sexta-feira, 21 de novembro de 2008

571 BA 12 ESCLARECIMENTO.


José Luís Ribeiro
Esp.OPC Guiné
Lisboa
Amigo, Victor.
Sobre o comentário de um ex-camarada sobre o que tinha dito, esclareço o seguinte:
- É verdade aquilo que disse no que diz respeito à alimentação servida no refeitório até á mudança de gerência "a comida era intragável".
- Também é verdade que o pessoal punha os cigarros a arder na cabeça do peixe e saía do refeitório.
- Não chegou a haver levantamento de rancho porque não tínhamos formatura (o almoço decorria das 12 às 14 horas), não me lembro bem se 12,30 ou 14,30 horas.
- Pelos menos durante três dias deixamos de ir ao refeitório almoçar e jantar, levando este facto a que o capitão responsável pelo refeitório fosse demitido do cargo, sendo que numa das vezes andou um capitão a tentar a nossa comparência no almoço e jantar.
- Constava que esse capitão, vendia a carne trazido pelo Dakota de Nova Lamego, em Bissau.
A nós calhava-mos as piores partes dos animais abatidos.
- O caso do falecido Pilav. Honório, foi devidamente esclarecido pelo Pilav. Félix, sendo que como disse constava que ele saía com o falecido General, Spínola, para ter reuniões com o PAIGC, quando de facto, como disse o Pilav. Félix, era outra pessoa que pilotava o Heli.
- No início da minha comissão de serviço, pelo menos dois camaradas nossos foram evacuados com problemas de fígado, excesso de cerveja, segundo constou.
- Não me lembro bem, mas julgo que foi na altura do Comandante, Diogo Neto, que se iniciaram as obras de construção de novas infraestruturas desportivas na Base e o novo Centro de Comunicações, com a deslocação do que se encontrava na Placa junto à sala de operações.
Eu não cheguei a trabalhar nas novas instalações já que terminei a comissão de serviço antes da inauguração
- É verdade que havia sargentos que desviavam JP4 e a íam vendê-lo a Bissau. Assisti à montagem de mangueiras desde os depósitos do Heli.s para o Bidões, guardados na mala dos carros.
- Fui mandado pelo Comandante, Diogo Neto, fazer guarda algumas vezes aos heli.s, com ordem para matar se fosse preciso (uma vez perguntei ao Comandante, se matasse alguém não ia carregar baldes de água para o forte de Elvas. Disse-me que não. Podia disparar à vontade).
- É verdade que foi cancelado um espectáculo que iria acorrer na Base com artista idos de Portugal Continental, aquando do assassínio do majores e "não sei quem mais", para os lados de Teixeira Pinto. Houve descontentamento na Base pelo cancelamento do mesmo
- É verdade que a Voz de Cabo Verde de vez enquanto actuava na Base, propriamente num Hangar.
- É verdade que com a nova gerência passamos a ser melhor tratados em termos alimentares, sendo que até tínhamos direito a entradas "carnes frias e sumos".
- É verdade que de vez enquando havia almoço de carne de javali "não digo a forma como eram caçados".
- É verdade que uma vez por mês ia fazer guarda à central de emissores
- É verdade que durante cinco dias não pudemos sair da base devido a rixas entre os paraquedistas e os marujos.
- É verdade que para sairmos da Base tínhamos que passar pela enfermaria para levar a bisnaga milagrosa.
- É verdade que da Base se ouvia rebentamento de morteiros e o trinar das metralhadoras.
- É verdade que um avião que transportava armamento "Biafra" explodiu na Base, ainda possuo uma foto dos destroços, foi antes de eu chegar à Base.
- É verdade que foi algumas vezes como o filho do Comandante - não digo o meu de transporte - para o Pilão.
- É verdade que o falecido paraquedista 80, frequentava a sala de operações.
- É verdade que eu, como operador de comunicações, recebia pedidos de auxílio aéreo e os transmitia à sala de operações, sendo que uma das vezes, o Capitão, hoje General, Nico, disse-me para ligar ao Comandante, Diogo Neto, se o autorizava a levantar voo com o Fiat G-91, para ir socorrer Guileje que mais uma vez estava a ser atacada e que mal levantou voo deixou-se de ouvir rebentamentos e rajadas de metralhadoras.
- É verdade que quando havia eleições na Metrópole, punham-nos transporte para ir votar a Bissau. Eu safei-me porque estava de serviço nesse dia.
- É verdade que dentro do depósito de água da Base foi encontrado um cadáver. Ainda bem que não bebiamos água.
- É verdade que a farda quando fui mobilizado era amarela, sendo que a troquei na Guiné pela azul que ficou cinzenta às mãos das bajudas, aquém eu dava para lavar, sendo que a roupa civil lavava-a eu.
- É verdade que o Dakota, voava muitas das vezes abaixo da copa das árvores (leito dos rios), para evitar ataques de mísseis, sendo que uma das vezes que voei "fui obrigado pelo ex-capitão Nico, agora General", cujo trajecto foi Bafatá, senão estou em erro, Nova Lamego, Farim e outra localidade que não me recordo o nome "talvez Gadamael". Sei que não chegamos a aterrar e tivemos que mandar a carga do avião para a pista. Não me lembro bem, mas parece-me que estavam a atacar o aquartelamento do exército existente.
Estes são alguns dos acontecimentos que me lembro, mas não em pormenor já que se passaram muitos anos.Somente sei que sofri na pele, assim como os nossos camaradas de armas, não esquecendo os outros ramos, maleitas, como; queda de cabelo, unhas, amebas, "tricosséfalos", paludismo, e outras, sendo que quando regressei tive que fazer tratamentos antes de ir de férias.Agora pergunto-me muitas vezes, para quê tanto sacrifício se ainda hoje somos mal tratados pelos mandões deste canto à beira mar plantado, sendo que muitos deles nem à tropa foram, mas sabem mandar "quinaus" e denegrir a nossa infeliz participação numa guerra que nos disseram que era nossa, mas que afinal era deles com o intuito de arranjar tachões e galões.
Amigo, quanto à inclusão da quadra no logótipo do Blog, julgo que não, porque:- A sua inclusão pode levar a más interpretações, tendo em conta que outros morreram na guerra em piores circunstâncias, estou-me a lembrar do heli que bateu contra uma antena de rádio, senão estou em erro, em Bafatá - Guiné, que vitimou o cap. e cabo que manejava o canhão do heli, sendo que faleceram queimados, segundo constou.
- Outros pilotos, enfermeiras paraquedistas, paraquedistas e especialistas que morreram, em circunstâncias terríveis, noutros teatros e noutros meios.
De qualquer forma, melhor decidirás sobre o assunto.Esta é a minha opinião.
Quanto á publicitação desta msg, deixo ao teu critério tendo em conta que não sou de polémicas e também nunca as quero alimentar.
Cumprimentos amigos,
José Luís Ribeiro OPC 3ª/66
VB.Seja bem aparecido José Ribeiro.
Por onde tens andado?Bom,espero que não te tenhas portado mal para que as dispensas estejam cortadas?!...