No dia 16.01.09,atravéz da mensagem 721,publicamos um apelo que nos foi solicitado pelo nosso companheiro Virginio Briote,co-editor da Tabanca Grande,em que a Dª Vera Dias pedia uma informação sobre o local onde se encontra sepultado Pára Adriano Rosa Martins.
Mais uma vez o Manuel Rebocho,1ºSargºPáraquedista, que fez comissão na Guiné,nos veio dizer que não deixa os seus créditos por mãos alheias
De: manuelrebocho@iol.pt
Assunto: Adriano Rosa Martins
Para: vera.dias@cm-macao.pt
Cc: barata.victor@gmail.com
Ex.ma Senhora Vera Dias António
Amigo Victor Barata
Quanto à decisão da Câmara Municipal de Mação, só tenho que louvar.
Quanto ao Adriano Rosa Martins tenho e posso acrescentar o seguinte:
O Martins não pertenceu à CCP 121 mas à CCP 123; mais objectivamente, integrou a 1.ªSecção, do 1.º Pelotão de Combate, da CCP 123. Secção esta que eu comandei durante 26 meses.
Embora a comissão na Guiné fosse, para os Pára-Quedistas, de 21 meses, o Rebocho, oRodrigues e o Ragageles, foram operacionais durante 26 meses, porque o Comandante entendeu que eles lhe faziam falta e nenhum protestou.
Fui assim, o Comandante directo do Martins, durante todo o tempo em que ele permaneceu,com vida, na Guiné.
O Martins faleceu devido a um tiro, durante uma emboscada que o PAIGC nos montou, no Cantanhêz.
À Senhora Vera Dias adianto que, de momento não a posso ajudar, pois estou de partida para Bissau, mas, quando regressar,cerca de pouco mais de um mês, tomarei a iniciativa de a contactar e prestar-lhe todo o apoio de que necessita.
Ao amigo Victor, obrigado pelo "serviço" que vens prestando.
Manuel Rebocho
VB: Mais uma vez de partida até à nossa Guiné!?...Faz boa viagem Manuel.
Vamos ficar à espera da tua resposta para a DªVera,na realidade sempre pensei que serias tu a porta mais fidedigna para tal informação.
Não que me agradecer o "serviço prestado"porque ele é produto da nossa franca e sã UNIÃO.