MMT 1ª/69
Recruta 1ª/69 2ª Esquadrilha 1ª Secção
Juramento de Bandeira 1ª/69
Juramento de Bandeira 1ª/69
Render da Parada na Base Aérea nº 12
Para a foto na bolanha
Caro Amigo é com prazer que te envio algumas fotos e algumas dicas.
Lamento não ter sido mais explicito mas a alegria com que vi este blog deixou-me eufórico a ponto de esquecer esses pormenores.
Fui informado da sua existência pelo Correia ex-2ºSargºMMA que esteve comigo desde a recruta,e que mora bem perto de mim e com o qual me encontro muitas vezes.
Pois aqui vai quem sou(era)eu.
Amílcar Condeço 1ª/69 (252/69),finda a recruta e o curso de MMT,fui colocado em Sintra donde segui em Agosto/70 como voluntário para a minha 1ªcomissão em Moçambique(Nacala e Mueda)vim posteriormente ao curso de Sargentos em Fevº/71 segui em Set/71 para a BA 4,em Jul/72 fui para a BA 12 donde fui mandado embora pelo então 2º Comandante Lemos Ferreira em Set/74,pois não podia estar lá mais tempo,vim com guia de marcha para a DPS(Direcção de Serviço de Pessoal) onde me deram bilhete para o RCP(Regimento de Caçadores Paraquedistas)em Tancos.
Após o 11 de Março de 1975 pedi transferência para Sintra (BA1)onde acabei os meus dias de militar com grande mágoa minha.Mas isso é outra história.
Quanto á nossa Guiné,foram 25 meses de Base Aérea 12 com altos e baixos como todos nós,mas que recordo com muita saudade pois foi o melhor tempo em 8 anos e tal de Força Aérea.
Uma passagem que eu gostava de salientar(NÃO QUERENDO ESQUECER NINGUÉM,MAS NOMES FORAM EMBORA DA MINHA CABEÇA)em dada altura e estando de MMT/dia,fui chamado pelos bombeiros para fornecer uma viatura para fazer ronda à pista,pois tinha sido avistado pela torre de controle uma coisa estranha na pista.Arranquei com o jeep Wills destinado ao mecânico de dia e após o encontro com o pessoal de serviço aos bombeiros,lá fomos direito ás pistas com a respectiva autorização da torre.A meio da pista principal avistamos uma cobra com cerca de dois metros,resolvemos passar-lhe por cima com o rodado de jeep pensando nós que ela morria,mas não, a dita depois de levar com o peso todo, virou-se,e tentou atacar-nos, o que não ganhamos para o susto.
Só depois de contactado o Oficial de Dia,fomos autorizados a matá-la com alguns disparos de G3,mas mesmo assim,foi com grande dificuldade que morreu.
Gostaria de me lembrar de alguns dos intervenientes mas não tenho na memória nomes.
Para terminar deixo aqui uma mensagem de pesar pelos companheiros desaparecidos,desde o mais alto posto ao mais baixo,não sem realçar a enfermeira paraquedista,Fur.Celeste,que morreu na placa apanhada pela hélice da DO 27.
Caro Amigo é com prazer que te envio algumas fotos e algumas dicas.
Lamento não ter sido mais explicito mas a alegria com que vi este blog deixou-me eufórico a ponto de esquecer esses pormenores.
Fui informado da sua existência pelo Correia ex-2ºSargºMMA que esteve comigo desde a recruta,e que mora bem perto de mim e com o qual me encontro muitas vezes.
Pois aqui vai quem sou(era)eu.
Amílcar Condeço 1ª/69 (252/69),finda a recruta e o curso de MMT,fui colocado em Sintra donde segui em Agosto/70 como voluntário para a minha 1ªcomissão em Moçambique(Nacala e Mueda)vim posteriormente ao curso de Sargentos em Fevº/71 segui em Set/71 para a BA 4,em Jul/72 fui para a BA 12 donde fui mandado embora pelo então 2º Comandante Lemos Ferreira em Set/74,pois não podia estar lá mais tempo,vim com guia de marcha para a DPS(Direcção de Serviço de Pessoal) onde me deram bilhete para o RCP(Regimento de Caçadores Paraquedistas)em Tancos.
Após o 11 de Março de 1975 pedi transferência para Sintra (BA1)onde acabei os meus dias de militar com grande mágoa minha.Mas isso é outra história.
Quanto á nossa Guiné,foram 25 meses de Base Aérea 12 com altos e baixos como todos nós,mas que recordo com muita saudade pois foi o melhor tempo em 8 anos e tal de Força Aérea.
Uma passagem que eu gostava de salientar(NÃO QUERENDO ESQUECER NINGUÉM,MAS NOMES FORAM EMBORA DA MINHA CABEÇA)em dada altura e estando de MMT/dia,fui chamado pelos bombeiros para fornecer uma viatura para fazer ronda à pista,pois tinha sido avistado pela torre de controle uma coisa estranha na pista.Arranquei com o jeep Wills destinado ao mecânico de dia e após o encontro com o pessoal de serviço aos bombeiros,lá fomos direito ás pistas com a respectiva autorização da torre.A meio da pista principal avistamos uma cobra com cerca de dois metros,resolvemos passar-lhe por cima com o rodado de jeep pensando nós que ela morria,mas não, a dita depois de levar com o peso todo, virou-se,e tentou atacar-nos, o que não ganhamos para o susto.
Só depois de contactado o Oficial de Dia,fomos autorizados a matá-la com alguns disparos de G3,mas mesmo assim,foi com grande dificuldade que morreu.
Gostaria de me lembrar de alguns dos intervenientes mas não tenho na memória nomes.
Para terminar deixo aqui uma mensagem de pesar pelos companheiros desaparecidos,desde o mais alto posto ao mais baixo,não sem realçar a enfermeira paraquedista,Fur.Celeste,que morreu na placa apanhada pela hélice da DO 27.
Amigo Barata,lamento não me poder deslocar até ao Almoço no Carloto mas oportunidades não devem faltar e faço votos que este episódio lembre os bons momentos que penso todos nós passamos por terras de África.
Com um abraço sincero de muitos parabéns por esta iniciativaAmílcar Condeço
VB. Amilcar,a tua mensagem deixou marca no seio desta nossa LINHA DA FRENTE pela positiva,és um VERDADEIRO ZÉ,homem de grandes sentimentos.Quero desde já dizer-te que vais estar no almoço de Leiria.estamos sempre todos juntos,os que vão,os que não podem ir e...
aqueles que já nos deixaram.
Com um abraço sincero de muitos parabéns por esta iniciativaAmílcar Condeço
VB. Amilcar,a tua mensagem deixou marca no seio desta nossa LINHA DA FRENTE pela positiva,és um VERDADEIRO ZÉ,homem de grandes sentimentos.Quero desde já dizer-te que vais estar no almoço de Leiria.estamos sempre todos juntos,os que vão,os que não podem ir e...
aqueles que já nos deixaram.