quinta-feira, 23 de julho de 2009

VOO 1106 OS 50 ANOS DA BASE AÉREA Nº5 (PARTE I)




Victor Barata
Esp.Melec./Inst./Av.
Vouzela

Olá,Companheiros.
Embora tenhamos notícias atrasadas para publicar,em virtude da avaria que afectou a nossa máquina,conforme já informamos,achamos oportuno fazer a sua compensação com esta, ainda “fresquinha”,relativa ás comemorações dos 50 anos da Base Aérea nº5,Monte Real,para a qual tivemos a honra de ser convidados para no dia de ontem assistirmos ao festival aéreo programado.
Chegado à base cerca das 10H,acompanhado pelo meu amigo Carlos Ferreira,Presidente do Núcleo de Coimbra da AEFA,que convidei para me acompanhar,onde o ambiente já anunciava o evento,deparo,nas traseiras da porta de armas, com um monumento exibindo a coceluche da aeronáutica portuguesa,o F-16!




Legenda: O Ex-Libris da Base Aérea nº5,Monte Real, F-16,colocado nas traseiras da Porta de Armas. Repare-se na imponência deste monumento.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)


Uma bonita e simpatiquissima 1ºCb.PA,recebe-nos e pede para que aguarde-mos um pouco.
De imediato chega o SarAj/Meliav/Carlos Rodrigues que nos dá as boas vindas( os actuais especialistas não perderam as qualidades que nós lhes deixamos!),coloca-nos numa viatura e inicia uma visita guiada à Base.
E começo foi nos simuladores de voo do F-16!



Legenda:Numa das salas do simulador de voo do F16,eu sentado na cadeira.
Foto:
Carlos Rodrigues(Direitos reservados)

Em 1970,tinha visitado,na Ota,a sala de simulador de voo do T-33 e,para além de me estar a iniciar nas lides aeronáuticas(era aluno do curso de electricista de aviões e instrumentos),fiquei deslumbrado com o que os meus olhos viam aos 18 anos de idade.
Agora com mais 40 ao entrar e observar um espaço destes,com uma imponência indescritível,onde a tecnologia informática é mandataria,é qualquer coisa de parecido com uma criança no parque de diversões da Disneylândia!
Aqui recebemos um excelente “briefing”do SarAj/Meliav/Silva,um professor de pilotagem virtual,cujo o resultado tem sido demonstrado pelos pilotos do F-16. Saídos dali fomos encaminhados para a Esquadra de Manutenção onde fomos recebidos pelo Maj.Tmeliav/Marques no seu gabinete de trabalho.

Legenda: No seu gabinete de trabalho,no Hangar da Manutenção,tenho ao meu lado o
Maj.TMELIAV/Aires Marques,filho do nosso saudoso companheiro Brás Marques.
Foto:Carlos Rodrigues(Direitos reservados)

Depois das devidas apresentações,sou confrontado com um momento de emoção,este oficial que estava a cumprimentar é o filho de um companheiro nosso na Guiné,1ºSargºMMA Brás Marques,(falecido no acidente no Nordatlas em Tancos,1975)dos Nordatlas.
Recordo-me ainda de uma viagem que fizemos juntos como tripulantes do Nordatlas,em 1972,ele com efectivo e eu escalado só para aquela viagem,a Alverca trazendo um Fiat G-91.
Homem de poucas palavras,mas amigo do seu amigo,sempre disposto a ajudar.
Mostrou-me a foto de seu pai fardado,recordamos nomes ligados a essa época,enfim,estes momentos são emocionantes chegando a quebrar um pouco a alegria na nossa presença neste 50ºAniversário da BA 5.
Depois de sermos apresentados nos diversos serviços,fomos visitar as docas de manutenção do F-16



Legenda:Estas fotos são demonstrativas da elevada capacidade profissional dos especialistas da Força Aérea Portuguesa.Aqui é montado de raiz uma aeronave F-16.
Este exemplar que já está numa fase avançada de montagem,deixa bem patente o tratamento da parte informática e cabelagem.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
É óbvio que a evolução tecnológica é uma constante no dia/dia,mas quem como eu recua no tempo 38 anos e recorda o tempo ali vivido com reduzidas condições materiais para a assistência exigida por aeronaves como Fiat G-91eF-86,não deixa de se sentir orgulho do seu passada naquela unidade.
Sempre na companhia do nosso incansável “cicerone”Sarg.Aj/Carlos Rodrigues,fomos percorrendo a placa que entretanto recebiam os monstruosos A7-Corsair gregos,que,segundo o que nos informaram,são os únicos no mundo a voar.


Legenda:Dirigindo-se para o estacionamento na Placa os dois A7-Corsair,de nacionalidade de grega,
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
Permitam-me que vos diga que estas aeronaves apresentam um aspecto um pouco degradado.
Nem na guerra da ultramar deixava-mos chegar uma aeronave aquele estado de conservação,onde são bem visíveis pontas de ferrugem extensas na sua fuselagem.
Enfim,nós somos ESPECIALISTAS DA FAP!
Neste nosso”rolar”na placa,olhamos para o lado direito e verificamos a existência de umas tendas que serviam petiscos e bebidas.Como estava na hora de almoço,a barriga começava a reclamar,e também não queríamos perder o espectáculo,resolvemos ir até lá saber o que nos ofereciam para o petisco.Entenda-se que a oferta era na apresentação do que havia,porque,nem era no fim mas sim no principio,tínhamos que pagar.
Não havia por onde escolher,sandes de porco de churrasco e…uns finitos!Nada melhor para contrastar com o ambiente.
A comer e beber,observamos o estacionamento dois F-16 belgas,que nos deixaram um pouco confusos pelo facto de ostentarem as mesmas cores que os nossos,sendo destingidos pela bandeira da sua nacionalidade que ostentam na cauda.


Legenda: Aqui está um F-16 de nacionalidade belga.


Ai estão eles!
Uma parelha dos Asas de Portugal,faz a sua primeira passagem por cima da base para de seguida nos deliciar com as acrobacias a que já nos habituaram.




Legenda: Na foto de cima,a passagem pela Base,na de baixo estacionados na placa BRAVO 1
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)
Terminada a actuação,estacionam na placa BRAVO 1 ao lado dos nossos F-16.
O petisco está uma maravilha,venha de lá mais uma sandes e um finito cá para os ZÉS.
Até aqui existia ordenamento, uma tenda de pré-pagamento para o que pretendíamos consumir e depois mais duas tendas,uma com três máquinas de finos em constante actividade, noutra, três assadores que continham,cada um,um médio animal que em vida se designava por suíno,enfiado num espeto que girando em torno do calor das brasas acesas e assiduamente borrifado com um molho especial,era fatiado para regalo da nossa refeição.
Mais uma parelha de aviões acaba de chegar à placa para estacionar,mas atenção,são dois… F-18 Hornet !



Legenda:Um dos F-18 Hornet estacionado na Placa BRAVO 1.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)

O tempo começa a ficar escuro,ameaçando chuva.
O tráfego de aeronaves também parou devido a hora da refeição.
Nós aproveitamos este interregno para tomar um café no Club de Sargentos,ou melhor,viemos com essa intenção,mas,apesar do tempo estar a ficar chuvoso, o calor faz-se sentir convidando-nos a substituir o café por mais um finito.
Sentados na esplanada deste belo espaço de lazer,onde desde a sala da cibernautica,passando pela biblioteca,salas de bilhar, televisão,cartas,bar,etc,onde também beneficiamos de uma visita ao seu interior,saboreando o dito finito,sobrevoa a unidade o bonito e potente P3,onde sobressaia o seu potente radar.
Veio a tarde e com ela aquilo que todos menos desejavam,a chuva.
Ainda se pensou ser temporária,mas infelizmente essas previsões saíram frustradas,a chuva intensificou-se ainda mais.
Os Asas de Portugal,que seriam os primeiros a actuar,ainda descolaram regressando de imediato,pois para além da chuva que caia o tecto também estava muito baixo.
Foi a vez dos Rotores de Portugal abortarem a sua actuação também pelo mesmo motivo, condições atmosféricas inoperativas.


Legenda:Os Rotores estacionados na placa.
Foto:
Victor Barata(Direitos reservados)

Ninguém arredava pé,embora a chuva continuasse a fazer-nos companhia,mas a esperança é a última coisa a morrer e como tal,ainda se pensava ver subir os F-16,F-18, A7-Corsair e…havia uma surpresa.
Bom foi anunciado através da instalação do sonora montada no local de que um A7-Corsair iria voar.
Alguns já diziam que valeu a pena apanhar a molha provocada pela chuva,pois ia sair o A7-Corsair.
Pat-Pat ligado ao avião para o arranque,inspecção antes de voo,testes,pilotos no Cokpit e…avião INOP.É detectada a avaria na caixa da plataforma de inércia,que fornece a indicação da atitude do avião em relação ao solo(ADI) e Rumos(HSI).
Este equipamento é que fornece informações ao piloto no caso de não haver visibilidade,que era o caso de ontem.Abortou assim a missão.
Mais uma contrariedade para o programa deste aniversário da BA5.
São 17:15h,a chuva continuava mas com menos intensidade,as informações oficiais em relação ao programa,são alteradas de 5 em 5 minutos e as pessoas continuam na esperança de visualizar a surpresa.
É finalmente anunciada: -Foi pintado um F-16"O Voo do Sabre" especialmente para comemorar este aniversário que iria apenas rolar na placa para todos o verem ,mas voar não era possível.
Começa-se a ouvir o barulho do motor a aproximar-se cada vez mais da placa BRAVO 1,local onde me encontrava,até que aparece este magnifico exemplar,mais uma obra prima dos ESPECIALISTAS da FAP.


Legenda:É este o exemplar F-16 , "O VOO do SABRE" pintado exclusivamente para assinalar os 50 Anos da Base Aérea nº5.
Foto:Victor Barata(Direitos reservados)


E pronto,dei este meu excelente dia por terminado uma vez que o F-16 “O Voo do Sabre”já se tinha mostrado e iria regressar aos seus “aposentos”.
Dirigi-mo-nos ao carro conduzido pelo nosso amigo Sarg.Aj/Carlos Rodrigues que nos trouxe à porta de armas,onde lhe agradeci toda a sua disponibilidade e agradecer esta memorável visita a locais que nunca imaginei estar fisicamente na BA 5.
Para meu espanto,já fora da Base,a entrar para o meu carro,o F-16 “O Voo do Sabre” descola e começa a sobrevoar Monte Real!?...
A rolar achei lindíssimo ,mas a voar Companheiros? Que espectáculo!!!
Para terminar deixarei a minha mais profunda gratidão a todos os Companheiros ESPECIAIS,independentemente da sua patente,pelo carinho e respeito com que nos receberam
Bem-Haja Cor.Pilav.Borrego,Comd.da Base Aérea
Como os últimos são sempre os primeiros,o meu mais afectuoso abraço de gratidão ao Digº.ZÉ ESPECIAL,Sarg.Aj./Carlos Rodrigues pelo excelente dia que nos porpocinou
Victor Barata