segunda-feira, 1 de junho de 2009

VOO 1002 32ºENCONTRO DE ESPECIALISTAS DA BA 12-GUINÉ.





Augusto Ferreira
2ºSarg Melec/Av Inst Tete
Coimbra


32º Encontro da BA12 Guiné


Caros amigos da Linha da Frente, ontem estive presente em Vouzela, num encontro de companheiros da FAP, que cumpriram as suas comissões de serviço, na Guiné entre 65/74, dos mais emocionantes em que já participei.
Com o total empenhamento, do nosso comandante Victor Barata, que planeou, organizou e levou a efeito, um evento em que se envolveu completamente, quase sem dormir os últimos dias, para que nada faltasse no dia 30/05. Ele aguardou-o com enorme ansiedade, pois queria que os seus ilustres convidados, o guardassem para sempre nos seus corações. E conseguiu.
Eu, não estando incumbido, de fazer a cobertura oficial do acontecimento, devo dizer que é muito difícil transcrever o que lá se passou. As visitas guiadas a Vouzela estiveram bem e aquele passeio, embora debaixo de um sol abrasador, abriu-nos o apetite, para o excelente almoço que veio logo a seguir. Entendi no entanto, trazer-vos algumas imagens do acontecimento.
O nosso comandante Victor, fez a abertura do evento, com a presença de mais de duas centenas de participantes, e os reencontros com antigos companheiros de especialidade e de recruta, foram-se sucedendo, à medida que o dia ia avançando.
Após o almoço, o nosso Barata colocou-se em cima de uma cadeira e leu alguns textos, relacionados com acontecimentos passados, naqueles tempos na BA12 BISSALANCA e a partir dessa altura, recuámos no tempo e regressámos todos por momentos, ao palco de operações.
Não foi difícil ler, no olhar profundo do Coronel Pil/Av Miguel Pessoa, o recordar os momentos trágicos, relacionados com a ejecção do seu FIAT G91 e consequente salvamento, no momento em que o nosso comandante se lhe referia.
Assim como o nosso POETA, as nossas paraquedistas, etc., etc.
Permitam-me destacar o Ten. Coronel Pil/Av Almeida Brito, infelizmente vítima mortal, do acidente provocado pelo impacto de um “Strella” no seu FIAT, que acabou também por estar presente, através da sua esposa e filhos.
O comandante Victor Barata, por diversas vezes emocionou-se e emocionou-nos e não foi difícil, ver o soltar de alguma lágrima, na mesa que estava ali logo ao lado, com o Sr. General Taveira Martins, Dª Giselda e Coronel Pil Av Miguel Pessoa, assim como de todos os outros que por ali estavam.
Pena foi, que não tivesse tido um sistema de amplificação sonora, para que todos o tivessem ouvido.
Houve ainda, a projecção de alguns filmes da época na BA12.
O organizador do evento, ofereceu lembranças a figuras, que de algum modo, se distinguiram naquela ex província ultramarina.
Estiveram presentes ainda outros especialistas, que prestaram comissões de serviço em outras províncias.
De realçar também a presença do Manuel Bastos.
Encerrou-se o encontro, com o habitual corte do Bolo, que celebrou este 32º Encontro de Especialistas Da BA12.

Legenda: O Victor Barata dando as boas vindas ao participantes neste 32ºEncontro.

Legenda:O lindo bolo de aniversário muito bem decorado e apresentado oferecido pela Estalagem Quinta do Vale

Legenda:Alguns que não estiveram na Guiné não quiseram deixar de estar presentes,dizendo que também pertencem à família ZÉ ESPECIAL. Na foto alguns deles,da Esqª/Dirª Carlos Alves,Augusto Ferreira e Arlindo Pereira (Piriscas).

Legenda: Da Esqª/Dirª,O Carlos Ferreira(Pres.Núcleo de Coimbra da AEFA),João Sousa,Fernando Duarte e José Gomes,também quiseram dizer que ESPECIALISTAS SOMOS TODOS



Legenda: Aspecto geral do ambiente na sala de almoço.
Fotos:
Augusto Ferreira (direitos reservados)

Parabéns comandante Victor Barata, foste uma “máquina”. Estás dispensado da Linha da Frente por uns dias, para descanso.
Um grande abraço para ti, extensivo a estes nobres zés Especiais, que teimam em se manter unidos.
Até breve
Augusto Ferreira



JC: Companheiro Augusto Ferreira, obrigado por esta reportagem indispensável para os registos da nossa Linha da Frente.
Realmente deve ter sido um dia inesquecível para os presentes e o Comandante Víctor bem merece os Parabéns pelo empenho, entusiasmo e dedicação a esta causa, contagiando todos nós, resultando numa participação ecléctica e em peso. Como bem referes, esta equipa teima em manter-se unida. Notável.

Saudações Especiais

Voos Relacionados:
999 ESTÁ CHEGANDO A HORA!