segunda-feira, 22 de junho de 2009

VOO 1053 O ENCONTRO COM O EURICO FRAZÃO.


Augusto Ferreira
2ºSarg Melec/Av Inst Tete
Coimbra


Encontro com o Eurico Frazão
Estou hoje de volta à linha da Frente, para vos falar do reencontro que tive, com um antigo companheiro nosso de especialidade, o Eurico Frazão.
Aconteceu que este nosso amigo, esteve presente connosco nos cursos da EMEL e BA2-Ota depois de ter concluído o ensino liceal, quando a maior parte de nós, tinha os Cursos Industriais de Electricidade.
Não sabia bem na altura o que era 1 ampére ou 1 Ohm, tendo-se dedicado e entregado com alma e coração, para concluir o curso de MELEC/AV, porque caso não ficasse aprovado, teria que abandonar a FAP.
Enquanto nós, andávamos a passear por Lisboa e Linha do Estoril, ele estudava.
Assim foi, terminou todos os cursos, estivemos na BA5 em Monte Real em 1972, tendo sido colocado em Angola na base de Henrique Carvalho. Depois deixámos de nos contactar, ao longo de todos estes anos.
O mais interessante desta história, é que ele continuou a estudar, dentro da área das electricidades, tendo concluído mais tarde o curso de Engenharia Electrotécnica.
Foi engenheiro na EDP, estando há poucos meses na pré-reforma.
É mais um exemplo, dos bons técnicos que a nossa FAP produziu. Temos que lhe dar os parabéns.
Fui encontrar o nosso companheiro Eurico em Rio Maior, aonde tem residência, que partilha com outra que tem em Lisboa, num belo dia de sol.
Foi como devem calcular emocionante, aonde falámos da nossa vida até aos dias de hoje e da família que constituímos.
Claro que as fotos habituais, para registar estes momentos, tiveram que ser tiradas.
Aqui vos envio uma, da nossa passagem pela BA5 em Monte Real em 1972, com ele do lado esquerdo da foto, depois eu, o 1º sargento Antunes e o Aurélio Cruz.



Legenda: BA5 em 1972, esq/dir: Eurico Frazão, Augusto Ferreira,1ºSarg Antunes, Aurélio Cruz
Fotos: Augusto Ferreira (direitos reservados)


A outra que resultou deste nosso encontro.


Legenda:Rio Maior em 2009 esq/dir: Augusto Ferreira, Eurico Frazão
Fotos: Augusto Ferreira (direitos reservados)


Estes encontros continuam a ser de grande importância para todos nós, não só pelas memórias que recuperamos, mas também pelas grandes alegrias, que proporcionam estes momentos.
E venho aqui hoje falar dele, por uma razão muito simples. Que estes e os encontros nacionais, se posicionem nos mesmos modos que referi atrás. Não é preciso mais nada.
Vamos partilhar tudo isto sem protagonismos.
Nos encontros nacionais, só não pode esquecer a quem os prepara, que a grande maioria dos Zés Especiais, já não tem 17 ou 19 anos. E é preciso proporcionar algum conforto, para os que já estão nos “entas”.
Um grande abraço para a cabine de pilotagem desta aeronave, extensivo a todos os que continuam neste voo de emoções e amizade.

Até breve
Augusto Ferreira

JC: Olá Augusto Ferreira, é espectacular que muitas das vezes que nos envias as tuas mensagens é para referires o encontro com mais um companheiro dos tempos de Zé Especial.
É de louvar esta tua procura pela congregação da família Especialista.

Saudações Especiais