quinta-feira, 10 de abril de 2008

UM PEDIDO.


169-Manuel Rebocho
Sargº.Mor Paraquedista (reserva).
Doutorado em Sociologia da Paz e dos Conflitos pela
Universidade de Évora.
Defendeu a tese "A Formação das Élites Militares
Portuguesas entre 1900/1975



Camarada Victor Barata.
Há alguns dias recebi, da Senhora Teresa Carvalho, um pedido de apoio para a transladação dos restos mortais de seu irmão, nosso camarada, que falecera, de doença, e fora sepultado em Bolama, no ano de 1966.Prometi-lhe o apoio possível de acordo com as óptimas relações que mantenho com as autoridades guineenses.Solicitei a um amigo meu, cidadão guineense, que se encontra em Bissau, para desencadear determinadas acções, que lhe descrevi. Este meu amigo acaba de me enviar o e-mail, que transcrevo:“Sobre os restos mortais do irmão da senhora Teresa Carvalho, fui ao Instituto da Defesa Nacional onde falei com o Senhor Dr. Baciro Djá (Presidente do Instituto) que me disse que se o homem não fosse militar podíamos levar os restos mortais, mas como eles assinaram um protocolo de acordo com a Liga dos Combates, onde a Liga decidiu tratar de tudo, e os restos mortais já não vão para Portugal. Até me mostrou onde já depositaram todos os corpos que trouxeram de Guidaje. O Dr. Baciro Djá disse-me para eu contactar o adido Português, no sentido desse contactar a Liga, afim de saber o que acham sobre o assunto, tendo em conta que o homem não morreu em combate.Hoje vou falar com o Adido da Defesa Português para saber o que posso fazer a seguir.”Acresce, que a Senhora D. Teresa Carvalho informou o Ex.mo Senhor Ministro da Defesa de Portugal do que pretendia fazer. O Gabinete do Senhor Ministro, em carta de que possuo fotocópia, não apresentou a mínima objecção.Face ao que, não tenho comentários a fazer, mas já comprei, e paguei, o bilhete de avião para Bissau.Gostaria que colocasses estes elementos no nosso blog, com o pedido de esclarecimento, a alguém que saiba explicar, particularmente, a Liga dos Combatentes e o Gabinete do Ex.mo Senhor Ministro da Defesa.
Com um abraço.

Manuel Rebocho
VB.Manuel sobre o assunto,vou deixar o meu comentário mais pormenorizado depois das respostas que hoje mesmo vou solicitar ao Gab.do Sr.Ministro da Defesa e ao Sr.Presidente da Liga dos Combatentes.
Outras fontes irei consultar no sentido de que esse desejo da D.Teresa Carvalho seja uma realidade.
Fica este pedido a todos os utilizadores deste espaço para que utilizem os meios que vos sejam mais adequados e propícios à realização desde justíssimo acto humano que(talvez???) a burocracia emperra.