* Victor Barata
À aproximadamente 15 dias,o Sr. Bernardino da Conceição Vieira de Castro,dizendo-se um apaixonado pelas lides aeronáuticas, solicitou-me um esclarecimento técnico sobre um instrumento de bordo,PAU E BOLA.
Como é do conhecimento de todos,estes últimos dias foram "aterrorizadores"para mim fazendo com que o tão desejado esclarecimento só agora possa ser emitido.As minhas desculpas pelo atraso,Sr. Bernardino.
Este equipamento foi um dos primeiros instrumentos de voo.
É composto por um inclinómetro,a BOLA,associado a um indicador de volta,o PAU.
Este instrumento,hoje, com o aparecimento do HORIZONTE ARTIFICIAL,é já considerado um instrumento de emergência, só utilizado na inoperância daqule,indicando o pranchamento.
Uma das suas principais funções é a indicação da compensação longitudinal.A figura a seguir, mostra um exemplar deste tipo de instrumento.
O "PAU" indica a razão (número de graus por segundo)de volta do avião.
O eixo do Giroscópio está montado horizontalmente de modo a que a sua precessão cause a inclinação do rotor quando o avião está a voltar.Devido à direcção de rotação,o conjunto do Giroscópio inclina-se na direcção oposta à que o avião está a voltar.
Uma articulação entre o conjunto do Giroscópio e o "PAU"-mecanismo de inversão-obriga a agulha a indicar a própria direcção de volta.
A "BOLA",é um simples Inclinómetro,como o descrito no paragrafo atrás.A força da gravidade,durante o voo horizontal,origina o repouso da esfera na parte mais baixa do tubo.
As forças que actuam na "BOLA"durante uma volta coordenada,são as da gravidade e centrifuga,forças equilibradas permitindo que a bola fique no centro do tubo .Quando não estão equilibradas a bola afasta-se do centro do tubo. Assim temos:
-Volta a Derrapar
Numa volta a derrapar,a razão de volta é demasiado grande para o ângulo de pranchamento,e a força centrifuga excessiva,obrigando a bola a deslocar-se para o lado de fora da volta.
A correcção deste defeito é fazer aumentar o ângulo de pranchamento ou diminuir a razão de volta,ou uma combinação de ambas as acções.
-Volta a Glissar
Numa volta a Glissar a razão de volta é pequena para o ângulo de pranchamento e a força centrifuga diminuta,obriga a bola a mover-se para o lado de dentro da volta.
Para regressar ao voo coordenado é necessário diminuir o pranchamento ou aumentar a razão de volta ou uma combinação de ambas as acções.
-Unidade de Leitura
As unidades geralmente usadas são Graus/Min. ou Graus/Seg.
Normalmente são "razões de volta"não são indicadas directamente na escala do instrumento,a qual está graduada geralmente de 0 a 4.
Estes números representam os valores seguintes,comummente aceites,de "razão de volta",associados a ângulos de "ROLL"para as respectivas velocidades:
Graduação Razão de Volta Ângulo de "ROLL"(graus)
140Kt 280Kt
1 180 21 38
2 360 38 57
3 660 - -
4 1080 - -
A necessidade de indicar os ângulos de "ROLL",é devida ao facto dele depender da "razão de volta" e da velocidade do avião em relação ao ar.
Portanto,a condição de horizontalidade do anel de montagem do giroscópio(necessária ao seu funcionamento correcto),só é rigorosamente satisfeita para uma determinada velocidade,ainda quando instrumento possa ser usado na prática para uma elevada gama de velocidade sem erro considerável.
Note-se que o movimento angular do giroscópio só depende da "razão de volta"
-Calibragem,Precisão e Manutenção
a)Os Indicadores de Volta são,normalmente,calibrados para um determinado valor
da velocidade,que vem indicado na caixa do instrumento.
b)A precisão destes instrumentos é menor nos de sucção.Pra os eléctricos(geralmente
trabalham com corrente de 24 V)os limites aceitáveis são os seguintes:
Graduação Razão de Volta(p/min) Limites aceitáveis(p/min)
0 0 -5º a +5º
1 180 171º a 189º
2 360 342º a 378º
c)Para os instrumentos eléctricos não há manutenção de rotina a efectuar,a não ser uma
verificação das ligações eléctricas,pois se não estiverem correctas as
indicações da razão de volta serão invertidas.
Para os instrumentos de sucção é aconselhável remover o filtro de ar de tempos a tempos.
Meu caro,Bernardino,para lhe prestar este esclarecimento,que não sei servirá para o pretendido,socorri -me dos meus apontamentos do curso de Electricista de Instrumentos de Avião tirado na Força Aérea Portuguesa.
Saudações ESPECIAIS:
* Ex-Técnico Especialista de Instrumentos e Aviões
Força Aérea Portuguesa