sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Adevinhem quem chegou?!...O LANCEIRO!!!

25-Mensagem do Manuel José Lanceiro
MMA 3ª/69
"CANIBAIS"


Da Esq./Dirª Gomes,Franco Ferreira,Rui Custódio e eu,Manuel Lanceiro

Amigo Barata,cá estou a participar.
Apesar de ser da 3ª/69,fui parar à Guiné já com três anos de Força Aérea.Cheguei a 14 de Outubro de 1972,um sábado(que porra de dia para chegar à guerra),juntamente com o Eduardo,Teixeira,Rei e o "velhinho"José Luís Antunes,mais conhecido pelo "Tónio",entre outros.
Mal tinha desembarcado e ainda à espera das malas,apareceu-me um Zé,pequenino,louro,bigode,dentro de um fato de voo enorme para o tamanho dele,absolutamente doido aos saltos e a dizer,sou o Cunca e tu és o meu "pira"*,venho-te ajudar a levar as tuas coisas.Chegaram as malas e lá fomos nós para a Base.
É fácil,para quem lá esteve,a adivinhar o que aconteceu,a bebedeira foi tão grande que nessa noite dormimos os dois sentados na cama dele,pois eu tinha-me esquecido de arranjar uma.
Eu e o Teixeira,já tínhamos o destino traçado,linha da frente dos Alloute III,o Serra foi para a manutenção,o Rui foi para o Gabinete do Ten.Glória e o Antunes(Tóino)foi para a linha das DO 27.
Nas duas semanas seguintes,eu e o Cunca fomos inseparáveis,até porque ,ele para se vir embora tinha que me largar.Todo o Whisky que o Cunca tinha guardado para trazer,foi bebido até à última gota da última garrafa.
Nestas duas semanas o Cunca preparou-me para o que me esperava e regressou à sua casa.
Nessa manhã,a bebedeira era maior que ele!Todos os anos,no nosso almoço de Pessoal da BA 12,tenho o prazer de estar com ele e de bebermos um copo.
E foi assim o inicio da minha "AVENTURA GUINÉ 72/74".

FORAM:

-22 Meses do melhor da minha mocidade.
-Muitos amigos.
-Muitos copos.
-Muitos bons bocados.
-Muitos sustos.
-Grande privilégio de fazer parte da família "ZÉ ESPECIALISTA"
-Muita honra de pertencer à Esquadra 122
-Um orgulho enorme de ser da linha frente dos "Canibais"


Um abraço.
Lanceiro

*
PIRA Alcunho dado aos recém chegados à Guiné.

VB- Obrigado Lanceiro por esta bonita mensagem que nos enviaste,só podia ser tua,és,como sempre o foste,(e não precisas de o dizer),um VERDADEIRO ZÉ ESPECIAL.