312-Jornal "Correio da Manhã"
13.7.2008
Insólito aconteceu,pilotos reparam avaria.
Uma avaria no avião da TAP que fez anteontem a ligação entre Bissau e Lisboa teve de ser reparada pelos próprios pilotos. O Airbus A310 teve um problema junto ao reactor esquerdo e devido à falta de meios no aeroporto de Bissau tiveram de ser os próprios pilotos a resolver o caso.
O voo TP204 acabou por sair da Guiné-Bissau com três horas de atraso, tempo que demorou a avaria a ser reparada, chegando a Lisboa já perto da meia-noite. Um dos passageiros contou ao CM como tudo aconteceu e tirou as fotografias que hoje publicamos. A TAP confirmou o sucedido.
De acordo com o passageiro, que solicitou o anonimato, o sucedido deixou-o assustado. "Da sala do aeroporto, víamos os pilotos a entrar e a sair para dentro do reactor. A reparação durou três horas e só fomos informados do que se passava já dentro do avião. O comandante pediu desculpa pelo atraso e disse que tinha sido motivado por uma pequena avaria técnica. Uma pequena avaria que demorou três horas a reparar e naquelas condições... O avião vinha cheio e confesso que vínhamos um bocado assustados na viagem", contou.
Vítor Mesquita, técnico de manutenção de aeronaves e secretário--geral do Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos SITAVA), não ficou surpreendido. "Os pilotos têm formação que lhes permite fazer muita coisa, mas tenho a certeza de que não mexem na parte mecânica. Só pode ter sido uma questão de mau contacto e a informação não chegava ao cockpit, sucede em países quentes e húmidos. Se o piloto trouxe o avião é porque não havia risco. Hoje em dia não se brinca e fica tudo registado." Quanto à chave de fendas, que através da foto vemos o piloto usar, terá sido para abrir os "fechos rápidos do reactor". "Às vezes até usamos moedas de 5 cêntimos", disse.
TAP GARANTE QUE "TRIPULAÇÃO ESTÁ HABILITADA A RESOLVER ESTES CASOS"
A TAP confirmou ontem ao CM que foram os pilotos que repararam o problema técnico detectado em Bissau. De acordo com Isabel Palma, Relações Públicas da companhia , "a segurança nunca esteve em questão". "Efectivamente, houve uma situação pontual que aconteceu em Bissau. A tripulação técnica está habilitada a resolver estes casos e, em estreita colaboração com o centro de manutenção em Lisboa, o problema ficou resolvido", afirmou a porta-voz, revelando que "a TAP não tem pessoal de manutenção próprio em Bissau". Isabel Palma não revelou qual foi concretamente a avaria: "Foi uma situação isolada, a que eu nem chamo avaria. Se fosse grave, impeditiva, seria diferente. A segurança é prioritária."
ESPECIALISTA ESTRANHA SITUAÇÃO
Sousa Monteiro, comandante sénior reformado da TAP, estranha a situação. "Qualquer avaria num reactor de um avião, após detectada e registada na caderneta técnica, carece de alguém legalmente certificado que, depois de solucionada a avaria, volte a considerar o avião apto para o próximo voo. Estas funções estão cometidas a quem possui Licença de Técnico de Manutenção de Aeronaves e não aos pilotos".
VB.No meu tempo na Guiné,voamos muitas vezes com duplo comando e havia pilotos que nos ministravam algumas noções de condução de aeronaves.Tenho a noção de que se houvesse uma emergência em que o piloto por qualquer motivo não pudesse continuar aos comandos do DO 27(no meu caso pessoal),a conjugação entre o GO(Grupo Operacional)e os conhecimentos adquiridos pelo mecânico,a aeronave aterrava sem danos materiais.