Esp.MMA
Barata,Em memória e como homenagem ao camarada vitima do acidente com o F 86 e a todos os outros que já partiram , acho que deves manter o logótipo no nosso blog.
Abraço
Manuel José Lanceiro
12.11
João Sousa
Esp. OPC
Victor: muito bom dia!
Espero que esteja tudo bem contigo e com os teus.
Junto envio algumas fotos para, caso queiras mudar algo no rosto do mesmo, ou para apreciação, ou, ainda, para o que te der na real gana!
Uma delas tem o texto que figura actualmente no blogue.
Se decidires algo dá-me uma apitadela.
13.11
Carlos Nóbrega
Esp.ARMEQ
Estava em Monte Real,quando aconteceu o acidente que vitimou um colega nosso e salvo erro há um outro que se safou nessa ou noutra situação idêntica.
Quanto há foto do avião,na minha modesta opinião não deve ferir sentimentos,antes pelo contrário fará lembrar alguém da "nossa família" que partiu muito cedo e portanto permanecer no sítio em que está.Um abraço
12.11
Carlos Jeremias
Esp MMA
Amigo Victor,
Tenho acompanhado o que alguns companheiros têm opinado sobre a imagem do "nosso" blog. Sendo a imagem de minha autoria, desconhecia por completo o trágico acidente que vitimou o nosso companheiro, quero no entanto informar todos os que visitam este espaço, que este F-86 é o que se encontra exposto no "Museu do Ar", em Sintra ( BA 1 ), local onde foi obtida a foto. Como homenagem ao nosso companheiro, pessoalmente penso que se deve manter, talvez tenha sido por essa razão que a FAP procedeu à recuperação desta aeronave, e não de outra.
Aproveito para informar que no endereço, http://www.salti2museu.no.sapo.pt/ , está disponível um slide show com imagens de aviões expostos em Sintra.
Abraços
Carlos Jeremias
12.11
Esp.MMA
Boa tarde Victor e todos os outros companheiros destes serões.
Voltando ao assunto da minha última intervenção sobre o caso do F-86, peço desculpa por ter vindo atrapalhar a boa disposição que reina neste convívio diário.
Não foi minha intenção arranjar qualquer polémica ou sugerir a retirada do avião, longe disso, não vejo qualquer razão para que seja retirado.
Aceito sem reservas a tua 2ª solução "perpetuar a memória do nosso colega" com a continuidade do dito avião.
Falei no assunto porque, sempre que abria o Blog achava que o deveria fazer.
Afinal aquele avião tinha uma história diferente e que eu tive o azar de a testemunhar. Já agora aproveito para ir mais além não na história do avião mas na de um dos protagonistas:o 1ºSarg. que estava dentro do avião. Senão estou errado este Sarg. foi mais tarde também vítima de um acidente idêntico com consequências menos graves embora tivesse ficado muito maltratado. Penso que este foi um dos dois acidentes a que te referes ocorridos em 73.
Quando cheguei a Monte Real vindo de África ainda por´lá vi esse Sarg. com a "chaparia" em fase de restauro.
Um abraço
Carlos Alves
12.11
Luís Martins
Esp.Mec.Rádio
Luís Martins Ferreira do Alentejo ex-1º Cabo esp. M/RádioFiat´s G-91, Allouttes III e Nord Atlas3ª/1972 - Guiné.
Caro amigo Victor Boa tarde.
Já sou um cliente assíduo do nosso blogspot, todos os dias tenho que o visitar, para ter conhecimento das mensagens publicadas.
Quanto ao avião F-86, que um nosso camarada relatou o acidente ocorrido em 1971 na BA 5 - Monte Real, na minha opinião que é muito pessoal, deverá o mesmo continuar a estar como logótipo do blogs.
Se o mesmo deixar de estar presente, não apresento qualquer reclamação, fica no critério de todos os visitantes, a maior vence.
Obrigado por este espaço.
Volto a escrever.
Um abraço,
Luís Martins
Não tenho nada a reclamar se o mesmo deixar de estar presente.
12.11
Arlindo Pereira(Piriscas)
2ºSargºMMA
Victor boa tarde, acabei de ler algumas opiniões sobre a possibilidade de substituir o logótipo do nosso BLOG.
Quis o destino que fosse utilizada a foto desta máquina, que se não fosse a participação do Carlos Alves, a grande maioria dos Zés não se apercebia por desconhecimento.
Agora pergunto quantas vidas se perderam ao longo dos anos, com as aeronaves da FAP?
Acho que se deve manter o logótipo presente e recordar com saudade todos aqueles que por diversos motivos deixaram fisicamente esta família, e sempre que acharem necessário prestar-lhes as homenagens devidas.
Um grande abraço para toda a Linha da Frente.
Arlindo Pereira (Piriscas)
12.11
Amílcar Condeço
2ºSarg.MMT
Amigo Victor,
Vim aqui dar uma espreitadela a nossa sala enquanto a minha Maria acaba o almoço e aproveito para fazer minhas as palavras do Fernando, acho que apesar de tudo a tua escolha acaba por ser uma GRANDE HOMENAGEM a todos os que em serviço e não só nos deixaram de maneira trágica.
Não quero lembrar ninguém em especial mas desde este velho continente, até ás mais distantes paragens alguns ficaram pelo caminho, esta pode pois ser uma maneira simbólica de os recordar.
Um abraço para TODOS os que estão e os que já foram.
Amílcar Condeço MMT/ 69 Algures por Sintra
12.11
Jorge Mendes
Esp.Abat
Amigo Victor:
Estava em Monte Real quando aconteceu o fatídico acidente que vitimou o nosso colega.
Este incidente efectivamente ocorreu em 1971 e teria sido nos primeiros meses do ano, dado que eu sai da BA5 para a BA10 em Junho.
Recordo-me que quando deste acontecimento toda a Base ficou consternada .
Foi um abalo terrível.
Eu não a conhecia o nosso malogrado companheiro, pois como já foi dito pelo Carlos Alves , estariam à pouco tempo na Base.
Como homenagem sou de opinião que não alteres nada .
Um abraço
Jorge Mendes
12.11
Carlos Robalo
Esp.MMA
Caro Companheiro Victor .
Acabei de ler a mensagem sobre a tragédia com o F 86.
Pedes opinião sobre a continuidade deste logótipo.
Na minha opinião deveria ser retirado imediatamente e colocado na parte direita do BLOG ,com uma menção de pesar por esse acontecimento.
Um abraço
Crobalo
12.11
Arnaldo Sousa
Esp.MMA
Amigo Barata.
Sobre o assunto do assombrado F86 nº361 quero dizer o seguinte:
-Em Monte Real nos anos de 1973 ou 74 um companheiro que passou pela linha dos Fiat na Guiné ,e que ainda conheci, a quem chamavam menino, foi igualmente sugado por um F86, não morreu mas ficou bastante mal.
Também estive em Monte Real e trabalhei com os F86 embora pouco tempo, e todos sabemos perfeitamente o perigo que representavam todos os motores dos aviões a jacto nomeadamente o F86 e aquela entrada de ar da turbina GE- J47 com quase 6000 libras de potência, era um autentico aspirador nomeadamente quando estava em potencia elevada.
Há um colega que propõe a substituição da foto pela de um Fiat, estou de acordo, desde que seja um R4 pois foram os que operaram na Guiné.
11.11
João Carlos Silva
Esp.MMA
Li a mensagem 542 do Carlos Alves sobre a tragédia com o F86 361 e o teu compreensível pedido para nos pronunciarmos.
Na minha opinião deverias retirar o 361 e fazer uma de duas.
Ou repor a primeira imagem com o 320, mas aproveitando a fonte do texto actual ou substituí-la por outra imagem como por exemplo pela de um FIAT G91.
Pedi hoje ao arquivo fotográfico da 301 uma imagem de vista geral do FIAT que partilharei contigo caso eles enviem, para avaliares se deve ou pode ser utilizada, caso decidas pela segunda opção.
Um abraço,
João Carlos Silva
12.11
João Carlos Sousa
Esp.MMA
Bom dia Víctor,
Já li no blogue que a minha opinião foi a única discordante quanto à manutenção da imagem do F86 361.
Confesso que os argumentos dos restantes companheiros revelam uma sensibilidade e solidariedade que me tocou e a qual eu não soube encontrar na minha avaliação.
Sem dúvida que a homenagem reflectida nos argumentos dos restantes companheiros é o caminho correcto.
Um abraço,
VB. Interessante as diversas opiniões que na generalidade convergem na ideia de manter o "que está". ASSIM SERÁ RESPEITADO EM MEMÓRIA AO NOSSO COMPANHEIRO,cujo seu nome aguardamos com urgência.
Sinceramente que também para mim sempre foi essa a ideia,pois sinto que de cada vez que abro o Blog lembro este nosso Companheiro que nos deixou quando muito tinha para dar à FAP e à sua própria vida,mas o destino assim não quis.
Falou de outros casos passados em Monte Real em 1973,poi efectivamente recordo dois,o Esp.MMA Luís(Luisinho)e o 1ºSargº MMA conhecido pelo
Felizmente que o desfecho não foi igual,penso que ainda estam entres nós,pelo menos do acidente não partiram...O caso do Luisinho tem uma situação que me
apraz trazer aqui.
Ele esteve na Guiné comigo e sempre trabalhou na secretaria da manutenção,libertando-se assim do perigo inerente à guerra,embora fosse de Material Aérea,estando assim liberto ao perigo querendo o destino que fosse
apanhado por ele no continente.