sexta-feira, 15 de maio de 2009

VOO 980 OLHA O GIL MOUTINHO,ONDE TENS ANDADO?






Gil Moutinho
Fur.Pil. Guiné
Porto






Amigo Barata e todos os outros
Sou o Fur.Moutinho Pil.,T6 e DO's,72/73(terminei a comissão a 30/12/73.




Tomei conhecimento com este espaço de convívio,e estou espantado com este dinamismo só possível com muita dedicação e carolice.Parabéns! Todos os dias dou uma vista ao blog,e estou a andar para trás e a memória desses dias aviva-se com factos ,que pensei estavam esquecidos.
De todos esses momentos,e porque todos os têm,vou contar um que mais me marcou.
No dia 25 Março 73,eu e o Fur.Carvalho,fomos nomeados para executar uma missão ATAP,em parelha de T6's sendo eu o chefe por ser o mais antigo, (o Fur.Carvalho,asa,por ser pira c/ 1 mês).Consistia a missão em dar apoio, aterrado em Aldeia Formosa,à coluna de abastecimento de Buba para Aldeia. Prestes a terminar a missão,foi-nos comunicado que as Operações da BA12 queria que descolássemos para entrar em contacto connosco na freq.49.0. No ar recebemos ordens para nos dirigirmos para Guilege,pois um Fiat tinha deixado de comunicar.Em 5 minutos chegamos à zona,e iniciamos as buscas, a cerca dos 600 pés,do avião,fumos suspeitos ou para-quedas. Durante as buscas,e andávamos na zona da fronteira da Rep. Guiné perto do aquartelamento,pareceu-me ouvir a voz do meu asa em tom alterado(não se confirmou),e como rodando a cabeça não o vi(o asa devia posicionar-se 45º do chefe)pranchei e nesse momento sofri um forte abanão,até pensei que ia entrar em perda. Pranchei para o lado contrário,e vi o rasto branco do Strella que viria direito à barriga do avião.Imediatamente desci a rapar,e espantado vi o Carvalho(de Braga)em picada a disparar os foguetes,pareceu-me em rajada, e a ser alvejado em tiro directo por dois ou três Strellas de pontos diferentes duma mesma clareira.
Assim nunca lhe acertariam pois eram muito visíveis com o rasto branco e não entravam no cone de calor do avião.
Disparei alguns foguetes também, a rapar,terminando os Strellas de disparar .
Entretanto tinha comunicado o que ocorria à Base, tendo entretanto chegado o Maj. Pedroso noutro Fiat.
Deram ordens para que regressássemos à Base, até porque o combustível já escasseava.
Não sei se fomos os primeiros a fazer as buscas se foi o Ten.Matos,nº 2 da parelha de alerta.
Só ao fim do dia o malogrado Ten.Cor. Brito,em DO,localizou o Kurika (1)pelos very-ligth.O resto já todos sabem,final feliz!
Dia 30 estou em Vouzela.


Legenda: Eu e a Enfª.Giselda,em situação de alerta.
Foto:
Gil Moutinho (direitos reservados)


Um abraço.
Moutinho

(1) Indicativo do Ten.Pilav.Miguel Pessoa


VB: Olá Moutinho,é sempre com grande alegria que recebemos os nossos companheiros que, pelos mais diversos motivos,deixamos de contactar depois da nossa vivência Guineense.
Quando falei contigo ao telefone,a imagem que tinha de ti era a do Fur.Pil.Coelho,agora que vi a tua foto é que te recordo perfeitamente,temos horas de voo juntos.
Bom,a partir de agora,como membro da Tertúlia "LINHA DA FRENTE",ficarás com a obrigação de manteres a tua assiduidade neste espaço relatando os teus episódios,e não devem ser poucos, na vida militar,especialmente na Guiné.
O incidente que o Moutinho nos relata é o acontecido com o Ten.Pilav.Miguel Pessoa quando o Fiat G91 que pilotava foi atingido por um míssil Strella no Guilege.