João Carlos Silva
Esp.MMA BA4
Esp.MMA BA4
Sobreda da Caparica
Companheiro Víctor,
Tenho lido atentamente as últimas mensagens e o blog está em forma, na primeira pessoa verdadeiramente se vai escrevendo História.
Envio um apontamento de uma missão à BA4 com os FIAT G-91.
Um abraço,João
"Azores is for lovers"
(1) - I No verão de 1980 estava colocado na BA6 na esquadra 301 e fui integrado na 1ª missão à BA4 quando aí foi iniciado o destacamento dos FIAT G-91 e que deu posteriormente origem à formação da Esquadra 303 Tigres.
Neste período inicial, a instalação, manutenção e apoio da esquadrilha de FIAT G-91 nas Lajes era feita em regime de destacamentos por um período de 3 meses (a mim pareceu-me uma eternidade).
A partir de 1981 começaram a ser aí colocados elementos das diversas especialidades e patentes por um período de 2 anos.
Como eu tinha a felicidade de ser um dos mais "antigos" da minha recruta/curso, pude manter-me na BA6, onde estive até sair da FAP em 1982.
Nesta missão fomos 5 companheiros da mesma recruta/curso, além de mim o Vítor Carmo (em 1981 foi colocado na BA4), o Leiras, o Raposo Subtil e o Cosme, enquadrados por diverso outros companheiros mais antigos na esquadra 301.
A ida dos FIAT G-91 para a BA4 foi uma missão que exigiu elevado grau de planeamento e preparação, de forma a identificar os riscos envolvidos e definir acções para mitigar os mesmos. Basta pensar na distância a percorrer sobre o Oceano Atlântico face à autonomia das aeronaves ou a eventuais emergências.
Não sabendo os detalhes, lembro-me de um clima de alguma ansiedade, que os pilotos estavam equipados com um fato de voo especial e que a saída das aeronaves também se revestiu de cuidados adicionais no que respeitou ao abastecimento de combustível.
Foi dada saída como habitual, na placa da Linha da Frente diante do hangar, tendo as aeronaves estacionado junto ao início da pista onde foram de novo inspeccionadas e confirmados os níveis de combustível.
Saímos do AT1 na Portela, tendo a saída do C-130 sido dada pelo meu amigo e vizinho do Campo Santana Jorge Heitor (MMA da 2ª / 78) que aí fazia serviço em regime de escala. Despedimo-nos com um abraço, suspendendo as nossas "farras" de fim de semana por alguns meses.
Na viagem para a BA4 fizemos escala em Santa Maria onde constatei que não iria fumar SG Filtro durante uns tempos. Tive de me abastecer com Além-mar, se não me engano.
Junto algumas fotografias da BA4 tiradas a partir da zona dos alojamentos.
Por sermos os mais novos e ainda não termos sido brindados com a respectiva praxe, os mais "antigos" pura e simplesmente não nos falavam.
Facto que depressa foi ultrapassado no convívio diário nas Lajes - Terceira – Açores (não me esqueço destas palavras escritas nos hangares do aeroporto civil, em frente aos hangares onde estavam os FIAT G-91) e com a ajuda das festas nos "Brancos" e nos "Vermelhos". Nome popular como eram conhecidas duas colectividades da Praia da Vitória, creio que devido às cores dos equipamentos das respectivas equipas.
Numa destas primeiras festas quase íamos passando a vias de facto, pois já não sei qual o mal-entendido (se calhar eu armei-me em chico-esperto Lisboeta) , mas, depressa me vi agarrado pelo pescoço por um dos locais.
Foi-me providencial a actuação do Raposo Subtil que tinha alguns argumentos de peso (ver fotografia anexa). Após esclarecimentos, passámos à zona do bar para beber "super bocks" à borla o resto da noite.
Junto fotografia de grupo na praia da bonita Vila da Praia da Victória.
Em cima esq/dir eu, Vítor Carmo, Raposo Subtil, Em baixo esq/dir ?, ?, Piteira, Leiras. Continua…
(1) Frase numa matrícula de viatura da base americana
Saudações Especiais a todos os Companheiros da Tertúlia da Linha da Frente e Visitantes deste espaço.
João Carlos Silva, MMA,
Jaguares (FIAT G-91), 2ª/79
Tenho lido atentamente as últimas mensagens e o blog está em forma, na primeira pessoa verdadeiramente se vai escrevendo História.
Envio um apontamento de uma missão à BA4 com os FIAT G-91.
Um abraço,João
"Azores is for lovers"
(1) - I No verão de 1980 estava colocado na BA6 na esquadra 301 e fui integrado na 1ª missão à BA4 quando aí foi iniciado o destacamento dos FIAT G-91 e que deu posteriormente origem à formação da Esquadra 303 Tigres.
Neste período inicial, a instalação, manutenção e apoio da esquadrilha de FIAT G-91 nas Lajes era feita em regime de destacamentos por um período de 3 meses (a mim pareceu-me uma eternidade).
A partir de 1981 começaram a ser aí colocados elementos das diversas especialidades e patentes por um período de 2 anos.
Como eu tinha a felicidade de ser um dos mais "antigos" da minha recruta/curso, pude manter-me na BA6, onde estive até sair da FAP em 1982.
Nesta missão fomos 5 companheiros da mesma recruta/curso, além de mim o Vítor Carmo (em 1981 foi colocado na BA4), o Leiras, o Raposo Subtil e o Cosme, enquadrados por diverso outros companheiros mais antigos na esquadra 301.
A ida dos FIAT G-91 para a BA4 foi uma missão que exigiu elevado grau de planeamento e preparação, de forma a identificar os riscos envolvidos e definir acções para mitigar os mesmos. Basta pensar na distância a percorrer sobre o Oceano Atlântico face à autonomia das aeronaves ou a eventuais emergências.
Não sabendo os detalhes, lembro-me de um clima de alguma ansiedade, que os pilotos estavam equipados com um fato de voo especial e que a saída das aeronaves também se revestiu de cuidados adicionais no que respeitou ao abastecimento de combustível.
Foi dada saída como habitual, na placa da Linha da Frente diante do hangar, tendo as aeronaves estacionado junto ao início da pista onde foram de novo inspeccionadas e confirmados os níveis de combustível.
Saímos do AT1 na Portela, tendo a saída do C-130 sido dada pelo meu amigo e vizinho do Campo Santana Jorge Heitor (MMA da 2ª / 78) que aí fazia serviço em regime de escala. Despedimo-nos com um abraço, suspendendo as nossas "farras" de fim de semana por alguns meses.
Na viagem para a BA4 fizemos escala em Santa Maria onde constatei que não iria fumar SG Filtro durante uns tempos. Tive de me abastecer com Além-mar, se não me engano.
Junto algumas fotografias da BA4 tiradas a partir da zona dos alojamentos.
Por sermos os mais novos e ainda não termos sido brindados com a respectiva praxe, os mais "antigos" pura e simplesmente não nos falavam.
Facto que depressa foi ultrapassado no convívio diário nas Lajes - Terceira – Açores (não me esqueço destas palavras escritas nos hangares do aeroporto civil, em frente aos hangares onde estavam os FIAT G-91) e com a ajuda das festas nos "Brancos" e nos "Vermelhos". Nome popular como eram conhecidas duas colectividades da Praia da Vitória, creio que devido às cores dos equipamentos das respectivas equipas.
Numa destas primeiras festas quase íamos passando a vias de facto, pois já não sei qual o mal-entendido (se calhar eu armei-me em chico-esperto Lisboeta) , mas, depressa me vi agarrado pelo pescoço por um dos locais.
Foi-me providencial a actuação do Raposo Subtil que tinha alguns argumentos de peso (ver fotografia anexa). Após esclarecimentos, passámos à zona do bar para beber "super bocks" à borla o resto da noite.
Junto fotografia de grupo na praia da bonita Vila da Praia da Victória.
Em cima esq/dir eu, Vítor Carmo, Raposo Subtil, Em baixo esq/dir ?, ?, Piteira, Leiras. Continua…
(1) Frase numa matrícula de viatura da base americana
Saudações Especiais a todos os Companheiros da Tertúlia da Linha da Frente e Visitantes deste espaço.
João Carlos Silva, MMA,
Jaguares (FIAT G-91), 2ª/79
VB: Pois é João,vamos fazendo um pouco de tudo para que a "nossa"história seja lida por todos os que visitam este espaço.
Reconhecemos que somos mais práticos do que teóricos,somos directos e,a maior parte das vezes,excluímos os preciosismos,somos ESPECIAIS!