sexta-feira, 18 de julho de 2008

NUMA NOITE,VOEI NOS DOIS BOEINGS DA FAG...


321-Fernando Castelo Branco
Ex-1ºSargºMMT Moçambique
Terceira-Açores






AMIGO Victor
Nestas “Ilhas de bruma”;são 07h30m; começo por te dar um Bom-dia e pedir a Deus para Continuar ao teu lado…
Já estou no serviço e como podes “ver” já estou aqui a marcar “ponto”; já vi o TEU/nosso blog…quanto ao que me diz respeito; só posso acrescentar que são “frutos” do que a VIDA me proporcionou; “gostava de ter mais”; mas o que tenho; faz-me sentir FELIZ; mas continuo com o ditado” de hora a hora DEUS melhora?!…”Sendo assim, aqui vai um forte abraço, maior que o Mar que nos separa…






Pois AMIGO; foi no dia 26 de Outubro de 1972; o destino era a 3ªRegião Aérea/MOÇAMBIQUE; o Aeroporto de destino, era a BA10/Beira; com escala na BA9/Luanda…eram precisamente 21 Horas e estávamos rodas no ar a bordo de um dos Boeings da FAP, não me recordo se era o 01 ou era o 02;(é natural que, com o espaço de quase 36 anos, alguma coisa falhe);passado uma hora e trinta; apercebemo-nos que a aeronave, “mudou de rumo/virar”; como muito sinceramente os meus conhecimentos de voo eram quase nulos, porque era a terceira vez que voava e era MMT( aeronáutico apeado); comentamos entre os companheiros de cadeiras; que “devia” ser uma “correcção de rota”…passados alguns minutos; apareceram os sinais luminosos de não fumar e apertar os cintos e de seguida os altifalantes a nos informar, que dentro de cerca de quinze minutos iríamos novamente aterrar na Portela; devido a uma avaria técnica; novamente os comentários “ignorantes”; deve ter sido algum instrumento?!...o pessoal manteve-se nas “incógnitas” a não ser uma Senhora que ia ter com o Seu marido e levava uma criança; ficou mais “excitada/enervada”…a pista estava á vista ; mas a coisa “mudou de figura”, quando depois de tocarmos nela, ao nosso lado, circulavam carros de Bombeiros???Graças a Deus, tudo correu bem; aterramos com três motores; estacionamos e recebemos ordem de sairmos normalmente conforme “com custo” embarcamos; começaram os nossos planos; incluindo eu, que tinha a mulher perto; já só devemos sair amanhã? Qual quê; havia outro Boeing que já estava carregado para seguir para a GUINÉ;descarregaram-no e com o tempo que foi necessário para a operação; estávamos novamente com rodas no ar…não queria terminar esta sem deixar de recordar com SAUDADE os Nossos Zés ESPECIAIS; “hospedeiros de bordo/MMA”; Baganha e Rosa; que faziam parte da Tripulação e voltar a agradecer ao Nosso Baganha; que me deu uns toalhetes com o Símbolo da TAP; que vieram a fazer-me jeito na Messe de Sargentos da Beira; porque quando me quis pôr á Civil, substituíram a água que não havia na altura…
Depois, passaram-se dois anos de comissão e foi novamente um desses Boeings que me trouxe ansiosamente para ao pé dos meus; com o Espírito de Especial que a minha Missão como de muitos foi cumprida por Terras de Além Mar; mas não deixando de LAMENTAR, do qual me curvo Solenemente PELOS NOSSOS IRMÃOS; que não puderam agradecer como nós a DEUS para pudermos contar estas “peripécias”…Peçam ELES agora a ELE e á Nossa Senhora do Ar por nós; para continuarmos a lembrarmos DELES…
Depois de colocado na BA4/Lajes, voei muitas vezes enquanto os ditos Boeings não foram para a TAP??…
Sempre com saudade, revejo as fotos que existem no Site do EMFA/galeria de fãs, que infelizmente são só duas; recordo a noite que voei nos dois Boeings…
Termino com um abraço ao Nosso ZÉ ESPECIAL Arnaldo Sousa; pela descrição que fez destas Aeronaves e também aos muitos ZÉS ESPECIAIS; que enquanto estas aeronaves serviram a FAP, souberam ser as “ nossas hospedeiras de bordo” e aos Senhores Comandantes ;recordando com Saudade o Senhor General Aguiar e Silva; que já nos deixou ; recordo também o Senhor Coronel Lavrador que quis Deus que nos deixasse aqui no acidente de Aviocar na Serra de Santa Bárbara; mais o Senhor Tenente Coronel Bettencourt e o Nosso ZÉ ESPECIAL Vitorino…
Um abraço sempre ESPECIAL; não esquecendo que o TEMPO já passou.
Fernando Castelo Branco