sábado, 26 de janeiro de 2008

FOTOS DE TETE.

91-Mensagem do Augusto Ferreira
Melec/Av./Inst.
3ª/69
Moçambique


Foto 1 Sou o que estou de pé,sinceramente,não me recordo do nome do restante pessoal
Foto 2 Estou em cima da asa,em baixo,os dois companheiros da esqª não me recordo dos nomes,os da dirª são Fur.Pilav.Pimentel e o Sargº Fitas Custódio.

Foto 3 Dos presentes nesta foto só me lembro do "Bilas"que está deitado em cima do capot do motor e eu,que sou o 1º da esqª.

Amigo Barata:
Estou de volta a este espaço,para te enviar mais umas fotos do AB 7-Tete,desde já manifestando o desagrado de me não lembrar dos nomes de alguns companheiros das fotos de cima,mas o...PDI manda!
Por incrível que pareça,o regressar a este ano de 1973,não teria sido possível,sem a utilização destas fotos que te envio hoje,como é óbvio.E isto fica a dever-se a um 1ºSargº de Armamento e Equipamento(do qual não me recordo o nome),que de tempos a tempos,quando tinha disponibilidade,aparecia com a sua máquina fotográfica à tiracolo,no hangar e linha da frente,pedindo-nos uma pausa no serviço,que tinhamos em mãos,para nos fotografar,normalmente junto ás máquinas voadoras.
Lá as levava para a câmara escura,do seu estúdio improvisado e passado pouco tempo já estavam nas nossas mãos.
Já havia mais material, para enviar para a "metrópole".Desta vez não poderia ser o aerograma,pois não era permitido enviar nada lá dentro,teríamos de recorrer ao envelope,com aquela cercadura com listas vermelhas e verdes,lembras-te?
Na volta do correio,já tínhamos a reacção dos nossos familiares.Ou estávamos mais magritos,relativamente às últimas ,ou estávamos óptimos com aquela bonita barriga.
Era uma apreciação global,pois elas iriam passar de mão em mão,por todos os familiares e amigos.
Para nós que lá estivemos,fica o registo da nossa passagem por estas paragens,que nunca teríamos imaginado ir conhecer um dia.Pena foi as circunstâncias que nos levaram até lá,pois África é sem sombra de dúvida,um continente com características interessantes,muito próprias,completamente diferentes daquele de que partimos.
Amigo Barata,tive só a intenção de voltar a fazer vibrar os nossos sentidos,neste recuar de 35 anos.Como curiosidade a foto da Cessna foi tirada no final de Dezembro de 1973.
Sem mais por hoje,vou libertar este espaço,para a entrada do próximo Zé.
Amigo Barata,para ti e para todos os Zés Especiais da Linha da Frente,vai um forte abraço.
Até breve
Augusto Ferreira