







Manuel Pais
Esp.EABT
Porto




Amizade é mesmo isso o respeito a consideração que ao longo dos anos não só perdura, como é fortalecida . 

Um dia a maioria de nós separou-se e sentimos saudades de todas as conversas atiradas fora, das descobertas que fizemos, dos bons e maus momentos que vivemos juntos, dos sonhos que tivemos, dos tantos risos, tristezas que partilhamos.




Legenda:
da ESQ / D.tº


1º António Sousa /-2º Manuel Pais / 3º-Teodolo /- 4º Gomes /- 5º Rodrigues /6º-Manuel Freitas /- 7ºManuel Garrancho /- 8ºLuis Neves /- 9ºJoão Carlos Santos /- 10º-J M Douwens /-11- Guedes /-

NA FRENTE:

Luís Correia /- João Santos / Sacramento





Saudades, até dos momentos de lágrimas, da tristeza ,angustia, das vésperas dos fins de semana, dos natais, enfim..... das amizades e do compa
nheirismo vivido que ALGUNS teimam em não deixar no esquecimento ou morrer. A realização destes CONVÍVIOS faz-nos relembrar esses tempos e fazem com que mantivéssemos o espírito ESPECIALISTA bem vivo .

Voo 2556 O RECONHECIMENTO DAS NOSSAS CAMARADAS ENFªs.PARAQUEDISTAS.










Maria Arminda
Ten..Enfª.Paraqª.
Setúbal




Não duvidem os nossos camaradas "Especialistas da Ba12", quanto todas nós temos por vós, amizade e consideração, pois privámos de muito perto com todos vós.
Só agora recuperei de slides estas fotos que lhe vou enviar, onde estão especialistas cujos nomes não recordo. A do Helicóptero é na Aldeia Formosa, numa Base de Operações.



Um abraço, 
Mª Arminda

Quem poderá identificar os companheiros Especialistas e Pilotos que acompanham a Maria Arminda nas fotos?


VB:
Minha querida Maria Arminda obrigado pelo o vosso reconhecimento para os “Especialistas da BA12”,é reciproco.
Na realidade foram muitas horas vividas em excelente ambiente de camaradagem onde o respeito mutuo e a amizade eram rei e senhor.


segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Voo 2555 IN MEMORIAM.






Santos Oliveira
2ºSargº.Mil.Ranger
V.N.Gaia







Caro Camarada
O meu lamento, como o Vosso, de só haver tomado conhecimento deste infausto e triste desenlace, nesta hora.
Desejaria apresentar Condolências á Família enlutada e, bem assim, a toda a Família Paraquedista e da Linha da Frente.
 As minhas Homenagens

SOL da Esteva

Voos de Ligação:

Voo 2554 ÚLTIMO SALTO DA AMÁLIA REIMÃO.





AMÁLIA MARTINS REIMÃO



Caros Companheiros.
É com profunda tristeza que anunciamos o último salto da nossa querida Companheira Paraquedista AMÁLIA REIMÃO,no passado dia 16.
Certamente que neste momento a Nª.Sª.do AR já a encaminhou para o lugar merecido.
A tertúlia “LINHA DA FRENTE” vem por este meio apresentar as suas condolências à família enluta.



NB: Aproveitamos para apresentar as nossas desculpas a todos aqueles que nos fizeram chegar algumas mensagens, uns para saber da veracidade da notícia, outros, com desagrado, pela estranheza da não comunicação da mesma.
Como devem calcular, á noticias que se não nos informarem não podemos ter conhecimento delas. Por outro lado, ninguém tem obrigatoriedade de nos comunicar o que quer que seja.
Companheiros, as surpresas fazem parte da vida!