sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

752 RESPOSTA AO APELO DO DR.LASSANA SAMBU.


António Damaso
Sargº.Mor Paraquedista Guiné
Montes-Odemira
No dia 27.01,recebemos do Dr.Lassana Sambu,uma solicitação no sentido de saber de alguem que lhe possa prestar informações a vida militar de seu pai,Dua Sambu,Paraquedista da C.Caç.13,durante a guerra colonial na Guiné.

O nosso companheiro António Damaso enviou-nos este Email sobre o assunto:


DUA SAMBU
Em resposta ao apelo do Dr. Lassana Sambu, venho informar que após pesquisa detalhada, constatei que no período em referência, não existe nenhum Pára-quedista com o nome de DUA SAMBU.
Por acaso, lembrei-me que o Batalhão de Caçadores Pára-quedistas N.º 12 com sede em Bissalanca desde 1966 a 1974, em 6 de FEV de 1968, recebeu uma Companhia de Milícias Guineenses, à qual deu instrução militar e operacional, tendo realizado operações conjuntas no período de 31 MAR a 7MAI68, desconheço qual foi o destino dessa Companhia.
Lembro ainda que durante a instrução, o ataque à BA 12 provocou baixas nos instruendos pelo rebentamento de uma granada de morteiro numa tenda, isto no dia 19FEV68.
Após pesquisa no GOOGLE sobre CCAÇ 13 BISSORÃ, verifiquei que foi formada a CCAÇ 2591 em Portalegre, constituída apenas por quadros e que foi para a Guiné em 1969 com o nome de Leões Negros, que foi extinta em 18JAN1970, tendo dado origem à CCAÇ 13, Leões Negros também conhecida por Companhia dos Balantas de Bissorã.
Agora no campo das hipóteses:
Pode ser provável que a CCAÇ 13 tenha sido formada com alguns dos Milícias atrás mencionados, com formação dada pelos Pára-quedistas.
O Sr. Carlos Fortunato que foi Furriel. Miliciano na CCAÇ 13, talvez possa prestar mais alguns esclarecimentos.
Saudações Aeronáuticas
Dâmaso