quarta-feira, 18 de julho de 2007

VOO 032 - Queda de DO 27


Uma mensagem enviada pelo nosso companheiro da LINHA DA FRENTE, Miguel Pessoa,em que nos conta este episódio da queda de um DO 27.

Hoje,recordar é viver,naquele dia os tripulantes talvez dissessem, "Quero viver para recordar"!



Inicio da recuperação do Avião DO 27
no dia seguinte à queda.Repare-se no terreno pantanoso.


Continuação da recuperação do avião


O Fur.Pilav.Mota já em Bissau,junto ao
avião depois de ter sido recuperado



No dia 17 de Novembro de 1973 este DO 27 que vemos nas imagens,foi requisitado para se deslocar a Catió,com a missão de proceder a uma evacuação.
A sua tripulação era constituída pelo Fur.Pilav.Mota e pelas EnfªPára Giselda e Natália,esta ainda "Pira",encontrava-se numa fase de adaptação.
Quando passavam a baixa altitude ao lado da ilha de Como,sobre a costa marítima,o motor parou e o piloto foi forçado a amarar(talvez o termo mais correcto seja alodar...),tendo os tripulantes saído do DO,refugiando-se junto à margem,ainda dentro de água.
Por sorte passou um navio da Marinha próximo,que resolveu investigar aquele novo monumento na costa e que recolheu o pessoal passadas duas horas da queda. No dia seguinte,a recuperação do avião foi dificultada pela subida da maré,acabando o DO,numa primeira tentativa de içagem,por cair novamente na água,ficando ainda mais danificado... Foram maiores os estragos nessa altura do que na altura da queda!.


Miguel Pessoa
Cor.Pilav.(Reserva)




Sem comentários:

Enviar um comentário