segunda-feira, 8 de setembro de 2008

DULOMBI (GABU)



413-António Dâmaso
Sargº.Mor Paraquedista Guiné


Odemira








Boa noite companheiro Barata.
Para abrir o apetite para os que ainda não gozaram férias e para dar ânimo para o trabalho àqueles que já as gozaram aí vai mais uma seca.
Uma saudação aeronáutica muito especial para o nosso camarada Jorge Félix, fico sensibilizado por ainda haver quem se "perca" a ler as minhas crónicas, quero dizer secas.
O Jorge tem razão, comemos do mesmo pó mas eu mais porque quando ele aterrava e descolava, quem estava no solo é que comia mais, isto é só uma provocação porque compreendi muito bem o sentido da Frase.
O nome de Malan Mané diz-me algo, de momento não consigo fazer ligação do nome à pessoa, de todas as notas que vou dando com datas, tenho de recorrer a suportes de memória,A Enf. Ivone que aparece na fotografia, foi minha chefe quando trabalhei no Hospital da Força Aérea como Enf., quem me deu o curso na disciplina de Enfermagem foi a Enf. Eugénia, nas outras disciplinas foram vários médicos das especialidades.
O Jorge fez-me lembrar alguns episódios da época, por exemplo, num curto espaço de tempo em Maio e Junho de 1969, calhou-me ser Heli-transportado e Heli-recuperado de operações por um Furriel Piloto, três ou quatro vezes seguidas, conhecia-o por andar a "catrapiscar"uma jovem minha conhecida, natural de Almeida mas que estava lá com a irmã.
Tive tempo para lhe perguntar como ia o namoro, disse-me que ia bem mas pelos vistos não tão bem, porque ela veio a casar com um oficial pára-quedista, a última vez que os encontrei foi no funeral do meu camarada Floriano em Castro Verde a 26 de Julho.
Também falou no Spínola, foi um grande Governador, um Cabo de Guerra, diziam alguns, assisti mais de uma vez a palestras que ele fez a militares em parada, de armas diferentes, mas o discurso era sempre o mesmo:" Vocês são melhores entre os melhores" e soltava sempre uma lágrima, a rapaziada ficava galvanizada. Estive na Guiné no tempo dos quatro últimos Governadores, quando o Spínola se veio embora, fui fazer Guarda de Honra à chegada do Bettencourt Rodrigues, na altura a comandar o 2.º pelotão da CCP 121.Admirei neste homem a sua coerência pelo 25 de Abril, foram lá cercar o palácio, disse que não aderia e não aderiu mesmo e veio para cá debaixo de prisão.
Um abraço.
Dâmaso