346-João Carlos Silva
Esp.MMA 2ª/79 BA4
Sobreda
VB. Este nosso Companheiro,embora nunca tenha estado na Guerra,pois quando foi incorporado em 1979 já tudo tinha terminado,é um símbolo do verdadeiro espírito dos ESPECIALISTAS,pois partiu para também prestar a derradeira homenagem aqueles que partiram mas que fizeram com que a Força Aérea continue a ser uma escola de formação e civismo.
O João enviou-nos estas duas mensagens acompanhadas por um exemplar de uma mensagem do Maj.Gen.Hugo Borges.
Companheiro Víctor,
Acabei de te enviar uma mensagem, se achares por bem publicar, após ter estado esta manhã na Igreja da Força Aérea prestando a minha singela homenagem aos 3 pára-quedistas falecidos em Guidaje.
Nessa mensagem anexei também a capa e contracapa do folheto da cerimónia fúnebre. Graças ao "nosso" blog e respectivas fotografias que tu sempre publicas, reconheci e depois conheci pessoalmente o nosso Pedro Garcia, tendo estado com ele durante a cerimónia.
Reconheci outros companheiros, se é que os posso chamar assim, como o Coronel Pessoa, o Mário Fitas e o Pára-quedista Víctor Tavares.
Á chegada tive um breve contacto com Melo e Sousa, Fuzileiro, que ia na mesma coluna que sofreu o ataque e que vitimou os 3 Páras cujos restos mortais hoje regressaram a casa.
Também esteve presente o Manuel Cascão da AEFA Setúbal que se (nos) apresentou ao CEMFA Luís Araújo.
Também encontrei uns antigos vizinhos, embora continue a morar perto, que não sabia terem sido Páras e que estavam integrados na Associação que os representa no Seixal e Almada. Saudações "Especiais",
João Carlos Silva
In Memoria,Lisboa,
26 de Julho de 2008
O espaço era pequeno para tantas emoções.
Os vários estandartes perfilavam-se, antigos camaradas saudavam-se.
Na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, templo da Força Aérea Portuguesa, a bela cerimónia recordou e homenageou Manuel da Silva Peixoto, António das Neves Vitoriano e José de Jesus Lourenço, os três Pára-quedistas falecidos em Guidaje, todos os militares que morreram em Guidaje e todos os militares que se encontram ainda inumados em África.
O carro fúnebre partiu com destino à Base Escola, muitas emoções ainda por viver neste dia dos Avós.
Um abraço para todos os antigos Combatentes,
João Carlos Silva